quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aromas




Sonhei que cheirava a café acabado de fazer
enquanto o teu corpo amanhecia.
A tua pele cheirava a tangerinas,
a minha, a amoras rubras e silvestres,
fragrâncias quentes e finas
ao canto de cada entardecer
quando te desnudas e te vestes.
 Na breve penumbra das horas
sonhei que cheirava a rosmaninho,
a frescos coentros acabados de cortar,
se te aproximavas de mansinho...
enquanto preparava secreto manjar.
Odores salgados de maresia.
Algo me invadia; perfumes de anis,
alecrim, poejo, manjericão.
Uma paz de hortelã, de tomilho,ou de limão,
 de maçãs vermelhas e conversas
saboreadas ao contacto da tua mão.
 Sei que cheirava altos pinheiros,
floridos aloendros, campos de alfazema,
odores muito mais intensos
do que poderia escrever em poema.
Cheiro a estevas e terra molhada,
a roupa lavada com sabão
despida na prévia madrugada.
Desejaria teu corpo aroma
a anoitecer perto do meu.
Ou a amanhecer de repente,
brisa canção a rodopiar
num prado perto do céu.
Perdi o sentido do olfacto.
Que sonho inventado é este,
ilusório e contrafeito,
este tormento em doce retrato,
leve e caricato, 
que trago no meu peito?...


 Mesmo sem poder voltar a cheirar as flores, continuarei a imaginar o aroma que lhes conheci. Com a voz da  Sara Tavares, uma cantora-compositora talentosíssima e amorosa. E continuarei a cuidar das minhas flores, e a pressentir-lhes o perfume. "Voá Borboleta"



54 comentários:

  1. Um POEMA LINDÍSSIMO cheio de amor, talento, carinho, dedicação, desejo

    Fabulosa harmonia entre as palavras, que entrelaçadas no ser versejar, tornam o poema perfeito.
    Adorei ler. Parabéns.
    ****************************
    Querendo, visitem-me:

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/2013/06/agua-que-desliza.html#comment-form


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo. Tu é muito generoso, mas a perfeição não existe; eu própria acho que existem versos que têm de ser aqui melhorados. Tenho tido pouco tempo, e o poema foi construído um pouco à pressa, no entanto gosto do resultado.

      Eliminar
    2. Olá Laura Santos

      Claro que a perfeição não existe.. mas existe o nada ter e o quase ter.

      Os teus versos estão no quase ter, ou seja, de 0 a 10.. estão no ... 11

      Fica feliz

      Eliminar
    3. Oh, Ricardo, agora é que me deixaste sem palavras...com a tua simpatia.
      Já fiquei feliz...;-) A babar....:-)

      Eliminar
  2. Que poema maravilhoso, Laura, cheio de sensualidade, um pouco de tristeza no fim, misturada até com um pouco de humor.Obriga por nos oferecer sempre coisas tão bonitas.

    Manuela Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, eu é que agradeço as suas palavras. Sim, um pouco de tristeza no fim, porque sentir tormento por um sonho, por coisas que não valem a pena
      acaba por ser um pouco caricato....

      Eliminar
  3. Até eu inspirei esse perfume e esses aromas que nos trouxeste com este poema.

    Um poema lindíssimo, porque só assim os fazes fazer. Não vejo tristeza, quando se pinta assim uma tela tão bonita....

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não viste tristeza, porque ela só durou um segundo, depois fiquei contente.
      Obrigada JP.
      Beijo

      Eliminar
  4. Este post merece ser inspirado, para que se desfrute do seu aroma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez...:-) Que bom que sentiste os aromas.
      Obrigada, S*.

      Eliminar
  5. Gosto muito do poema, são sempre bons, e também gosto muito da Sara Tavares.
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sofia, sim a Sara Tavares é muito especial; é talentosa, é linda por fora e por dentro.
      x

      Eliminar
  6. Poderíamos chamar-lhe uma sinfonia de aromas em poema sonhado.
    Fui cheirando e relembrando todos esses cheiros, Laura.

    Bj**



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu chamar-lhe-ia mais uma sinfonia de aromas sonhados em poema concreto...:-) Pois, eu também (apenas) relembro todos esses cheiros.
      Beijo, Mz

      Eliminar
  7. Agradável e inebriante esta poesia, este sonhar acordado.

    P.S. Adoro café quentinho acabado de fazer, aceito uma chávena, dispenso açúcar.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Eu também adoro café acabado de fazer, mas não me diga que beberia café a esta hora!...Eu se bebesse café agora, de certeza que continuaria a sonhar acordada a noite inteira...:-)

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito Laura!
    Explorando os sentidos do leitor...
    Bom sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Arnaldo.Já que eu só posso sonhar os cheiros, haja alguém que os cheire e aprecie.
      Nem sempre é bom sonhar, mas quase sempre é.

      Eliminar
  10. Gostei muito Laura!
    Explorando os sentidos do leitor...
    Bom sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Florbela E. dizia :" Não costumo acreditar muito nos sonhos...porque de todos se acorda." É exactamente o que eu penso, mas o meu pequenino coração é tão teimoso...não obedece por vezes às ordens que lhe dou; mania de independência é o que é...:-)

      Eliminar
  11. gostei muito, esta lindo...mais uma vez admiro a tua inspiracao e a tua veia poetica :-)
    Beijinhos da Alemanha

    Ps: este vai para os favoritos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yahoo! Minha querida mana! É , não consigo inspirar os cheiros, mas tento inspirar-me na memória que tenho deles.
      Muitos beijinhos, meu amor, para a Vivian, também.

      Eliminar
  12. Boa tarde, Laura!

    Belíssima poesia,com um toque perfumado das flores,amei!

    BEIJOS

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada, Bela Flor. Ainda bem que gostaste.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Demasiado bem escrito. Adorei, se eu escrevesse tão bem, também exploraria essa temática.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada,mas qual das temáticas? A do amor, a do sonho, a das ervas aromáticas, ou todas elas...:-)
    x

    ResponderEliminar
  16. Laura, que poema extraordinário,adorei.Como gosto de todos os outros, também. E gosto, muito,muito da Sara .

    Ana Silva

    ResponderEliminar
  17. Olá, Laura!

    Não sei que retrato é esse, o que conserva no seu peito, mas os seus "Aromas" ficam em nós, garanto-lhe e perduram.

    QUE RIQUEZA LINGUÍSTICA! TANTO CHEIRO E TANTA COR!

    Apetecia-me "comer" o seu texto, como se fosse fruta madura, bem fresca, logo de manhã.

    Bom domingo.

    Beijos da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Emília. O retrato que conservo no meu peito é apenas o dos cheiros que não consigo cheirar mais, e são também outras recordações de algo que foi, sem ter sido alguma coisa... Apesar de ter perdido o sentido do olfacto, todos os cheiros persistem em mim como uma "marca de água".
      Mas tenho a memória dos cheiros, e de tudo resto.E é tão bom.

      Bom domingo também para si.
      Beijos


      .

      Eliminar
  18. É pá, tu escreves umas coisas que nos viras de patas para o ar. Eu gosto , mas não sei dizer nada, é muito tempero...:)

    João Nicolau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aaahhh! De patas para para o ar?!....Onde?...:-)
      Obrigada, João, só tu realmente para me fazeres rir... Basta gostar, ou não gostar, nem seria preciso dizer nada, mas acabas sempre por dizer algo que me faz rir.

      Eliminar
  19. O amor tem cheiro e gosto de tudo que é bom...Laura, um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Shirley, sem dúvida.
      Obrigada e um beijo, também.

      Eliminar
  20. Um poema maravilhoso. Parabéns.

    Orlando Costa

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Laura um poema realmente encantador mesclando aromas de uma natura tão rica... rimas ficaram muito boas e olha só.. a alfazema, amo o incenso deste aroma e nunca usei ela para rimar.. já anotei ela aqui rsrs bjs e um lindo dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Samuel, fico contente que tenha gostado do tipo de rima, e então toca a inspirar muita alfazema e fazer esse tal poema...;-)
      Bjs e um bom dia também para si

      Eliminar
  22. OI LAURA!
    TE VI EM OUTRO BLOG E RESOLVI VIR TE VISITAR DO QUE NÃO ME ARREPENDO, APÓS LER ESTE LINDO E SENTIDO POEMA.
    MEU BLOG É O "SÓ PRA DIZER" QUE ESTÁ DE NÍVER, VAI LÁ.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Zilanicelia, obrigada pela sua visita. Visitá-la-ei proximamente, sem dúvida.Obrigada e abrçs!

      Eliminar
  23. Oi Laura!
    Grata pela visita e comentário.
    Seus escritos são delicados e inspiradores.
    Este poema,em especial é lindo e perfumado.
    Gostei muito.
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada sou eu, Clau. Ainda bem que gostou do que escrevo.
      Bjs

      Eliminar
  24. Olá Laura Santos,
    Gostei muito do seu espaço
    Adorei o poema, também gosto de cheiros intensos e naturais

    Beijinho
    Gostava que me visitassem.
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Olá tudo bem? Vim conhecer teu espaço e me deparei com este poema lindo, exalando aromas que deixou-me entorpecida e encantada. Parabéns! Um carinho beijo pra ti.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderEliminar
  26. Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela.

    Paulo Coelho

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. É muito verdade, Fábio. Deixemos tudo o que é ser vivo viver a sua própria vida.
    Deixemos as flores murchar por si mesmas, e soltemos todas as aves das gaiolas.
    Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  28. Boa noite Laura, que aromas maravilhosos senti daqui esse poema lindo emocionante, amo flores e seus aromas, Laura passando pra desejar uma ótima quinta feira beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Lucimar! Você é um anjo , sempre a desejar um dia feliz a toda a gente!
      Bem haja pela sua simpatia.
      xx

      Eliminar
  29. Maravilha de alquimia!
    Puta blend de palavras estimulantes!

    ResponderEliminar
  30. Aaah que divertido! Mas olha que nós aqui em Portugal não usamos a "puta" da mesma forma...:-)
    Obrigada pelo comentário, Ricardo.
    xx

    ResponderEliminar
  31. Oi querida Laura!

    Que poema lindo!!!
    Adorei viajar por esta trilha dos aromas ricos de afetos que
    somente uma grande poetisa de sensibilidade rara poderia
    nos proporcionar. O poema tem uma melodia tocante e uma
    sensualidade crescente que nos envolve...
    Fiquei muito tocada com a informação da tua perda do sentido
    do olfacto, mas a tua memória (afetiva) e o teu dom poético de
    "ilusionista das palavras" transforma a realidade concreta em
    beleza poética que nos permite voar, sonhar acordada...
    Adorei a imagem e o vídeo com a música de uma
    delicadeza perfeita para o poema!
    Estou com saudade de ti e da tua arte poética, por isso
    encontrei este caminho de te visitar nas postagens que
    eu ainda não tinha comentado.
    Desejo muita felicidade para ti, Laura...
    Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah que querida, Suzete!... Este poema foi construído a partir da minha memória olfactiva. Não consigo mais apreender os cheiros, mas fio-me na lembrança que deles tenho. O pior é quando se trata de um odor desconhecido para mim, aí será impossível dizer alguma coisa...! :-)
      Fico contente por teres gostado.
      Muita felicidade para ti também, minha irmã da poesia.
      Obrigada.
      xx

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.