"Vivi tanto que já não tenho outra noção de eternidade
que não seja a duração da minha vida"
in "Em torno do Imponderável", 2012)
António Vítor Ramos Rosa foi poeta e tradutor, ensaísta e talentoso desenhador. Nascido em Faro em 1924, faleceu em Setembro deste ano em Lisboa, aos 88 anos. Impossibilitado de terminar os estudos secundários por motivos de saúde, acabaria no entanto por dedicar-se tão exaustivamente à leitura e ao estudo que viria a ser recompensado pela sua auto-formação, ao conceber uma obra poética das mais extensas e ricas da poesia portuguesa contemporânea.
Durante alguns anos empregado de escritório, pertencem a essa fase os célebres poemas "Poema de um Funcionário Cansado" e "Boi de Paciência", sobre a monotonia do quotidiano.
Ensinou Português, Inglês e Francês, e traduziu autores estrangeiros para várias editoras. Homem "tímido e discreto" segundo Júlio Pomar, ambos opositores ao Salazarismo e presos pela PIDE, não impediu contudo Ramos Rosa de fundar algumas revistas literárias e colaborar em muitas outras, ao longo dos anos.
Escreve o primeiro livro em 1958, aos 34 anos, e a partir daí a sua produção literária crescerá a um ritmo impressionante. Uma poesia pouco rebuscada, de certa forma elementar, de vocabulário rarefeito e rigor construtivo com laivos de contaminação filosófica, procurando em singularidade a reconciliação com o mundo ao recriá-lo poeticamente, num tipo de elaboração que salienta erótica e sensualmente as formas da mulher ou da natureza.
Um poeta que tentou superar a usual dicotomia facilitista entre a poesia 'social' e a poesia 'pura', defendendo que o trabalho incisivo sobre a linguagem, seria independente do empenhamento em questões sociais. Amante da liberdade e não alheado do confronto com o que a realidade tem de opressivo, a sua visão do mundo e das coisas adquirirá ao longo do tempo um lirismo projectado numa linearidade feita de suavidade e de luz.
Autor de cerca de cem obras, destacarei apenas "O Grito Claro"(1958), "Poesia, Liberdade Livre"(ensaio,1962), "O Ciclo do Cavalo"(1975), "A Poesia Moderna e a Interrogação do Real"(ensaio, 1979), "Volante Verde"(1986), "Nomes de Ninguém"(1997), "Deambulações Oblíquas"(2001), "Em Torno do Imponderável"(2012).
Casado com a escritora Agripina Costa Marques, recebeu tantos prémios literários que aqui apenas destacarei o Prémio Pessoa em 1988.
NÃO POSSO ADIAR O AMOR
Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas
Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio
Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação
Não posso adiar o coração
in "O Grito Claro", (1958)
Uma animação de Bradley Bell baseada no poema " The Laughing Heart" de Charles Bukowski, na voz de Tom Waits
PARA UM AMIGO TENHO SEMPRE
Para um amigo tenho sempre um relógio
esquecido em qualquer fundo de algibeira.
Mas esse relógio não marca o tempo inútil.
São restos de tabaco e de ternura rápida.
É um arco-íris de sombra, quente e trémulo.
É um copo de vinho com o meu sangue e o sol.
in "Viagem Através duma Nebulosa", 1960

Duma sensibilidade quase frágil
ResponderEliminarAdorei a partiha.
Beijos
A sensibilidade parece estar sempre envolta em fragilidade, só que neste caso acho que a fragilidade é aparente. Ramos Rosa era frágil só ao nível da sua saúde, o que já não é nada pouco...
Eliminarxx
Desde que o descobri, sempre admirei a poesia de Ramos Rosa. Creio que é dos que ficam junto de nós por muuuuito tempo.
ResponderEliminarBeijo :)
Também eu! Ficam e de que maneira, e ainda me falta ler tanta coisa dele...:-)
Eliminarxx
Boa tarde Laura Santos
ResponderEliminarBem... O teu blogue para mim é sempre muito complicado comentar...entrei três vezes, e deixei para mais tarde reflectir melhor...queria entender melhor, não sou capaz miga.
O texto faz parte da História... eu sou uma naba...a história.. sou 0... loool
Mas... Achei o poema de uma sensibilidade estrema...(( revi-me nas entrelinhas)) lool
O videio encaixa no poema... Gostei muito
[A nossa vida é a nossa vida... não deixemos que ela seja esmagada na fria submissão]] Concordo! Adorei..
É tudo... por agora!! :-) Desculpa, por não entender mais... ehehehhehe.
Beijinho muito grande... e um excelente fim de semana.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Oh querida Cidália!... Complicado comentar...? Mas comentaste, e muito bem, até salientaste essa frase muito importante do poema do vídeo!
EliminarPor favor, não voltes a pedir-me desculpa nunca mais. Diz sempre o que der na real gana e pronto. É a tua opinião, e a tua opinião conta. Até podes dizer que não gostas nada disto, que não te interessa que eu não levo a mal, não te sintas "forçada" a comentar.
Se gostaste do poema, isso é que interessa, não é necessário explicar porquê. Basta ficar a conhecer-se algo de diferente....:-)
Um excelente fim de semana também para ti!
xx
Bom dia querida Laura.. pois é a gente adia muita coisa, dá desculpas para não vivenciar a coisa aqui e agora.. nos limitamos demais e a vida vai passando levando oportunidades que tendem a não mais voltar.. deixo um lindo dia pra vc até sempre minha amiga beijos
ResponderEliminarOlá Samuel!
EliminarÉ bem verdade que adiamos muita coisa, embora este primeiro poema, da forma que eu o leio tenha um duplo significado; por um lado aquilo que se adia na nossa própria vida, por outro lado o adiamento de um país que nessa altura vivia sob uma ditadura férrea, daí que ele fale em amor e ódio, numa noite que pesa séculos sobre as costas, duma aurora que demora e de um grito de libertação.
Obrigada, Samuel, meu amigo cavaleiro andante dos sonetos de donzelas e flores!...:-)
Bom fim de semana!
xx
Olá Laura,
ResponderEliminarRamos Rosa é realmente um vulto incontornável na poesia portuguesa. Gosto dos títulos das suas obras, mas não me lembra de ter lido alguma. Fala da monotonia do quotidiano, precisamente pelos funcionários cansados, pois há muito que ultrapassaram os limites da paciência....como eu :))
Em relação à primeira poesia que apresentas, escrevi isso há pouco. Ao amor não se dá prazo..... nunca se adia!
Ah, e gostei muito do vídeo, porque gosto muito de Charles Bukowski.
Beijo
Olá JP!
EliminarEu já li alguns livros, mas faltam-me ler tantos!...
Pois, ele teve essa primeira fase de vida que achava horrorosa cheia de burocracia, monotonia, sem criatividade!...
Também já ultrapassaste os limites da paciência, JP?.....:-) Não é de admirar, pois parece que os funcionários públicos, para além dos velhos, doentes, deficientes e reformados, são também um alvo a abater!.....Mas ainda não acabou.
Sim, escreveste sobre o não adiar o amor, mas eu acho, como disse ao Samuel, que Ramos Rosa vai aqui um pouco mais longe nas entrelinhas....?
Também gosto do Bukowski. Tem poemas de um realismo extraordinário! Um dia tenho de fazer um post sobre ele!....;-)
xx
Oi Laura \o/
ResponderEliminarQuanta inteligência e esforço de Ramos Rosa.
Um sinônimo de superação e um grande autodidata.
Gostei tanto dos poemas que fiquei com vontade de ler suas obras.
Mais uma postagem que me ensinou muito.Obrigada.
Bjs!
Obrigada sou eu pela tua presença aqui, Clau.
EliminarRamos Rosa é mais um novo nome então para ti...:-)
xx
Laura, anotei as sugestões que fez de leitura do poeta e vou ver se encontro alguma coisa por cá. Nos últimos anos a pesquisa só me permitiu o contato com a literatura de expressão feminina, o que resultou no meu desconhecimento de Ramos Rosa. Sua apresentação, no entanto, deixou-me bastante interessada e tratarei de recuperar o tenpo perdido.
ResponderEliminarObrigada, querida, pelo comentário elogioso e super carinhoso em meu último post. Obrigada, ainda, pela advertência sobre a data da publicação do poema que é, de fato, 1947. 1998 é a data da edição que possuo. Fiz uma breve alteração na introdução do texto para informar o ano da publicação, pois você tem toda razão: faz toda a diferança saber que o poema foi publicado quando Sophia tinha 28 anos.
Grande abraço!
Jussara, muitas vezes eu própria fico totalmente baralhada porque o mesmo poema me aparece em várias datas, porque existem muitas edições, e é difícil realmente saber em que livro o poema primeiramente apareceu. Só que a Sophia eu conheço muito bem e tenho todos os livros dela.
EliminarObrigada por não ter levado a mal a minha informação. A sua dissertação sobre o "Quando" está simplesmente primorosa, e a data acaba por ser um dado adicional.
xx
Laura, esse senhor me lembrou um pouco, não sei porque, Carlos Drummond de Andrade que era funcionário público, como eu. Muito bom o poema, bem reflexivo. Não podemos adiar nada, a vida passa rápida e é imprevisível. Igualmente a animação muito boa, igualmente reflexiva.
EliminarSerá que os funcionários públicos precisam mesmo de ter a poesia como ponto de fuga, para combater a rotina dos dias?...:-)
EliminarPois é, Fábio, adiar é sempre uma forma de não aproveitar o tempo, e de certa forma nos iludirmos a nós próprios.
Gostei do vídeo porque acho que se adequa ao tema do primeiro poema, porque gosto de Bukowski, e a voz do Tom Waits é um bónus!
xx
Laura posso postar esse vídeo "O Coração Risonho" no meu blog? Achei interessantíssimo.
Eliminarhttp://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/2012/04/poema-em-linha-reta.html
http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/2012/04/aniversario.html
http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/2013/03/cruzou-p-mim-veio-ter-comigo-numa-rua.html
Claro, querido Fábio, o vídeo está no youtube disponível para todos nós! Será giro ver as reacções, já que por aqui pouca gente se refere ao vídeo, embora sendo parte integrante do post....:-)
Eliminarxx
Pois minha inspiração é doida Laura. Eu componho meus versos Na rotina dos dias,no agonia do trabalho, muito geralmente, senão todas as vezes . Não vou a uma praia, nem fico a olhar a lua, como já me perguntaram. Quando a inspiração vem não manda recado. Não mando nela, ela quem manda em mim, não marca horário, vem nos lugares mais inconvenientes, mais inusitados. Sai como um vomito, de repente, simplesmente sai... A propósito, a voz acertou em cheio, é Jô Soares!
EliminarEu acho muito interessante saber quando a sua inspiração surge, porque a minha geralmente acontece à noite, e geralmente quando estou deitada vão-me surgindo pensamentos e frases, por vezes levanto-me e escrevo, outras vezes penso que recordarei no dia seguinte e quando acordo tudo se foi...:-) Neste aspecto da escrita sou uma pessoa nocturna, não propriamente pela noite em si, mas pela minha disponibilidade, pela calma, pelo silêncio.
EliminarE sim, existem momentos ou situações, em que surge uma vontade enorme de escrever. No outro dia aconteceu-me num hospital à espera de uma consulta... talvez um dia publique o que alinhavei lá, e o texto que desenvolvi depois em casa.
Jô Soares tem uma voz inconfundível!...:-)
xx
Olá, bom dia.
ResponderEliminarHum, vim ao teu espaço, para lhe desejar um fim de semana bom. Com sol. Sorridente. Com muita Paz Espiritual. Que a compreensão seja a continuidade de uma vida, com paz, sonhos e esperanças. Sempre.
Bom tempo de verão, para quem está na região Sul, Suldeste, Centro Oeste e outras, precisa adiantar o relógio, e para quem não está nessas regiões. Contentamentos, por que Vida segue, sempre e sempre.
Abraços, abraçados.
Olá Zé!
EliminarBela informação sobre o tempo!
Aqui está um sol de Outono, por vezes um pouco envergonhado pela manhã, mas ousado e quente a partir da hora do almoço...:-)
Sim, a vida segue sempre....Bom fim de semana, Zé!
Um abraço!
Já li muitos poemas de Ramos Rosa.
ResponderEliminarDestaco:
É por Ti que Escrevo
É por ti que escrevo que não és musa nem deusa
mas a mulher do meu horizonte
na imperfeição e na incoincidência do dia-a-dia
Por ti desejo o sossego oval
em que possas identificar-te na limpidez de um centro
em que a felicidade se revele como um jardim branco
onde reconheças a dália da tua identidade azul
É porque amo a cálida formosura do teu torso
a latitude pura da tua fronte
o teu olhar de água iluminada
o teu sorriso solar
é porque sem ti não conheceria o girassol do horizonte
nem a túmida integridade do trigo
que eu procuro as palavras fragrantes de um oásis
para a oferenda do meu sangue inquieto
onde pressinto a vermelha trajectória de um sol
que quer resplandecer em largas planícies
sulcado por um tranquilo rio sumptuoso
António Ramos Rosa, in 'O Teu Rosto'
****************************
É incrível como um homem que não terminou os estudos secundários foi premiado como foi, ao nivel de editopras e, inclusive, pela Estado do País.
Inteligência impar num homem que se dedicou às letras de uma forma total deixando uma vasta história de vida, em poemas, textos, entre outros escritos avulsos
Gostei da homenagem aqui feita num bvlogue que considero quase como um livro de mesa de cabeceira, ou seja: Obrigatório ler
Bom fim de semana, Laura Santos
Fica feliz
Olá Ricardo!
EliminarSe Ramos Rosa tem poemas extraordinários, esse é sem dúvida um dos mais belos, e que bonito que tenhas decidido colocá-lo aqui! Gostei muito do teu gesto que enriquece o meu espaço.
Desconhecia esse teu bom gosto por Ramos Rosa, mas de facto ler grandes poetas também nos ajuda a evoluir, a escrever cada vez um pouco melhor.
Concordo plenamente com o que disseste sobre ele; para além de tanta poesia inspiradora, ensaios e muitas traduções; um homem totalmente dedicado às palavras! Foi bom saber que deixou todo o seu espólio, inclusive cartas, à Biblioteca Nacional, logo, com possibilidade de consulta para toda a gente.
Obrigada pelo teu comentário. Gostei muito!
Bom fim de semana!
xx
Tive o prazer de conhecer este poeta inspirado e inspirador
ResponderEliminarrecentemente. Fiquei encantada com a sua excelência poética,o
sentir presente nos seus poemas nos embala e promove uma
transidentificação libertadora... O sentir poético vai além das
palavras,imprimindo ritmo,música, silêncio e verdade.
Maravilhoso o vídeo com o poema do Bukowski.
Sempre é muito precioso este teu espaço: o teu bom gosto,
a tua sensibilidade e talento poético a nos presentear!
Quero retribuir essa tua partilha,com um poema do poeta
Audálio Alves(falecido) meu conterrâneo de Pernambuco:
Fuso Horário
Ultimamente,
eu temo o sol
a se esconder
em mim,
e acendo luzes
para não ser noite.
Querida Laura, quero agradecer os teus belíssimos comentários
que acionam em mim,pura emoção,admiração e satisfação de ser
tão bem compreendida por ti.
Um final de semana luminoso e beijinho!
Suzete,
Eliminarconsegues sempre comentar de forma tão lúcida, informada e abrangente, para além de elogiosa, que até fico um pouco sem palavras, o que não é mesmo nada usual em mim...;-)
Resta-me apenas agradecer as tuas comoventes palavras, e esse maravilhoso poema de um autor do qual nunca tinha ouvido falar!.....portanto terei de ir pesquisá-lo quando tiver um pouco de tempo!
Muito interessante esta troca de poetas, de poemas, de conhecimento e emoções. E não me agradeças os comentários, porque é um prazer ler o que escreves. A admiração é mútua, pelos vistos!
Um grande fim de semana, querida Suzete!
xx
Neste momento "acompanham-me" dois livros dele: "Boca" e "A Construção do Corpo".
ResponderEliminarBom fim de semana!
E como é importante uma "Boca" para "A Construção do Corpo"!
EliminarBom fim de semana, Rui!
Não conhecia este autor, de todo. Mas tu, como sempre, com brilhantismo e beleza, apresentas-nos o melhor de cada um.
ResponderEliminarEntão ficas a conhecer pelo menos o nome e dois poemas dele.
EliminarObrigada S*.
xx
Que ótimo a possibilidade de entrar em seu blog e sempre me deparar com pessoas talentosas, como esse autor que não conhecia.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Este autor não é muito conhecido do grande público, nem mesmo aqui ...
EliminarUm abraço, Sandra!
Olá Laura,
ResponderEliminarGostei de conhecer Ramos Rosa através desta sua ótima postagem. Vejo que ele é um exemplo para aqueles que por qualquer motivo não podem concluir os estudos.
'Não posso adiar o amor' é lindo demais e foi ilustrado de uma maneira feliz pelo poema do vídeo, que traz uma bela mensagem. Amei!
Vi a sua leitura do primeiro poema na resposta ao amigo Samuel. Por isto, calo-me-rsrs.
E para um amigo temos sempre o melhor de nós! Lindos versos!
Um prazer passar por aqui.
Ótima noite.
Beijo.
Bom dia, Vera Lúcia!
EliminarRealmente o facto de não ter concluído os estudos na juventude, não impediu de continuar a cultivar-se, o que demonstra que quando existe vontade chega-se sempre ao conhecimento, porque o talento estava lá.
Ah e você reparou no segundo poema, que passou despercebido...:-)
É sempre um prazer receber a sua visita, Vera Lúcia.
xx
Confesso, aqui aprendo muito, muitíssimo.
ResponderEliminarObrigado Laura!
Beijo em ti!
Costuma dizer-se que saber não ocupa lugar, não é Nato?...:-)
EliminarObrigada eu, pela tua visita.
xx
Tantas e tantas vezes, Nita, e às vezes fica tarde para tanta coisa.
ResponderEliminarxx
Não conhecia esse senhor. E nada se pode adiar, muito menos qualquer tipo de emoção.
ResponderEliminarTens razão, nada se deve adiar, e as emoções muito menos. Nada pior do que emoções contidas!
Eliminarxx
Obrigada, Chana!
ResponderEliminarCumprimentos!
É sempre muito enriquecedor visitar o seu blog Srta! Mais um poeta que conheço, cuja filosofia é interessantíssima! abração
ResponderEliminarObrigada, Ives. Muita filosofia subjacente e muita emoção a transbordar na obra de Ramos Rosa.
EliminarAbraço.
Já, no próximo dia 23 completará um
ResponderEliminarmês da perda de Antônio Ramos
Rosa. Autor de uma das obras poéticas
contemporânea mais extensas.
Seu trabalho é lindo, mas a sua perda
é triste.
silvioafonso
.
É verdade, Sílvio, passou quase um mês desde a sua morte, por isso decidi fazer-lhe esta humilde homenagem.
EliminarA sua perda é triste sim, mas ele próprio considerava que ter vivido 88 anos era bastante.
Grande poeta. E parabéns pelos seus posts repletos de conhecimento e poesia de qualidade. Antônio Ramos Rosa sabia como expressar seus sentimentos.
ResponderEliminarEstou aprendendo com vários escritores e poetas, de como escrever de verdade.
Um grande abraço Laura. Até logo.
http://gauchaopina.blogspot.com
Sim, ler grandes poetas ajuda-nos muito a tentar escrever cada vez melhor.
EliminarObrigada, Carlos. Um abraço e até logo.
António Ramos Rosa, grande poeta e sensível desenhista que aprendi a conhecer e gostar por conta da sobrinha dele, Gisela. Assim que coloquei os olhos em seus escritos e nos traços ternos dos seus desenhos foi amor à primeira vista!
ResponderEliminarQue bom ter publicado um pouco desta personalidade que merece deferência.
Um grande abraço, Laura!
Meu carinho sempre!
Ah, pois, Gisela, a querida sobrinha sempre presente em todos os momentos da vida do tio! E é verdade, para além de escrever, desenhava muito bem.
EliminarUm grande abraço, Malu!
xx
Passando para te desejar uma boa terça!!
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Obrigada, Sandra! Uma grande terça também para ti!
Eliminarxx
Olá amiga Laura !
ResponderEliminarGostei do poema. ''NÃO POSSO ADIAR O AMOR''
Ps: Amiga andei passando por uns maus bocados, mas melhorei e já estou de volta nas visitas...
Deixo beijos e abraços com carinho,
Fernanda Oliveira
Olá Fernanda!
EliminarEspero que esses maus bocados passem de vez, e que tudo entre nos eixos na tua vida. É o que mereces.
Um abraço, e força aí!
xx
Laura, cada visita por aqui um aprendizado novo, um conhecimento de um desconhecido, e a delicias de poemas que tocam, mexem com a gente.
ResponderEliminarBom demais!!!
bjs
Ritinha
Obrigada, Ritinha!
EliminarVocê é um doce!
xx
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ResponderEliminarreparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
Obrigada pelos seus votos de felicidade para mim e para a minha família, que retribuo.
EliminarÉ a segunda vez que o senhor me faz essa proposta, pelos vistos não leu a minha resposta, que volto a repetir: Não acredito em Deus, como tal o seu blog, embora muito bem feito, não tem qualquer interesse para mim.
Tenha uma boa tarde.
rs, Viva !
EliminarBom dia,amiga poetisa!
ResponderEliminarAdorei conhecer teu trabalho.
Um abraço
Sinval
Obrigada, Sinval.
EliminarUm abraço!
Querida amiga Laura !!!
ResponderEliminarSenti-me honrado com mais uma sua presença
Em minha página. Passando para retribuir e deixar
O meu abraço e carinho. Perdoa-me um pouco
A ausência, pois estou meio atarefado e sem
Tempo, mas não a esqueço.
Vim conhecer o Ramos Rosa através desse belíssimo
texto poético. Lindo Poema que fala de sentimentos,
emoções e, que nos leva a várias reflexões. Está de
parabéns pela belíssima escolha e postagem.
Uma semana maravilhosa é o que desejo
Para você. Com muita paz, amor e, felicidade em
Seu coração. Que haja muita luz em seu caminho.
Beijos de luz !!!
POETA CIGANO – 22/10/2013
http://carlosrimolo.blogspot.com
“Poesias do Poeta Cigano”
Obrigada, Carlos e uma grande semana também para si.
Eliminarxx
Oi amiga Laura,cada vez que chego aqui encontro
ResponderEliminarpoemas belíssimos.
Você nos surpreende a cada dia com todo esse seu conhecimento.
Hoje nos apresenta António Ramos Rosa,um grande poeta.
Parabéns amiga e obrigada da visita e comentário.
bjs
Carmen Lúcia-mamymilu
Generosidade sua, Carmen Lúcia.
EliminarObrigada.
xx
Olá minha querida Laura,
EliminarComo sempre,muito conhecimento encontro em suas postagens...Tive aqui mais um aprendizado de literatura...Conhecer mais um Grande Poeta é sempre uma honra e poesias que me enlevam a alma e o coração, me deixam feliz. O vídeo é maravilhoso...Amo estar aqui e aprender com você minha amiga.
Beijos com muito carinho e tenha uma linda semana.
Marilene
Obrigada, querida Marilene.
EliminarUma grande semana também para si.
xx
Boa quarta Laura!! Bjs.
ResponderEliminarObrigada, Sandra! Está a ser...:-)
Eliminarxx
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarBoa tarde Laura !
ResponderEliminarAntes de mais nada, eu ADORO o seu jeito franco e sincero de ser. Acho que nessa imensa blogosfera tem sim, muita gente boa, no entanto se recebermos um comentário negativo, para mim, será construtivo. Salve a Laura, rs !
Amor e ódio, dois sentimentos de grande e igual intensidade. Apenas diferem em suas polaridades: um é positivo, construtivo (o amor), o outro é negativo (o ódio), destrutivo. Nada deve ser adiado em nossa vida, nada ! Se tem vontade de fazer algo, que faça imediatamente, porque o amanha, pode ser tarde demais. Não conhecia Ramos Rosa, e muito obrigado por nos ter apresentado.
Parabéns sempre menina!
Abraços,
Dan.
http://gagopoetico.blogspot.com.br/
A sinceridade às vezes pode trazer alguns dissabores, mas os dissabores fazem parte da vida. Não se pode agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo.
EliminarEu também aceito todo o tipo de contraditório, e crítica construtiva, mas detesto que insistam comigo para que eu siga blogs...Arre! Eu não peço isso a ninguém. Que seca!....:-)
Pois é, nada deve ser adiado porque o amanhã pode ser longe demais, ou até inexistente. Podemos projectar, mas só temos como garantia o agora.
Obrigada, Dan. Um abraço!
Boa tarde amiga querida.. muitas estão na lista dos sonetos inclusive vc rsrs assim que der eu farei a vc tb beijos e um lindo dia até sempre
ResponderEliminarBoa noite, Samuel!
EliminarNão me digas que eu também estou na lista!!...Que deve ser enorme, pelos vistos...Será que a tua inspiração chega para todas? Ah, claro, é uma questão de tempo.
O prometido é devido, não se apresse, nós, suas amigas seguidoras não gostamos de homens apressados...:-)
Não ligue, Samuel, você já sabe que eu brinco com tudo...
Gostei muito do soneto da Carmen Lúcia e do da Clau. Vê-se que são elas ali naqueles lindos versos.
Obrigada, Samuel. Lindos dias e noites, já agora também.
xx
Depois de um longo período de afastamento
ResponderEliminarretorno devagar e com o coração ceio de saudades.
Quando deparamos com problemas inadiáveis nos
sentimos um pouco frágil somente pela fé
muitas vezes continuamos prosseguindo .
Aos poucos se Deus quiser
e com certeza ele vai querer
tudo se resolve e assim poderei
continuar minhas visitas com menos espaço de tempo.
Obrigada pela sua amizade que só me faz fortalecer
em minha caminhada.
Um abraço carinhoso beijos , Evanir.
Tudo ficará nos conformes, Evanir, e não se preocupe com a sua assiduidade.
Eliminarxx
Estou conhecendo o escritor agora e pelo que li foi um grande homem na poesia, parabéns pelo vídeo uma ótima escolha como sempre os seus vídeos são de arrasar, Laura passando pra desejar uma ótima quinta-feira beijos.
ResponderEliminarhttp://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br
Obrigada, Lucimar.
Eliminarxx
Oi miga Laura, vim agradecer pela carinhosa visita e palavras de força !!!
ResponderEliminarEstá tudo bem melhor, e vamos que vamos... a vida nos espera !
Beijos em seu coração !!!
Fernanda Oliveira
Não precisa agradecer, Fernanda. Fico contente de saber que tudo está a melhorar. Boa sorte!
Eliminarxx
Fico no aguardo de post novo!! Tenha uma ótima sexta.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Obrigada, Sandra, você estraga-me com tanta atenção...:-)
EliminarAbraço!
OI LAURA!
ResponderEliminarAO LER TEU POST SOBRE A VIDA DESTE ESCRITOR SE VÊ QUE SEU TALENTO ERA NATO, POIS SEM INSTRUÇÃO, FOI EM BUSCA DO CONHECIMENTO, POR CONTA PRÓPRIA PARA REALIZAR O QUE VIERA AO MUNDO FAZER, ESCREVER...
MUITO BOM, TEU POST.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Nem mais, quando a sensibilidade lá está, com estudo e aprendizagem pode fazer-se algo de talentoso.
EliminarObrigada, Zilani.
Abraço!
Olá, bom dia, Laura.
ResponderEliminarUfa ! Hoje é sexta feira, logo chego aqui com o meu sentimento de Amizade.
Meus desejos de alegria, antes de tudo. Que o fim de semana seja um Templo de Sabedoria. De Paz. Que as energias concentrem-se todas, e que possamos na Segunda Feira, brindarmos com um sorriso, o Dom da Vida.
Um abraço abraçado.
Olá Zé!
EliminarTemplos de sabedoria neste fim de semana serão difíceis. De alegria e paz pode tentar-se.
Que bom recebê-lo sempre tão optimista.O sorriso terá de estar todos os dias.
Um abraço, Zé!