"Meu coração é um pórtico partido
Dando excessivamente sobre o mar" Fernando Pessoa
Entorna-me de canto a noite e de silêncio o canto dos dias, para que eu seja capaz de sentir o som das tuas mãos sobre o meu peito e a saída de todas as barcas para o mar. Quando te debruças sobre mim assim, nada mais existe que um sopro trazido da maré baixa que se eleva pelas areias e penetra as correntes ancoradas no meu corpo, numa enchente de exigências como se os sentidos fossem donos de razão. O vento afaga as dunas enquanto o rosmaninho se curva ao peso de um solitário camaleão em lento caleidoscópio de cores que faz nascer em mim um pranto luminoso, feito de coisas pequenas que tinha esquecido quando as supostas coisas grandes se sobrepunham no altar de todas as urgências. Sortilégio dos sortilégios ter já esquecido o que fez de mim antigo marasmo de gente pouca, enleada num misto de encontro e desencontro na fugacidade dos instantes que passam.
Voltei hoje a beber a luz do sol e a percorrer os caminhos que pensei perdidos. Nada é o que foi dantes, mas a minha pele reconhece o brilho que já teve e o mar revolto mansamente se calou. A serenidade voltou porque voltei a lembrar-me dela. Porque a vida só pode ser alegria se deixarmos os deuses entregues à sua própria adoração; mistérios fúteis que não perduram no renascimento da voz que me pertence quando a alvorada traz sobre mim um véu de tranquilidade e um brado sereno em seu regaço.
O importante não é saber dos ventos e marés ou dos cardumes longe da costa, entender o entrelaçar das algas que dão à praia ou se o canto das sereias é mais poderoso que a vontade, mas entender as vagas que invadem o meu corpo, todo ele breve enseada sem praia ou cais e pássaros perdidos nos canaviais. Recantos onde meço a pulso as coisas feitas, na hora em que tudo é passageiro e um corcel de prata surge de mão dada com a noite, no preciso momento em que a tarde se ajoelha perante o dia e o brilho de todos os ocasos não consegue já ofuscar o meu olhar. À hora em que todas as barcas se recolhem.
La Mer, Charles Trenet
Não postarei em Outubro porque estarei a derreter-me toda com a visita da minha querida mana!

Receba a sua querida mana...
ResponderEliminarmas não se derreta nada, não
de Fernando Pessoa, encanta
a poesia sente-se no coração!
"vaga, no azul amplo solta,
vai uma nuvem errando.
O meu pensamento não volta.
Não é o que estou chorando".
Em Outubro vou sentir...
sei que não é para sempre
a falta de quem está ausente
de volta quero-a ver sorrir!
Porque a vida só pode ser alegria,
assim pensaria Fernando Pessoa
da forma como ele tão bem escrevia
na sua imaginação nada surgiria à toa!
Boa noite, bons sonhos, um abraço.
Eduardo.
Ai derreto-me com a minha mana, derreto-me. E quando voltar estarei por certo muito contente, que já estou, por saber que ela virá.
EliminarA vida só pode ser alegria, embora eu não acredite que F. Pessoa alguma vez tivesse pensado assim. Eu penso que seja, mas pensar não é sentir.
Obrigada, Eduardo, e boa noite.
xx
Maravilhoso amiga Laura.
ResponderEliminarViajei nesse mar junto ao crepúsculo.
Bjs e bom descanso.
Carmen Lúcia.
Obrigada, Carmen.
EliminarDescanso?!...Nem pensar. Só descanso da blogosfera.:-)
xx
Boa noite Laura
ResponderEliminarOlha esta foto está excelente.
E o texto está digno de uma verdadeira poetiza, tu! Adorei ler.
A musica, pronto fui ouvindo enquanto li e fui escrevendo, mas a letra? Não entendi, apenas ouvi. loooool
Que bom que vais ter a tua maninha, desfruta...mas não esqueças os amigos, looooooool
Beijocas
Boa noite, Cidália!
EliminarEsta foto foi tirada na Arrifana.
"Desfruta mas não esqueças os amigos"....!! O que é que queres dizer com isso?!...Não percebi....
xx
Lool, tens mail
EliminarJá respondi. :-)
Eliminarxx
A imagem é DIVINA...o texto é BRILHANTE...o video muito bom com imagens fantásticas, frescas e subtis...
ResponderEliminarXX
Torna-se difícil responder a comentários que não dizem nada.
EliminarDizer que um texto é "brilhante" é quase o mesmo que não dizer nada, porque é o tipo de comentário que serve para tudo.
Obrigada, Ricardo.
xx
Se calhar é verdade. Reconheço a minha ignorância na arte de comentar.
EliminarDesculpa
XX
Ah Ricardo, eu é que tenho que pedir-te desculpa pela forma como respondi...como se fosse uma mal agradecida, que não sou. Confesso que agora ao reler me soa muito mal o que disse. O que eu queria dizer é que como afirmas que tudo é "brilhante", chega a um ponto em que gostaria que dissesses algo de diferente, ou que criticasses, sei lá...!
EliminarE não me venhas com essa da "ignorância"...:-)
xx
Um texto muito bom, onde a prosa se faz poesia num mar de erótica beleza, onde os sentidos dançam ao compasso das lembranças.
ResponderEliminarUm abraço e tudo de bom, para si e para a mana.
Obrigada, Elvira.
EliminarPode crer que já só penso na chegada da minha irmã. Falar pelo Skipe não chega...:-)
xx
Um dia destes tenho de me sentar a ver nascer o dia... é a "face" do sol que mais adoro.
ResponderEliminarLOL, crepúsculo é o nascer do sol....?!...
EliminarDesisto! :-))
xx
Trompetista também, Marcos?!... Não me digas que abandonaste o trompete... eu adoro música. Quando era criança queria aprender música , só que morava fora da cidade e a minha mãe tinha que trabalhar e não poderia ir levar-me e buscar-me. Mas na minha adolescência aprendi a tocar viola, com lições gratuitas dadas pelo Movimento "LUAR" depois da revolução de Abril. Adorei!
ResponderEliminarGosto muito de música francesa de uma determinada época.
Ah eu vi logo que eras tu no video! :-)
xx
Laura , seu crepúsculo nos faz sonhar . Sua poética descrição é para ser aplaudida . Agradeço , como sempre , a generosa partilha . A música de fundo muito me agradou . Aproveite a presença de sua irmã . Imagino a alegria de vocês . Beijos
ResponderEliminarObrigada, Marisa, és muito generosa comigo.
EliminarPodes crer que vou aproveitar mesmo a presença da minha irmã. Por isso a blogosfera estará fora de questão...:-)
xx
Esta imagem esta um show poesia encantadora amei
ResponderEliminarBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Obrigada Nequéren.
Eliminarxx
MARAVILLOSO, EXCELENTÍSIMO TEXTO!!!!!! ME GUSTA MUCHO.
ResponderEliminarBESOS
Obrigada, ReltiH.
Eliminarxx
Oi Laura :)
ResponderEliminarO crepúsculo é um verdadeiro espetáculo da natureza,
aprecio esse momento com entusiasmo...
Sua poesia é de uma beleza ímpar,
amei esse verso:
'a tarde se ajoelha perante o dia e o brilho de todos os ocasos não consegue já ofuscar o meu olhar'. Que expressão bela e poética...
As imagens do vídeo achei deslumbrantes, a música também é bonita.
A fotografia que ilustra o texto é um espetáculo à parte.
Sempre bom ler suas postagens!
Beijos :)
P.S.: Aproveita a visita da sua mana :)
É mesmo, ao crepúsculo a natureza atinge diferentes tonalidades, e então perto do mar é muito bonito.
EliminarAquela fotografia já foi tirada há um certo tempo...:-)
Obrigada, Clau pela tua simpatia.
E vou aproveitar muito bem estes dias de Outubro com a minha irmã. Só pode...;-)
xx
Uma ternura crepuscular onde o morno da noite acontece.
ResponderEliminarQue a mana seja um bálsamo e motivo de alegrias várias.
Beijinhos e bom descanso.
A minha irmã é muito mais que um bálsamo! :-)
EliminarObrigada, Pérola.
xx
Um texto maravilhoso, Laura.
ResponderEliminarSofia
Obrigada, Sofia.
Eliminarxx
Boa tarde, Crepúsculo colorido de cores fascinantes que fazem escrever.
ResponderEliminarVotos e um bom convívio familiar junto ao mar, espero a sua sempre simpática visita no meu blog em Outubro.
AG
http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/
Olá António!
EliminarEstive na praia ao entardecer e escrev este pequeno texto.
Obrigada, vou mesmo ter um belíssimo convívio, e que bom que a cidade está agora a ficar mais calma, e as praias começam a ficar com pouca gente.
Ah não espere pela minha visita em Outubro, só lá para a última semana!...:-)
xx
Laura que mar maravilhoso esse crepúsculo nos faz sonhar,Laura beijos.
ResponderEliminarBlog /Fan Page / Twitter /
O crepúculo agora faz-me escrever...:-)
Eliminarxx
Fazes tu muito bem, a música nunca se abandona.
ResponderEliminarPrefiro trompete, mas também gosto do cavaquinho, um instrumento muito tradicional.
Laura, seu texto me levou a reflexões provocadas por uma analogia entre o crepúsculo mágico que se vê na natureza e outro, que chega com marcas, na vida. Sensações distintas encontradas entre o tempo em que as barcas saem para o mar e aquele em que, na noite, se recolhem. A luz do sol permanece, com idêntica beleza, mas em outros caminhos percebemos a alteração das prioridades, o encontro com a serenidade. O crepúsculo, na natureza, é dotado de magia. O da vida, de sabedoria.
ResponderEliminarO vídeo é lindo e tenho essa música como uma das marcantes em minha vida. Já lhe disse, em outra oportunidade, que vejo glamour no francês .
Laura, nem sempre nossos pensamentos seguem a rota percorrida pelo autor, quando lemos um texto. Meu comentário traduz o que senti ao ler o seu. Sua escrita é primorosa e venho aqui com prazer.
Estou certa de que viverá dias maravilhosos em companhia de sua irmã e que aproveitará cada segundo dessa convivência já tão esperada. Que haja sorrisos e alegrias incontáveis entre vocês, inspiradores para seu retorno ao blog. Grande beijo!
Quando escrevo não sei muito bem o que vai sair, ou seja, raramente escrevo com um propósito, mas acho a tua leitura verdadeiramente incrível, porque é exactamente isso, ou pode ser isso.
EliminarExiste uma altura na vida em que com tantos afazeres ou interesses que nos parecem urgentes, e que uns os o serão e outros não, nos esquecemos de olhar para as pequenas coisas e até para nós próprios, e vamo-nos "apoucando". A "sabedoria" faz-nos ver que perdemos algumas coisas, mas que estamos sempre a tempo de rever as nossas prioridades.
Gostei muito da tua leitura do meu texto!
Sim, vou ter dias maravilhosos com a minha irmã e a minha sobrinha. :-)
Obrigada, Marilene.
xx
Very surprized that "the voice" from the fifty's, Charles Trenet,take's your "poesia"from two, to a three stars level!
ResponderEliminarGroetjes uit Gent,Willy
I like french music from the 50's and the 60's. And I specially like a belgian born singer called J. Brel!...;-)
EliminarThank you, Willy.
xx
Querida amiga Laura,
ResponderEliminarDepois de uns dias ausente, cá estou para matar saudades e deixar o meu carinho.
Como é bom deixar as lágrimas fluírem luminosas pelas coisas leves e simples, dantes esquecidas ou escondidas pelas maiores e mais importantes...Como é lindo ver o sol se por no mar. Crepúsculo que nos faz sonhar e ver como tudo pode ser diferente, basta que olhemos sem pressa para vislumbrar toda fantástica mudança que acontece na natureza e em nós mesmos.
Parabéns minha querida pelo lindo texto escrito com a alegria do renascimento.
Aproveite e muito a visita de sua irmã, momentos raros tem que ser vividos com muita intensidade.
Deixo abraços com muito carinho
Marilene
Boa noite, Marilene!
EliminarEu sou um pouco tola, porque as pequenas coisas é que me fazem chorar. Consigo ter uma atitude impávida e de quase "frieza" numa situação trágica, e no entanto choro por coisas de nada...:-)
A natureza muda pela luz do sol ao longo do dia, e nós mudamos de acordo com o nosso sol interior ao longo da vida. Mas a natureza será sempre o nosso ponto de fusão e encontro.
Obrigada Marilene, por todo o carinho.
xx
Sem inspiração para comentar, é só para dizer-te obrigado, deixar-te um beijinho e desejar-te um excelente fim-de-semana!
ResponderEliminar:)))
Obrigada eu, Jorge.
EliminarBom fim de semana!
xx
OI LAURA!
ResponderEliminarO CREPÚSCULO QUE A NATUREZA NOS OFERECE, QUE NEM SEMPRE TEMOS SENSIBILIDADE SUFICIENTE PARA OBSERVAR-LHE A BELEZA, É SEMELHANTE AO DO SER HUMANO, PODE, PARA ALGUNS, ENCERRAR A MESMA BELEZA, OU, PARA OUTROS, CONTER UMA SENSAÇÃO NEGATIVA, DE QUE ALGO ESTA A FINDAR, QUANDO NA VERDADE É UM RECOMEÇO, POIS O DA NATUREZA ANTECEDE A NOITE E O NOSSO, A MATURIDADE QUE DEVE VIS JUNTO COM O EQUILÍBRIO E A LUCIDES.
LAURA, AMIGA, SABES QUE SENTIREMOS TUA FALTA AQUI NA BLOGOSFERA, MAS, FICAMOS DEVERAS CONTENTES EM SABER QUE VAIS CURTIR TUA "MANA", QUE SEJA UM PERÍODO DE MUITO CARINHO E QUANDO VOLTARES NÃO ESQUECE DAS AMIGAS.
ABRÇS E FICA COM DEUS.
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Olá Zilani!
EliminarÉ isso mesmo, o ocaso de um dia é apenas a preparação para o descanso da noite e para uma nova aurora. A "maturidade" ( o que será isso...) deveria trazer-nos esse equilíbrio e lucidez de que falas.
Eu não esqueço as amigas, é apenas um pequeno interregno :-)
Obrigada, Zilani.
xx
Laura querida,
ResponderEliminarQue texto, hein? Puxa... já li duas vezes. Não sei se me encanto com a beleza da construção ou se fico imaginando as possibilidades que surgiram na alma poética ao escrevê-lo. Penso que o texto ressalta a beleza do crepúsculo da vida, que se curva diante da magnitude da beleza crepuscular da natureza, onde "a tarde se ajoelha perante o dia". Que linda expressão!
Na fase crepuscular da vida ocorre grandes transformações em nosso ser e as coisas pequenas passam a ter significado e importância, eis que nossos olhos passam a enxergar com uma intensidade maior e com o coração.
A foto/imagem é espetacular.
A música é linda e me remete a bailes da juventude.
Fico feliz por você ter a companhia de sua irmã em outubro. É motivo de grande alegria. Sempre me senti gratificada e muito feliz quando reencontrava minhas irmãs que moravam longe de mim. Hoje em dia tenho a felicidade de tê-las por perto e de estar sempre desfrutando da presença delas. Que seus dias com sua irmã sejam de muitas alegrias e suficientes para matarem a saudade.
Até seu retorno!
Beijo.
Querida Vera, a fase crepuscular da vida, quando o ritmo de vida desacelera, pode ser a grande oportunidade para nos darmos conta do que antes não tínhamos tido tempo ou disponibilidade para observar. Concordo que essa observação das pequenas coisas nos pode levar a sentimentos de maior intensidade, precisamente porque mais serenos.
EliminarAcho que tu e a tua mana decifraram o texto para mim!...:-))
Ah quem me dera que a minha irmã estivesse sempre por perto...como não é possível, há que aproveitar quando isso acontece.
Obrigada, Vera. Continuarei a comentar até ao fim de Setembro.
xx
Este é um momento mágico, misterioso, que encanta e fascina. Lindo! Deixo um bj
ResponderEliminarObrigada, Nádia.
EliminarBom fim de semana!
xx
Olá, Laura!
ResponderEliminarO que posso dizer?! Li o seu texto várias vezes, e cada vez, parecia estar diferente. Cada frase parece acompanhada de um suspiro. E no final, quando as barcas se recolhem, dá uma certa "tristeza boa".
Muito bonito. Abraço!
Até a mim me parece diferente se o volto a ler, porque não fiz rascunho, saiu assim...:-)
EliminarObrigada, Tito.
xx
Eu, que adoro prosa poética e crepúsculos, penso que desta vez a escrita ofuscou o fogo no céu feito noite, no embalo suave duma voz latina.
ResponderEliminarM-A-R-A-V-I-L-H-A !!!!
Muitos , grandes . :)
A prosa poética é o teu território, e quem pode não apreciar um crepúsculo ou um nascer do sol, também?...
EliminarObrigada, Dulce.
Muitos xx também.
Um texto poderoso e belo.
ResponderEliminarUm verdadeiro poema, só possível de ser escrito por quem tem uma grande sensibilidade, para além de outros atributos que fazem dessa pessoa um verdadeiro escritor.
Parabéns pela excelência das tuas palavras.
Tem um bom fim de semana, querida amiga Laura.
Beijo.
Oh Nilson, que exagero, mas obrigada pela tua generosa apreciação.Tenho um amigo que costuma dizer que escrevo melhor que a Margarida Rebelo Pinto, o que até agora tinha sido o meu maior elogio...;-))
Eliminarxx
Mas escrever melhor que a Margarida Rebelo Pinto até é fácil... tu estás muito acima dela, tens mais fôlego literário e não és pindérica... eheheh... Pois, eu não gosto nada da escrita da senhora que escreve romances de cordel...
EliminarTem um bom fim de semana, querida amiga Laura.
Beijo.
Pois, eu também acho. mas é por isso que ele me compara com ela...para me provocar! :-))
Eliminarxx
Que bela prosa poética, Laura! Belíssima! Parece um acorde, único, raro, incomum. A poesia que emana do seu texto nos tira o brilho do improviso no comentário. Esse lirismo nos mobiliza a parar tudo para ver esse crepúsculo indescritível para nós outros, mas que os teus olhos serenos e as tuas mãos mágicas captam com uma delicadeza que nos incensa a vida. Ah! E a música! É um casamento rítmico em plena lua de mel. E como outubro ainda não se chegou e já ganha ares de alumbramento. Que se prolongue para que nada se perca com a mana!
ResponderEliminarAbraços,
Não penso que a minha escrita seja digna de tão maravilhoso comentário, José Carlos, mas obrigada.
EliminarO alumbramento está em marcha e nada se perderá até à chegada da mana :-)
xx
Laura, estou encantada com as tuas palavras. A derme absorveu cada letra, cada sentir. A maresia agora me abraça e num acorde belíssimo, o vento sobra saudades até mim.
ResponderEliminar"O importante não é saber dos ventos e marés ou dos cardumes longe da costa, entender o entrelaçar das algas que dão à praia ou se o canto das sereias é mais poderoso que a vontade, mas entender as vagas que invadem o meu corpo, todo ele breve enseada sem praia ou cais e pássaros perdidos nos canaviais. "
O importante é deixar seus versos que seus versos encontre outras marés....
Lindo demais!!!!
Abraços e bom final de semana!!!!
Obrigada, Suzana.
EliminarJá visitei o teu blog mas nem consegui entender como se comenta!!...
Que pena, porque gostei muito do poema que lá estava...
xx
Laura. ao ler esse belo texto, pareceu-me estar numa cachoeira, onde as águas se misturavam à poesia, às cores, aos sons...Muito lindo!
ResponderEliminarSeu comentário no Asfalto, me fez sorrir...Claro que eu escolheria os braços materiais do dono daqueles olhos verdes rsrs.
Beijos mil!
Ah Shirley, e quem não escolheria...?!...;-))
Eliminarxx
Pessoa tem o dom de com os seus poemas nos fazer ver uma imagem. A que escolheu faz jus.
ResponderEliminarAgora o seu texto. Como cada um lê o que em cada momento lhe parece, e eu enquanto li (também como outro comentador disse fui ouvindo a música) pensei nos dias de Outono, no pôr do sol mortiço de Outono.
Nesta altura do ano, um padre que conheci escreveu que, vai tomando a terra novas cambiantes. Referindo-se às terras do interior beirão, mas perto do mar de certo coisas diferentes há para apreciar, como por exemplo as barcas que recolhem.
Aproveite bem a sua irmã, pois temos que aproveitar quando tal acontece. Eu sei bem o que isso é, pois tenho 2 manos; um, está em França; outro, na Suíça.
Bom Fim de Semana.
Cada texto será sempre lido de acordo com a personalidade e as vivências de cada um, e por isso um texto poderá ter uma multiplicidade de leituras, o que só pode ser bom. É verdade que o pôr do sol pode ter tantas cambiantes quantos os locais de onde é avistado e o próprio estado de espírito de quem o observa.
EliminarComo eu te compreendo, Paula! O meu irmão viveu na Suíça, e a minha irmã vive na Alemanha.
xx
Oi Laura! Como está?
ResponderEliminarSeu belo texto nos leva e traz como as marés fazem com as algas soltas no mar. Suas palavras nos conduzem e nos induzem como a tarde que se ajoelha perante o dia. Por fim, recolher as barcas. Magistral!
Um abraço e tenha bons dias!
Estou bem, obrigada, Augusto.
Eliminar"Magistral" é saber qual a hora exacta para recolher as barcas. :-)
xx
Há quanto tempo não ouvia esta canção de Charles Trenet! Foi bom ouvir e ler.
ResponderEliminarBom domingo
A sério?!...:-)
Eliminarxx
Belo poema marinho, com jeito de sal, sargaços, verão...
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=UB3FtSoT5Bo
Muito obrigada pelo vídeo, Fábio, imagens de mar nunca cansam o olhar :-)
Eliminarxx
"Nada é o que foi dantes, mas a minha pele reconhece o brilho que já teve e o mar revolto mansamente se calou"...
ResponderEliminarTodo o texto está muitíssimo bom...
beijo amigo
Obrigada, Daniel.
Eliminarxx
Laura boa tarde, passando pra desejar uma ótima semana beijos.
ResponderEliminarBlog /Fan Page / Twitter /
Obrigada, Lucimar, uma óptima semana também para ti.
Eliminarxx
Oh, Laura!... Que beleza de postagem, já começa pela foto, e tua Prosa é encantadora despertando entusiasmo. Gostei muito!
ResponderEliminarTenhas uma semana maravilhosa e ainda mais inspirada para continuar a nos brindar com as tuas admiráveis criações.
Uma foto antiga para um texto recente.
EliminarObrigada, Viviani.
xx
Um lindo arrebol com belos trinados deste rouxinol... bem, se a Laura não canta, encanta.
ResponderEliminar:)
Goze a presença da mana, nós esperamos firmes.
"Rouxinol"...LOL
Eliminar"Arrebol" até é uma palavra que arrebata, mas que nós não costumamos utilizar muito, é pena, porque até rima com sol ;-)
Obrigada, Rui. Vou mesmo gozar muito com a presença da Tila!
xx
E sem rebuco, vagueia sentimento vadio encharcado de desejo, platonico, vivido, gozado ou sofrido e olha...
ResponderEliminarComo o crepusculo vem raiado no cheiro do mar fresco madrugador e bravo, mas que amansa no calor da mao salgada do pescador, dorido e endiabrado.
Hoje, talvez o mar fique revolto e convide a esperar pelo crepusculo...
O Xico entende muito bem o que escrevo!
EliminarSim, sem rebuço devem ser sempre mostrados os sentimentos. Ora calmos, ora incendiados, independentemente de qualquer crepúsculo.
Tudo o que se escreve terá sempre algo de nós, e para além disso tenho uma imaginação muito fértil....:-)
Boa semana, Xico!
xx
Olá, boa noite!
ResponderEliminarvejo que comentou o meu livro no Brasil no blog do Vivian.
O meu agradecimento.
Também achei muito interessante, o seu texto!
Saudações poéticas!
http://vieiracalado2poesia.blogspot.com
Boa noite, Vieira Calado.
EliminarNão tem o que agradecer.
"Interessante" é das palavras mais dúbias que conheço! :-))
xx
Reli e precisava de voltar a ler antes de comentar. Por isso, gosto de vir com calma e mais repousada. A semana anterior foi bastante atribulada e as visitas aos blogues ressentem-se.
ResponderEliminarPrimeiro contemplei a mágica foto: depois atentei na citação do nosso Pessoa. Tudo bem pensado, a culminar com a canção. Mas o texto, querida Laura, é a torrente do sentir na contemplação de um crepúsculo junto de um elemento que inspira. Infelizmente não tenho essa experiência. Só quando faço praia no verão. E não é, de todo, a mesma coisa. Estas poéticas "divagações" são momentos de recolhimento, como se o mar fosse apenas teu; momentos de reencontro e mesmo de um saudável desassossego; uma espécie de revisitação emoldurada pelas metáforas e, sobretudo, pelas imagens que elas sugerem. Como não te leio assim há tanto tempo, confesso que me surpreendeu este avassalador e belíssimo momento de escrita. Li um extasiamento vertido em palavras...
Parabéns, Laura. Meu beijo :)
(Claro que deves priorizar a companhia da tua mana. "Sorve" os momentos...)
- Como me dei conta de que alguns lapsos, eliminei e voltei a colar já corrigido. Espero ter-me dado conta de todos eles :)
É um lugar comum, mas de facto o nascer e o pôr do sol são momentos únicos e sempre diferentes de dia para dia. Junto ao mar são realmente únicos, e se quisermos o mar é mesmo apenas nosso, sobretudo depois do Verão quando os turistas já começaram a "desabelhar". Existe um "desassossego" que é muito bom, e essencial em busca do equilíbrio. Eu preciso do contacto com a natureza para me sentir bem.
EliminarObrigada, Odete, mas não comentes quando não tiveres tempo, eu não cobro comentários a ninguém, e não ligo nada a isso. Até porque agora também vou estar a "sorver" os dias com a mana, e afastar-me da internet que já me anda verdadeiramente a aborrecer!
xx
Laura, minha querida, deixei um comentário aqui dois dias atrás e cheguei a vê-lo registrado... O que será que aconteceu?
ResponderEliminarAh Helena, o teu longuíssimo e maravilhoso comentário afinal está na minha caixa de correio!
EliminarTentei "transportá-lo " para aqui, mas é impossível por ter mais de 4096 caracteres!!...:-) Não importa, adorei ler tudo o que me contaste, as diversas formas como leste o texto, como me imaginaste a escrevê-lo... Só tenho que agradecer-te e muito, todo o teu carinho e atenção, e a forma tão intimista e poética como comentas. Este teu comentário não será apagado, ficará comigo.
Adorei lê-lo!
Obrigada, Helena! E da próxima vez, tenta dividir o comentário em dois! :-))
xx
Ah, que bom minha amiga que o comentário não tenha se perdido. Da próxima vez vou seguir tua sugestão: dividir em dois! Eu poderia até dizer que vou procurar escrever menos, sintetizar, ser concisa, estas coisas, mas me empolgo quando o texto ou um poema me toma de assalto, me cativa, e quando dou por mim já falei mais que "pobre na chuva" (risos). A minha usava muito esta expressão!
EliminarUma noite de lindos sonhos pra ti, meu anjo!
"Mais que pobre na chuva " é uma grande expressão, realmente!
EliminarHelena, eu acho que tu fazes comentários que dariam excelentes posts, e é uma pena que depois nem possam ser lidos, a não ser por mim, que sou uma verdadeira privilegiada ao lê-los.
Olha, divide em 2 ou em 3 para jogar pelo seguro...:-))
Obrigada, Helena, mas de anjo é que eu não tenho mesmo nada.
Boa noite.
xx
Oi Laura! Fiquei muito feliz com a tua visita e com as palavras gentis e carinhosas de felicitações pela passagem do nosso aniversário, que deixaste inseridas no teu comentário. Muito obrigado de coração.
ResponderEliminarLindo texto! Adorei! Principalmente o trecho abaixo:
Quando te debruças sobre mim assim, nada mais existe que um sopro trazido da maré baixa que se eleva pelas areias e penetra as correntes ancoradas no meu corpo, numa enchente de exigências como se os sentidos fossem donos de razão. Muito profundo.
Faço votos que sejas feliz e te derretas com a visita da tua querida irmã e espero que voltes recomposta com as tuas belas criações. Rsrs.
Abraços,
Furtado.
Olá !
EliminarClaro que foi um prazer parabenizar-te, a ti e aos teus filhos.
Obrigada, Furtado. Estou muito feliz e ela ainda nem chegou!...:-)
xx
Boa noite vim deixar uma frase pra vc
ResponderEliminar¸.•*¨✿✿"Há pessoas que nos salvam sem perceber. Por amor. Por amizade. Por simplesmente querer bem."
Paolla Milnyczul ¸.•*¨✿✿
Bjusss
Rita
Uma frase muito verdadeira, Rita. E também existe o oposto, pessoas que nos querem mal.
Eliminarxx
Belíssima a foto em total harmonia com a tua prosa poética,refletindo
ResponderEliminareste encantamento rítmico (belo) da natureza.
Vejo um sentir poético grandioso, expressado numa excelência e
beleza avassaladora (rara) na entrega deste momento de
contemplação, que se prologa para uma vivência interior (da poetisa),
proporcionando ao leitor sentir também esta vivência de total
unidade com a natureza; o mar, o sol no acolhimento e
recolhimento deste luzir na alma...
Vídeo encantador com a música e imagens deslumbrantes.
Sou fã da tua escrita-arte (poesia,prosa,ensaio),sempre
me proporciona um momento único de leitura!
Momentos felizes e encantadores com a tua mana...
Bjos,querida!
Sabes, eu acho que sem a Natureza não somos nada,e temos tendência a comportar-nos como se não fizéssemos parte dela. A cada dia que passa mais desejaria poder viver no campo, semear e colher, abraçar as árvores. Nasci no campo, talvez seja por isso...:-) Mas o mar também me encanta, tal como todos os fenómenos da Natureza.
EliminarObrigada, querida Suzete, imagino que o trabalho esteja a apertar, porque nem tens postado...por isso nem deverias ter andado por aqui.
A mana ainda não chegou, mas está quase...e vão ser dias muito felizes. :-)
xx
Hoje venho aqui!
ResponderEliminarnão para comentar,
estas palavras escrevi
para,sinceramente, lhe desejar.
Bom tarde e muita alegria...
comece bem o dia pela manhã
está inteira, ou está derretida?
com a visita da sua querida irmã
amiga Laura Santos, que a vida
toda a vida lhe sorria sempre sã!
abracem-se e beijem-se
como duas que o são amigas verdadeiras irmãs,
para você um abraço meu, extinsivo à sua querida irmã!
Eduardo
Eu ainda estou inteira, mas não falta muito para que me derreta!
EliminarObrigada, Eduardo, transmitirei em breve esse abraço à minha irmã :-)
xx
Boa tarde, Laura
ResponderEliminarSer recebida, depois de um tempo de ausência, que até pode parecer exagerado... mas não foi! :) , ser recebida com o epíteto de "boa filha"... faz favor! é de derreter corações :))) Obrigada!!!
Pois é, minha amiga, meteste-me numa alhada!
A imagem inicial é muito linda, claro.
A citação de Pessoa... que dizer? sabe sempre bem ler.
Charles Trenet e a sua "La mer" é de ouvir de olhos fechados, em recolhimento.
Até aqui, tudo bem.
A "alhada" chega agora.
Como vou comentar o teu texto? - diz-me!
Eu, que considero que até tenho uma certa facilidade em expressar-me, estou sem palavras.
Vou apenas dizer uma coisa, e espero que saibas interpretá-la:
ADORAVA que este texto tivesse sido escrito por mim.
E não digo mais nada.
Aproveita ao máximo a companhia da tua mana. Sei quanto isso representa; as minhas duas irmãs vivem nos States, e quando vêm cá ou eu vou lá... é uma coisa que não tem explicação.
Beijinhos, e até Outubro
Boa noite, Mariazita!
EliminarAh, foi o que me ocorreu!!...E claro que para ti o tempo de ausência não foi exagerado, mas podes crer que senti a tua falta. Existem aqui pessoas que prezo muito, e tu és uma delas.
Afirmares que gostarias de ter escrito este texto, é o maior elogio que podes fazer-me.
Vou aproveitar muito bem esta oportunidade para estar com a minha irmã e a minha sobrinha. Vai ser muito bom!
xx
O imaginário, o sentido, o medo...tudo muda-o tempo todo.
ResponderEliminarBeijo Lisette.
Não penso que exista algum medo neste texto. Pelo contrário :-)
Eliminarxx
Esos crepúsculos que inspiran serenidad y sosiego. El diálogo con nosotros mismos acariciándonos la brisa del Mar. Nuestra sumisión ante los flujos de una marea que es como nuestro estado de ánimo. Sinceridad con nosotros mismos, caminando por la orilla del Mar....Preciosa Entrada.
ResponderEliminar"Meu coração é um pórtico partido
Dando excessivamente sobre o mar"
¡¡¡Que bonita expresión!!!
¡¡¡Gracias, siempre, por estar ahí y por esos comentarios que me llenan de emoción!!!
Abraços e Beijos.
É um prazer ver-te de de regresso ao teu blog, e saber que tudo está bem.
EliminarFalamos melhor sempre que falamos apenas com nós mesmos. E Pessoa tem sempre uma expressão adequada a cada situação, se não ele, algum dos seus heterónimos :-)
Obrigada, Pedro.
xx
mais um belo mar desgrenhado
ResponderEliminarEste é o mar mais calmo que alguma vez me inundou...:-))
Eliminarxx
Olá, bom tudo, para você: Laura Santos
ResponderEliminarNeste dia de sábado, doado-nos graciosamente pelo Criador, estou cá, com o sentimento de amizade, respeito e alegria, à saudar-te.
Viva, o dom da Vida.
Um abraço.
Viva o dom da Vida, um dom de Deus para ti, um dom da Natureza para mim.
Eliminarxx
Tanta vida que jorra nessas veias, Laura!
ResponderEliminarBeijo :)
Felizmente ainda jorra alguma, AC.
Eliminarxx
Irrita-me que escrevas tão bem e que não tenhas o devido reconhecimento!
ResponderEliminarEscrita muito... atmosférica, quase que se ouvem as ondas e as histéricas das gaivotas, e sim já sei que as adoras.
As pessoas começam a ser fracas quando precisam ser reconhecidas.
EliminarGosto de gaivotas porque gosto de todas as aves, principalmente patos e cisnes.
xx
Minha linda, trazendo-te um punhado de estrelas e um ramalhete de sorrisos para enfeitar a tua semana junto da tua maninha.
ResponderEliminarCom carinho,
Helena
Que querida, Helena!!...
EliminarSorrimos e rimos muito. Até choramos a rir! :-)
xx
Excelente a fotografia e o texto....
ResponderEliminarCumprimentos
Obrigada, Chana.
Eliminarxx
Deixas transparecer um grande amor entre irmãs e eu fico muito feliz por isso. Que tudo decorra conforme os vossos sonhos.
ResponderEliminarDois beijos
Adoro a minha irmã e sei que ela também me adora. Tudo correu lindamente.
EliminarObrigada, Manuel Luís.
xx
Amo Fernando Pessoa...
ResponderEliminarE ameiiii seu Escrito no Vento amiga Laura!
A música muito gostosa de se ouvir!
Belíssimo post!!!
Beijos em seu coração!
E quem poderá não gostar de F. Pessoa?!...Sei bem desse teu bom gosto.
EliminarObrigada, Nanda.
xx
Querida Laura,
ResponderEliminarPassando para deixar o meu carinho e desejando um lindo final de semana junto com tua amada irmã.
Beijos com carinho.
Marilene
Obrigada, Marilene. Os fins de semana foram lindos, e os outrosdias também.
EliminarEstou voltando...
xx
Olá, Laura Santos
ResponderEliminarAmanhã, é um novo tempo.
Passei para lhe desejar Paz, Saúde e Alegria.
Todo tempo, é de reflexão. E este, nos convida sempre, à reflexão. Sobre o dom da Vida, por exemplo.
Feliz tudo.
Obrigada, Zé.
EliminarE todo tempo passado em reflexão, não será tempo perdido.
xx
Laura, hoje venho deixar um grande abraço para você. Estou certa de que vive momentos especiais com sua irmã. E me sinto feliz com isso, pois família é o bem mais precioso que construímos. Bjs.
ResponderEliminarÉ mesmo, Marilene, momentos muito especiais e divertidos.
EliminarMuito obrigada, há "família" e família. A minha é muito restrita, mas é uma marvilha e também sei que tive um papel na construção desta família.
xx
Bom dia, Laura
ResponderEliminarComo já estamos em Outubro... lembrei-me de passar, a ver se havia novidades.
Espero que tenhas aproveitado todos os momentos com a mana e a sobrinha e, se for caso disso..., que continues a usufruir em pleno!
Bom fim de semana.
Beijinhos
Mariazita
Levei a usufruir, depois tive outras questões a resolver, e cá estou novamente! :-)
EliminarObrigada, Mariazita.
xx
Olá Laura.
ResponderEliminarJá vim ler este crepúsculo umas 3 vezes, só porque sim.
Só pelo prazer de me encantar 3 vezes pelo mesmo texto, com leituras diferentes de cada vez. Achei maravilhoso este texto. Um verdadeiro poema. Espero que os dias com a mana tenham sido bons. Adoro quando vou visitar a minha. Somos muito próximas e sinto muito a falta dela e das nossas conversas "olhos nos olhos". Aproveita muito, tudo quanto possas...
Deixo um beijo.
Olá Sónia!
EliminarFico muito contente que tenhas gostado do texto. Os dias com a mana foram de pura alegria. De muitas conversas "olhos nos olhos", e chorei a rir muitas vezes. Aproveitei tudo, podes crer.
Obrigada, Sónia.
xx
Olá Laura,passando para desejar à você um ótimo final de semana.
ResponderEliminarbjs-Carmen Lúcia.
Obrigada pela sua atenção, Carmen Lúcia.
Eliminarxx
ESPERO QUE SEJA UM MÊS DE OUTUBRO MUITO FELIZ.
ResponderEliminarTudo de bom por aí.
MANUEL
Obrigada, Manuel, foi o melhor mês de Outubro de que me recordo.
Eliminarxx
Olá Laurinha
ResponderEliminarSaudades... é o que sente o "coisas de uma vida" e eu também...Espero que te estejas a divertir, a fim de voltares fresca e feliz.
Bom fim de semana.
Beijo para ti e para a Mana.
Estou a voltar, não sei se fresca, mas pelo menos, feliz.
EliminarObrigada, Cidália.
xx
Laura, sinceramente, já saudoso, desejo que o teu crepúsculo se transforme logo em um lindo alvorecer, para assim, voltar a me encantar com as tuas belas criações poéticas...
ResponderEliminarObrigada pela atenção, Viviani, voltarei em breve, mas não sei se muito inspirada...:-)
Eliminarxx
Minha linda, espero que os dias junto a tua maninha estejam sendo de muita farra, alegria e passeios, para que fique uma linda e inesquecível lembrança no teu coração desses dias em que estão juntas. Tenho certeza de que assim está sendo.
ResponderEliminarQue chegue até as duas uma semana inundada de sorrisos e de estrelas coroando as horas com muitas alegrias.
Com carinho,
Helena
Foi tudo isso, Helena, tudo isso. Passeios à chuva e ao sol, com muita alegria.
Eliminarxx
Obrigado pelo seu comentário à minha poesia.
ResponderEliminarBem haja!
Eu é que agradeço poder ler poesia assim.
Eliminarxx