Sonhei que cheirava a café acabado de fazer
enquanto o teu corpo amanhecia.
A tua pele cheirava a tangerinas,
a minha, a amoras rubras e silvestres,
fragrâncias quentes e finas
ao canto de cada entardecer
quando te desnudas e te vestes.
Na breve penumbra das horas
sonhei que cheirava a rosmaninho,
a frescos coentros acabados de cortar,
se te aproximavas de mansinho...
enquanto preparava secreto manjar.
Odores salgados de maresia.
Algo me invadia; perfumes de anis,
alecrim, poejo, manjericão.
Uma paz de hortelã, de tomilho,ou de limão,
de maçãs vermelhas e conversas
saboreadas ao contacto da tua mão.
Sei que cheirava altos pinheiros,
floridos aloendros, campos de alfazema,
odores muito mais intensos
do que poderia escrever em poema.
Cheiro a estevas e terra molhada,
a roupa lavada com sabão
despida na prévia madrugada.
Desejaria teu corpo aroma
a anoitecer perto do meu.
Ou a amanhecer de repente,
brisa canção a rodopiar
num prado perto do céu.
Perdi o sentido do olfacto.
Que sonho inventado é este,
ilusório e contrafeito,
este tormento em doce retrato,
leve e caricato,
que trago no meu peito?...
Mesmo sem poder voltar a cheirar as flores, continuarei a imaginar o aroma que lhes conheci. Com a voz da Sara Tavares, uma cantora-compositora talentosíssima e amorosa. E continuarei a cuidar das minhas flores, e a pressentir-lhes o perfume. "Voá Borboleta"

Um POEMA LINDÍSSIMO cheio de amor, talento, carinho, dedicação, desejo
ResponderEliminarFabulosa harmonia entre as palavras, que entrelaçadas no ser versejar, tornam o poema perfeito.
Adorei ler. Parabéns.
****************************
Querendo, visitem-me:
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/2013/06/agua-que-desliza.html#comment-form
Obrigada, Ricardo. Tu é muito generoso, mas a perfeição não existe; eu própria acho que existem versos que têm de ser aqui melhorados. Tenho tido pouco tempo, e o poema foi construído um pouco à pressa, no entanto gosto do resultado.
EliminarOlá Laura Santos
EliminarClaro que a perfeição não existe.. mas existe o nada ter e o quase ter.
Os teus versos estão no quase ter, ou seja, de 0 a 10.. estão no ... 11
Fica feliz
Oh, Ricardo, agora é que me deixaste sem palavras...com a tua simpatia.
EliminarJá fiquei feliz...;-) A babar....:-)
Que poema maravilhoso, Laura, cheio de sensualidade, um pouco de tristeza no fim, misturada até com um pouco de humor.Obriga por nos oferecer sempre coisas tão bonitas.
ResponderEliminarManuela Pires
Manuela, eu é que agradeço as suas palavras. Sim, um pouco de tristeza no fim, porque sentir tormento por um sonho, por coisas que não valem a pena
Eliminaracaba por ser um pouco caricato....
Até eu inspirei esse perfume e esses aromas que nos trouxeste com este poema.
ResponderEliminarUm poema lindíssimo, porque só assim os fazes fazer. Não vejo tristeza, quando se pinta assim uma tela tão bonita....
Beijo
Ainda bem que não viste tristeza, porque ela só durou um segundo, depois fiquei contente.
EliminarObrigada JP.
Beijo
Este post merece ser inspirado, para que se desfrute do seu aroma.
ResponderEliminarTalvez...:-) Que bom que sentiste os aromas.
EliminarObrigada, S*.
Gosto muito do poema, são sempre bons, e também gosto muito da Sara Tavares.
ResponderEliminarSofia
Olá, Sofia, sim a Sara Tavares é muito especial; é talentosa, é linda por fora e por dentro.
Eliminarx
Poderíamos chamar-lhe uma sinfonia de aromas em poema sonhado.
ResponderEliminarFui cheirando e relembrando todos esses cheiros, Laura.
Bj**
Eu chamar-lhe-ia mais uma sinfonia de aromas sonhados em poema concreto...:-) Pois, eu também (apenas) relembro todos esses cheiros.
EliminarBeijo, Mz
Agradável e inebriante esta poesia, este sonhar acordado.
ResponderEliminarP.S. Adoro café quentinho acabado de fazer, aceito uma chávena, dispenso açúcar.
:)
Eu também adoro café acabado de fazer, mas não me diga que beberia café a esta hora!...Eu se bebesse café agora, de certeza que continuaria a sonhar acordada a noite inteira...:-)
ResponderEliminarGostei muito Laura!
ResponderEliminarExplorando os sentidos do leitor...
Bom sonhos!
Obrigada, Arnaldo.Já que eu só posso sonhar os cheiros, haja alguém que os cheire e aprecie.
EliminarNem sempre é bom sonhar, mas quase sempre é.
Gostei muito Laura!
ResponderEliminarExplorando os sentidos do leitor...
Bom sonhos!
A Florbela E. dizia :" Não costumo acreditar muito nos sonhos...porque de todos se acorda." É exactamente o que eu penso, mas o meu pequenino coração é tão teimoso...não obedece por vezes às ordens que lhe dou; mania de independência é o que é...:-)
Eliminargostei muito, esta lindo...mais uma vez admiro a tua inspiracao e a tua veia poetica :-)
ResponderEliminarBeijinhos da Alemanha
Ps: este vai para os favoritos
Yahoo! Minha querida mana! É , não consigo inspirar os cheiros, mas tento inspirar-me na memória que tenho deles.
EliminarMuitos beijinhos, meu amor, para a Vivian, também.
Boa tarde, Laura!
ResponderEliminarBelíssima poesia,com um toque perfumado das flores,amei!
BEIJOS
Muito obrigada, Bela Flor. Ainda bem que gostaste.
ResponderEliminarBeijos
Demasiado bem escrito. Adorei, se eu escrevesse tão bem, também exploraria essa temática.
ResponderEliminarObrigada,mas qual das temáticas? A do amor, a do sonho, a das ervas aromáticas, ou todas elas...:-)
ResponderEliminarx
Laura, que poema extraordinário,adorei.Como gosto de todos os outros, também. E gosto, muito,muito da Sara .
ResponderEliminarAna Silva
Obrigada, Ana. Sim, a Sara Tavares é muito especial.
Eliminarx
Olá, Laura!
ResponderEliminarNão sei que retrato é esse, o que conserva no seu peito, mas os seus "Aromas" ficam em nós, garanto-lhe e perduram.
QUE RIQUEZA LINGUÍSTICA! TANTO CHEIRO E TANTA COR!
Apetecia-me "comer" o seu texto, como se fosse fruta madura, bem fresca, logo de manhã.
Bom domingo.
Beijos da Luz.
Muito obrigada, Emília. O retrato que conservo no meu peito é apenas o dos cheiros que não consigo cheirar mais, e são também outras recordações de algo que foi, sem ter sido alguma coisa... Apesar de ter perdido o sentido do olfacto, todos os cheiros persistem em mim como uma "marca de água".
EliminarMas tenho a memória dos cheiros, e de tudo resto.E é tão bom.
Bom domingo também para si.
Beijos
.
É pá, tu escreves umas coisas que nos viras de patas para o ar. Eu gosto , mas não sei dizer nada, é muito tempero...:)
ResponderEliminarJoão Nicolau
Aaahhh! De patas para para o ar?!....Onde?...:-)
EliminarObrigada, João, só tu realmente para me fazeres rir... Basta gostar, ou não gostar, nem seria preciso dizer nada, mas acabas sempre por dizer algo que me faz rir.
O amor tem cheiro e gosto de tudo que é bom...Laura, um beijo!
ResponderEliminarSem dúvida, Shirley, sem dúvida.
EliminarObrigada e um beijo, também.
Um poema maravilhoso. Parabéns.
ResponderEliminarOrlando Costa
Obrigada, Orlando.
EliminarBoa tarde Laura um poema realmente encantador mesclando aromas de uma natura tão rica... rimas ficaram muito boas e olha só.. a alfazema, amo o incenso deste aroma e nunca usei ela para rimar.. já anotei ela aqui rsrs bjs e um lindo dia
ResponderEliminarObrigada, Samuel, fico contente que tenha gostado do tipo de rima, e então toca a inspirar muita alfazema e fazer esse tal poema...;-)
EliminarBjs e um bom dia também para si
OI LAURA!
ResponderEliminarTE VI EM OUTRO BLOG E RESOLVI VIR TE VISITAR DO QUE NÃO ME ARREPENDO, APÓS LER ESTE LINDO E SENTIDO POEMA.
MEU BLOG É O "SÓ PRA DIZER" QUE ESTÁ DE NÍVER, VAI LÁ.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Oi, Zilanicelia, obrigada pela sua visita. Visitá-la-ei proximamente, sem dúvida.Obrigada e abrçs!
EliminarOi Laura!
ResponderEliminarGrata pela visita e comentário.
Seus escritos são delicados e inspiradores.
Este poema,em especial é lindo e perfumado.
Gostei muito.
Bjs!
Obrigada sou eu, Clau. Ainda bem que gostou do que escrevo.
EliminarBjs
Olá Laura Santos,
ResponderEliminarGostei muito do seu espaço
Adorei o poema, também gosto de cheiros intensos e naturais
Beijinho
Gostava que me visitassem.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Obrigada Cidália.
EliminarBj
Olá tudo bem? Vim conhecer teu espaço e me deparei com este poema lindo, exalando aromas que deixou-me entorpecida e encantada. Parabéns! Um carinho beijo pra ti.
ResponderEliminar=> Gritos da alma
=> Meus contos
=> Só quadras
Obrigada Nádia. Um beijo grande para si também.
Eliminarx
Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela.
ResponderEliminarPaulo Coelho
http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/
É muito verdade, Fábio. Deixemos tudo o que é ser vivo viver a sua própria vida.
ResponderEliminarDeixemos as flores murchar por si mesmas, e soltemos todas as aves das gaiolas.
Obrigada pelo seu comentário.
Boa noite Laura, que aromas maravilhosos senti daqui esse poema lindo emocionante, amo flores e seus aromas, Laura passando pra desejar uma ótima quinta feira beijos.
ResponderEliminarBlog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin
Muito Obrigada, Lucimar! Você é um anjo , sempre a desejar um dia feliz a toda a gente!
EliminarBem haja pela sua simpatia.
xx
Maravilha de alquimia!
ResponderEliminarPuta blend de palavras estimulantes!
Aaah que divertido! Mas olha que nós aqui em Portugal não usamos a "puta" da mesma forma...:-)
ResponderEliminarObrigada pelo comentário, Ricardo.
xx
Oi querida Laura!
ResponderEliminarQue poema lindo!!!
Adorei viajar por esta trilha dos aromas ricos de afetos que
somente uma grande poetisa de sensibilidade rara poderia
nos proporcionar. O poema tem uma melodia tocante e uma
sensualidade crescente que nos envolve...
Fiquei muito tocada com a informação da tua perda do sentido
do olfacto, mas a tua memória (afetiva) e o teu dom poético de
"ilusionista das palavras" transforma a realidade concreta em
beleza poética que nos permite voar, sonhar acordada...
Adorei a imagem e o vídeo com a música de uma
delicadeza perfeita para o poema!
Estou com saudade de ti e da tua arte poética, por isso
encontrei este caminho de te visitar nas postagens que
eu ainda não tinha comentado.
Desejo muita felicidade para ti, Laura...
Bjos.
Ah que querida, Suzete!... Este poema foi construído a partir da minha memória olfactiva. Não consigo mais apreender os cheiros, mas fio-me na lembrança que deles tenho. O pior é quando se trata de um odor desconhecido para mim, aí será impossível dizer alguma coisa...! :-)
EliminarFico contente por teres gostado.
Muita felicidade para ti também, minha irmã da poesia.
Obrigada.
xx