terça-feira, 5 de março de 2013

Árvore




ÁRVORE

A floresta é longínqua e imensa.
Aqui estou, na curva do outeiro
Molhada pelo último aguaceiro.
Minhas flores desabrocham ao sol
Sem pedir licença.
Olhas para elas, atrevido aventureiro
E com ternura breve e tensa
Delas te fazes, num ápice, companheiro.
Erva gelada, sangrenta e encarnada
Atapeta os campos que conheço.
Árvore viçosa, esquecida aqui me fico.
Prisioneira viajo e permaneço
Neste renascer breve perto do ribeiro.
É brilhante a tua pele, tuas sementes
Fecundas, meus frutos limitados.
Vejo na manhã fugaz de nevoeiro
Os teus leves contornos fugidios,
Vives espraiado  nos grandes rios
Comes as maçãs roubadas do meu corpo.
Sou a árvore liberta e produtiva,
Ofereço-te a seiva e a vida
E morro à tua vinda, devagarinho
Sempre, ainda, tronco rugoso,
Ramos frágeis em desalinho.
Afastada da estrada ondulante da montanha
E do teu  flutuante caminho.


Para ilustrar com um pouco de som este meu poema, escolhi Rodrigo Leão e Lula Pena
Adoro tangos!





32 comentários:

  1. Obrigada, Mariposa. Fico contente por teres gostado.

    ResponderEliminar
  2. Uma árvore cativante e cheia de vida.

    ResponderEliminar
  3. É mesmo. Uma foto bem trabalhada e cheia de luz.

    ResponderEliminar
  4. Bela analogia mulher-árvore. Mas uma árvore prisioneira do seu chão.
    Gostei muito também da música.
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A árvore sente-se agarrada ao cão pelas suas raízes, é sua inevitabilidade, mas ao mesmo tempo sente-se liberta e produtiva. É a importância da dádiva.

      Eliminar
  5. Uma ilustração sublime à altura da "Árvore".
    Gostei de ambas e retribuo com esta música:

    http://tintacompinta.blogspot.pt/2011/06/pe-descalco-com-muito-estilo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rui, mas acho que não consegui "descalçar " esse link....

      Eliminar
  6. Adoro Rodrigo Leão!
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Um belo poema para dedicar a todas as mulheres neste dia 8 de Março!
    Uma ilustração bem trabalhada com muita luz e boa escolha musical!

    Luison

    ResponderEliminar
  8. Nossa, um poema maravilhoso com o qual nós mulheres nos identificamos neste nosso dia. Bem haja! Suas palavras calam fundo em mim.
    Juracema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bem haja também para si, por palavras tão reconfortantes.

      Eliminar
  9. Mulher, árvore completa; raíz, folhas, seiva, semente, fruto. Sempre a renascer ainda que frágil e que a vida a canse.

    Bonito poema.

    Mz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mz. Exactamente. Mesmo com os ramos desalinhados e tronco enrugado, tentaremos sempre renascer.

      Eliminar
  10. Adoro a imagem!
    Beijinho, Mariana do Miss Tangerine.. Passa por lá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei muito. É uma imagem cheia de cor e luz.
      xx

      Eliminar
    2. Lindo poema, amiga. Eu também sou aquela árvore...
      beijo

      maria jorge

      Eliminar
    3. Obrigada Maria. Todas acabamos por ser um pouco aquela árvore, pelo menos em determinada altura da nossa vida. xx

      Eliminar
  11. Adorei o poema !

    http://ourchoices4u.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Isso não será amor demais?...:)

    João Nicolau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aahh! Só tu João...:-)
      Acho que o amor nunca é demais, só é pena não ser por vezes correspondido., como neste caso.

      Eliminar
  13. A foto é linda... o poema divino

    Bonita a simbologia entre ambas as coisas, muito bem completadas pela música

    Adorei ler.

    ResponderEliminar
  14. Sim, a foto é muito bonita e tem a ver com o poema... quanto a "divino", vindo de ti que escreves tanto e tão bem, só posso considerar um elogio.
    Obrigada, Ricardo

    ResponderEliminar
  15. Acho louvável, Laura, a forma como abusas de tuas suas raízes. Árvore-Mulher... Mulher, a Árvore da Vida!

    ResponderEliminar
  16. É, acho que existe uma certa analogia entre nós e a natureza. Embora eu aqui fale de mim como árvore, acho que sou apenas um simples arbusto, embora como mulher já tenha dado fruto; a minha maravilhosa filha....:-)
    xx

    ResponderEliminar
  17. Maravilhoso poema acompanhado de um belo vídeo, Laura passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.