Nasceu como fruto do acaso num barraco
de tosca imundície e fossas nas traseiras.
Entre cru desalento e garrafas de vinho,
Pão duro e bolorento, orgias de Baco
zangas, gritos, pancada e bebedeiras.
Criada na vergonha de palavra e gesto
acossada bem cedo por mãos invisíveis
em infância fria marcada pelo incesto,
uma sobrevivência rodeada de vícios.
O nada, a fuga, a realidade indefinida,
coragem colhida à beira dos precipícios
para manter sempre a cabeça erguida.
Trazia singular desenvoltura no andar
e aquela forma tão desprendida de falar
sobre as doces calmarias e os temporais.
De tudo o que era falso ou real prazer,
de florestas densas, estranhos animais.
Dona de sonora alegria espalhafatosa,
Própria de quem é triste ou inocente,
com cabelos ruivos presos numa rosa
troçando de cada proposta indecente.
Albergava no peito um vale de segredos,
suave regaço de vontades e desesperos,
confortável esconderijo para os medos.
Assediada por homens novos e velhos
Julgando assim poder comprar amor
em atitude contrária aos evangelhos.
Senhores severos sem brasa nem chama
esperados no quarto por suas senhoras.
A elas se juntariam pé ante pé na cama,
sem acordá-las, sempre a tardias horas.
Cristaleiras de prata, cristais e estanhos,
jarras coloridas sobre grandes mesas,
mulheres reféns entre desejos tamanhos.
Mármores de Itália, porcelanas chinesas,
janelas de onde furtivamente debruçadas
espreitam a fugaz passagem dos magalas
simulando sacudir tapetes de Arraiolos.
Damas a beber chá inglês com torradas
na penumbra de belas majestosas salas,
erectas em cadeirões dos anos vinte.
Em preciosas fragrâncias perfumadas
e vestuário do mais elevado requinte.
"Que enfado a vida destas senhoras"!
Dizem as criadas no baile da matiné,
ou depois da confissão ao domingo
felizes à saída da missa na santa Sé.
Geni e o Zepelim, canção que faz parte da "Ópera do Malandro",e que retrata muito bem a hipocrisia de sociedades decadentes assentes em podres pseudo-moralismos. Composta e cantada por Chico Buarque.

OI LAURA!
ResponderEliminarSÓ TEM UM ADJETIVO QUE FAZ JUS A ESTE TEXTO, "MARAVILHOSO".
ESTA MUSICA DO CHICO FOI UM SUCESSO QUANDO DE SEU LANÇAMENTO, APESAR DOS FALSOS MORALISMOS DA ÉPOCA, TODO MUNDO A CANTOU.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Olá Zilani!
EliminarPressuponho que muita gente canta sem tomar atenção à letra, e este refrão é muito apelativo...:-)
xx
TEXTO MARAVILLOSAMENTE GESTADO. MUY IRÓNICO.
ResponderEliminarUN ABRAZO
Existem assuntos que merecem ser tratados com alguma ironia.
Eliminarxx
Hoje estou vivendo um momento muito especial na minha vida.
ResponderEliminarPor isso estou aqui convidando você para se alegrar com minha benção.
Tenho estado ausente porém hoje estarei
dedicando meu tempo que deveria estar em repouso
absoluto para me encontrar com você matar as saudades.
Com uma mensagem de uma data muito importante para mim
venho convidar você para buscar minhas lembranças desse dia.
Desejo lhe um abençoado final de semana
luz paz e Deus no seu viver.
Beijos com infinito carinho e amizade .
Evanir.
Obrigada, Evanir. Bom fim de semana.
Eliminarxx
Amiga Laura interessante o post.
ResponderEliminarBeijos no coração !
Fernanda Oliveira
Obrigada, Fernanda.
Eliminarxx
Laurinha, wunderbar, meraviglioso, fantástico.
ResponderEliminarEstou encantada. O Chico Buarque música pura poesia, e tu criaste uma gema. Beijinho.
Obrigada. És uma poliglota exagerada...:-)
EliminarGosto muito das letras do Chico.
xx
olá Laura
ResponderEliminarobrigado pelo carinho..... me honrras. escreves con coraçâo e alma ..
eu sou apenas aprendiz..
beijos..
A honra é toda minha...:-)
Eliminarxx
Laura: excelente, quanto à música, gosto e conheço muito bem, faz parte das minhas eleitas do Chico.
ResponderEliminarÉ pena que as sociedades, continuem embriagadas de falsos moralismos, e ostentem uma fachada de aparato doentio, e podre.
Vivemos num tabuleiro de um jogo, feito com dados viciados!
JINHO
http://diogo-mar.blogspot.com/
Pois é Diogo, e geralmente quem mais apregoa grandes princípios de moral e bons costumes é quem mais se esquece deles, ou desejaria esquecer.
EliminarComo diria J. Cocteau; "as regras morais são as regras de um jogo no qual todos fazem batota, e isto desde que o mundo é mundo".
xx
Bom dia Laura.. querida amiga, sempre deixando lindas poesias.. como temos riquezas espalhadas pelo mundo.. adoro estas ricas em rimas.. são temas fortes que condizem com o que se vive geralmente..
ResponderEliminarsobre o cancro.. do teu comentário.. claro fiz baseado na explicação do livro linguagem do corpo da cristina cairo... o que sei é que ela estará em portugal daqui alguns meses para agora.. adoro ela.. se souber e puder conferir a palestra dela seria muito bom..
então o cancer tem muitas causas.. geralmente vem acumulando coisas em nós desde nossa infancia.. perdi avós com isso.. ou tem uma quitação cármica que a pessoa escolhe ter tal doença como já li em livros ocultistas ou é magoas e raivas.. que possamos ter sempre alegria.. só ela nos livra disso bjs e até sempre
Olá Samuel!
EliminarQuanto às doenças, entendo e concordo plenamente que a nossa mente influencia o estado de saúde do corpo, e muito até; quem é alegre tem mais hipótese de manter-se saudável, do que uma pessoa triste e deprimida, ou qualquer outro tipo de sentimento negativo, contudo não reduzo as causas para o aparecimento de doenças apenas a esse aspecto importante, mas também às características biológicas e hereditárias do individuo, e ao estilo de vida que adopta.
Muito obrigada pela informação acerca da palestra de Cristina Cairo (nunca tinha ouvido falar). Ficarei alerta com as minhas antenas ligadas, pois deverá ser muito interessante.
E fiquemos alegres, sim.
xx
Viver é algo dificil, enfrentar o dia-a-dia um desafio constante.
ResponderEliminarSuas poesias encantam e nos remetem a pensar sempre.
Bom demais!
bjs
Bom final de semana
Ritinha
A vida de muita gente não é um mar de rosas. Convém que reflictamos por vezes nas contradições humanas.
EliminarObrigada e bom fim de semana, Ritinha.
xx
Vejam só ao que chegámos, uma senhora a sacudir tapetes, é imperdoável... ainda que sejam de Arraiolos.
ResponderEliminar:)
A Laura não poderia ter encontrado melhor canção para acompanhar a sua refinada escrita. Já tínhamos a "Ópera do Malandro" e agora... só fica a faltar a música.
:)
Bom fim de semana!
Ah, fingir sacudir tapetes era apenas um pretexto para lançar os olhos sobre os magalas que passavam na rua...;-)
EliminarAliás, foi mesmo esta canção que me inspirou a escrever o "Barracos e Palácios".
Bom fim de semana!
xx
Belas
ResponderEliminaras flores
mesmo quando se desfolham
Decerto.
Eliminarxx
Mágoas, marcas...
ResponderEliminarCercear sem querer o que não chegou, nem infância, quanto mais esperança.
Alma empedernida por juventude adulta, já moribunda no início da inocência, mas que entre baixelas e luxos, as sombras oxidam baixelas e luxos.
Mas sempre com compostura, fica bem, as lágrimas que j+a se foram, não incomodam os outros e até ador está congelada. Quem sabe no degelo não se irão soltar, jorrando alegrias...
Abraço amigo.
Olá Xico!
EliminarExacto, só que há mágoas e mágoas. Umas podem passar, outros ficam como parte constituinte da própria personalidade.
A vida já é poderá ser porventura complicada para toda a gente, muito mais para aqueles cuja infância foi cruel. A partir daí só há duas hipóteses; resistir ou não. E resistir significa muitas vezes ter de congelar tudo que verdadeiramente se é. Sobreviver fingindo que se é outro.
Obrigada, Xico.
xx
Maravilhosos poema cuja doçura das rimas embalam os olhos
ResponderEliminarAdoro essa canção!!
beijos
Até acho estas rimas mais amargas que doces...:-)
EliminarTambém gosto muito desta canção.
xx
Quando as palavras ficam secas na garganta, não conseguindo sair, quer dizer que a emoção tomou conta do sentimento, tornando-se profundo.
ResponderEliminarSinto-me assim: Que poema DIVINO.
XX
Obrigada, Ricardo, tu exageras sempre. É muito mais "diabólico" que "divino"...:-)
Eliminarxx
Boa noite Laura
ResponderEliminarAmiga... mas que poema Lindo, sensível...e real... retrata bem o que se passou e passa com quem nasce numa simples barraca, ou em berço de ouro, ou seja, esta frase marcou-me fez-me lembrar um passagem na minha infancia.
[[ Assediada por homens novos e velhos
Julgando assim poder comprar amor
em atitude contrária aos evangelhos.]]
Mas depois também há a chamara "riqueza podre"....
Olha gostei muito, deixou-me a pensar... porque de um certo modo me fez vir à recordação passagens na minha infância, quer familiar, ou fora...
Amiga; Não sei se está em contexto... mas eu já tinha lido o teu poema eram uma 8h da manhã... mas quis comentar ....
ADOREI
Espero que estejas bem...obrigada pelo teu carinho diário no blogue.
Beijinho e bom fim de semana.
Cidália, eu sabia que ias achar muito real, devido à tua própria infância...só que passa por elas é que sabe...
EliminarSim, existe uma "riqueza podre", tal como existe pobreza sem abuso e riqueza sem podridão.
Se está em contexto?! Está mais do que em contexto. Infelizmente sabes daquilo que estou a falar.
Obrigada Cidália, está tudo bem.
Bom fim de semana também para ti.
xx
Começo pelo fim....a obra de Chico Buarque é magnífica e enquadra-se magistralmente neste poema que nos trouxeste aqui. Gosto muito da música dele...dela especialmente...
ResponderEliminarQuanto aos "Barracos e Palácios", e a constante comparação com a Geni da letra da música que aqui partilhaste, é uma verdadeira alegoria com os mundos que hoje conhecemos, sumptuosos mundos de desenganos onde se guardam súplicas e medos em fuga. De tudo o que era falso, se falássemos de amor, e real prazer, se falássemos antes da vida hipócrita.
Uma infância adiada, que guardava segredos e desesperos, onde se vendiam almas puras, amorosas em prenúncios de tormento.
Beijinho Laura e parabéns pela magnífica escrita :))
No fundo os problemas e desenganos do mundo como o conhecemos, acabam por ser comuns a outras épocas e lugares. Ambientes muito diferentes mas os problemas são intrinsecamente os mesmos.
EliminarA grande questão é que a velhice pode e deve adiar-se, e a infância não. Um ser sem infância é um ser em desvantagem. E a questão reside sempre no tipo de "fuga" que se faz a partir daí.
Obrigada, JP. Bom fim de semana.
xx
Uma menina que nasceu na pobreza,mostrava alegrias,e por dentro a agonia de ser seduzida pelos ricos. E as senhoras dentro de casa no luxo,porém não são felizes,ficavam esperando os maridos que estavam a perseguir as pobres meninas.Belo texto,que mostra a verdadeira pobreza das ruas.
ResponderEliminarDesculpa Laura se não soube interpretar,beijinhos.
Nelma, a interpretação é livre. E interpretaste muito bem, claro.
EliminarMais do que a pobreza das ruas,a pobreza dentro das casas; a miséria interior de muita gente.
Pedir desculpa porquê?!...
xx
O Mundo de opostos onde se vive.
ResponderEliminarOs barracos podem não ser apetecíveis, mas quantas vezes também não o são os palácios?
Uma escrita muito fluida e cativante.
beijinhos
Nem mais, um mundo de opostos e as contradições, os falsos moralismos, a hipocrisia, a crueza das coisas.Uma barraca pode ser uma masmorra, mas um palácio também pode ser uma autêntica prisão.
EliminarObrigada, Pérola!
xx
Lindamente escrito, como sempre. " Albergava no peito um vale de segredos" Nossa isso definitivamente é deveras poético! Essa fanopeia brotando ao ler cada verso de Barracos e palácios...
ResponderEliminarLindo, tudo tão lindo... Chico Buarque divino, postagem perfeita Laura!
Beijo!
A sério...gostou mesmo, Nato?.... Foi escrito com a Bic....;-)
EliminarÉs uma simpatia!
xx
Laura, Chico Buarque sabe como colocar em palavras sentimentos, contradições, questões sociais... e muito mais. Sou uma de suas inúmeras admiradoras. Você segue o mesmo caminho e abordou o tema com propriedade e beleza. Não há separação entre pessoas, em virtude de suas moradas. A infância infeliz e de abusos também acontece nos palácios, assim como brilha a grandeza em muitos barracos. O ponto alto dessa sua escrita é o falso moralismo. E este é mais frequente no luxo que no chamado lixo. Muito bom! Bjs.
ResponderEliminarExcelente comentário, Marilene!
EliminarUma verdadeira mixórdia de luxo e de lixo.
Eu própria não explicaria tão bem o que escrevi....:-)
xx
Laura: poesia e música...perfeitas!! abraços carinhosos querida flor amiga.
ResponderEliminarObrigada, Lia.
Eliminarxx
Olá Laura,
ResponderEliminarA escolha da música foi perfeita para o tema focado no lúcido e belo poema. Até parece que foi a música que lhe inspirou o poema, de tanta sintonia. Nunca me ative à íntegra da letra dessa música, pois à época do seu sucesso apenas o refrão me chamava a atenção. Lembro-me que tinha uma faxineira chamada Geni e ela me contava as gozações contra ela por causa do nome e que ela ficava muito aborrecida. Hoje, porém, lendo o poema, parei para ouvir calmamente a música, prestando atenção na letra. Tanto o poema quanto a música retratam com maestria a hipocrisia e o falso moralismo reinante na sociedade através dos tempos, embora na modernidade o quadro já apresenta alguns nuances diferentes, prevalecendo, contudo, o absurdo abuso contra as crianças, que têm sua infância roubada por inescrupulosos mascarados de cidadãos de bem. Infelizmente, ainda há muitas Geni-s no mundo, sofrendo o amargor da desonra e de ter seus sonhos destruídos pelo egoísmo e desrespeito humano.
Registro, aqui, a construção poética que me marcou de modo especial:
"Albergava no peito um vale de segredos,
suave regaço de vontades e desesperos,
confortável esconderijo para os medos".
Simplesmente belíssimo, Laura. Você é mesmo poderosa com as palavras.
Grata pelo elogio lá no meu recanto. Não pude deixar de sorrir pela massageada no ego-rs.
Um final de semana excelente para você.
Abraço.
Olá Vera Lúcia!
EliminarPois foi, foi a música que me levou a escrever este poema.
A hipocrisia e o falso moralismo sempre existiram e continuarão a existir, embora como você diz existam muitas situações consideradas imorais há décadas atrás e que hoje já não são vistas assim, mas o que eu desejei mostrar é que apesar da violência e do abuso nos barracos, o falso moralismo encontra geralmente terreno fértil na considerada média e alta sociedade, enquanto infelizmente o abuso de crianças e jovens atravessa todos os estratos sociais. Ou seja, os que vivem na miséria podem ser "feios, porcos e maus" mas não fingem que não são, enquanto que as pessoas "de bem" têm tendência a ser hipócritas. As más condutas estão assentes sobre um falso princípio de consciência ou ausência dela.
Ah pobre Geni, não só a do Chico, mas a tua ex-faxineira, também...:-)
Obrigada, Vera. O que disse lá no Recanto é bem verdade.
Bom fim de semana!
xx
Oi Laura,
EliminarHoje a música do Chico não sai da minha cabeça. Já me vi pela casa cantarolando-a. Quem diria, depois de tanto tempo!-rsrs.
É verdade, Laura, o falso moralismo e a hipocrisia predominam nas classes sociais mais elevadas. O comentário da minha irmã, Marilene, logo acima, resumiu bem a questão. Gostei das palavras finais dela, no sentido de que o falso moralismo 'é mais frequente no luxo que no chamado lixo'.
Bem, vou voltar às minhas atividades por aqui, cantarolando a música do Chico, que parece que não vai me abandonar, por hora-rsrsrs.
Ótima tarde por aí.
Abraço.
Ah que surpresa !!...A Marilene é sua irmã?...:-) Algo vocês têm em comum; a profissão, o bom gosto , a beleza e a inteligência.
EliminarMuito giro! ...E como tal o comentário dela também teria de ser "na mouche"!
Cantarola, cantarola, Vera, e tenha uma bela tarde....:-)
xx
Este teu belo poema faz uma profunda crítica social,
ResponderEliminarevidenciando a realidade comportamental e ambiental de
dois mundos; o dos barracos e os palácios que se
interligam no espaço do explorador e os explorados,
onde o abuso de poder,a violência,a hipocrisia,as
desigualdades e os conflitos prevalecem. Destaco
também, que este ambiente de "tosca imundície" dos
barracos,encontra-se na casa interior (ser) de muitos
do palácio. Como dizia o poeta Cazuza: "A burguesia pede".
Lindo o teu poema e a canção do grande Chico,
melhor impossível!
"O nada, a fuga,a realidade indefinida,
coragem colhida à beira dos precipícios
para manter sempre a cabeça erguida."
Bravo,querida Laura!!
Beijo.
A sociedade precisa de muitos puxões de orelhas, não é Suzete?
EliminarNo fundo as pessoas são infelizes, e de tão infelizes arranjam estratagemas hipócritas que levam a um tipo de comportamento que tanto pode ser de violência e crueldade, como de falsidade e (ou) indiferença em relação ao seu ambiente familiar. Subterfúgios de uma sobrevivência rude que ataca a identidade dos que os rodeiam.
É bem verdade o que dizes; a tosca imundície existe a céu aberto no bairro de barracas, e dentro de alguns que vivem em palácios.
Cazuza sabia que a "burguesia fede", sobretudo quando as relações se regem pelas aparências e se tem como princípio para tudo que o dinheiro compra tudo.
Obrigada, Suzete.
xx
Laura,
ResponderEliminarCorrigindo, como dizia o poeta Cazuza: A burguesia fede."
Eu tinha percebido...;-)
EliminarMuito bem feita a construção do poema Laura, um dos melhores que já li por aqui. A sociedade é pura exclusão, um aglomerado, uma verdadeira selva de pedras, onde a moeda corrente é a conveniência. Chico é tudo de bom.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=za3sJbw822Q
É isso mesmo, a conveniência.
EliminarE que belo este "Folhetim" na voz de Gal Costa, uma das minhas cantoras preferidas. Não conte a ninguém, mas na minha juventude eu adorava cantar "Índia" de Gal Costa, não que eu soubesse cantar, mas cantava...:-)
Obrigada, Fábio, pelas palavras e pelo "Folhetim", uma composição muito boa e um tanto ou quanto subversiva em relação a uma certa linha romântica.
xx
Oi Laura,
ResponderEliminarComo sempre, gostei da sua poesia
tão bem escrita.
Texto e música combinaram perfeitamente.
Ambas as mulheres do texto foram vítimas do meio social...
Bom fim de semana.
Bjs!
Oi Clau!
EliminarExactamente. De maneira muito diferente, as duas foram mulheres sofredoras.
Bom fim de semana também para ti.
xx
Boa tarde, Laura
ResponderEliminarSó posso agradecer teres-me proporcionado a leitura dum texto poético com a grandeza deste!
Achei-o absolutamente fora de série!
O vídeo é maravilhoso. Gosto muito de Chico Buarque, e esta é uma das canções que mais aprecio, dele.
Obrigado por partilha tão completa e valiosa.
Obrigado também pela presença no meu modesto "DEUSA".
Desejo-te um domingo esplendoroso.
Um beijo
Miguel
Obrigada, Miguel.
EliminarO teu blog não é modesto, tu é que tens tendência a postar pouco....:-)
Espero bem que o fim de semana continue solarengo porque tenho as minhas plantas para cuidar.
Um bom domingo também para ti.
xx
Verdade Laura,acho que nós já conhecemos todas as facetas do homem,e mais alguma coisa rsrsr.
ResponderEliminarUm ótimo fim de semana,beijinhos.
Aaahh, é verdade, Nelma. Reconhecemos, infelizmente muita coisa naquela lista...;-)
EliminarTenta divertir-te um pouco este fim de semana.
xx
Laura ,
ResponderEliminarVocê faz o que quer com as palavras . Excelente seu poema . Parabéns e obrigada por partilhá-lo .A música do Chico se encaixa perfeitamente com o tema abordado . Beijos
Marisa, desconfio que as palavras é que já fizeram comigo o que quiseram. Hoje tento eu fazer alguma coisa com elas.
EliminarHá muito tempo que queria escrever a partir desta canção, e foi agora.
Obrigada pelas suas palavras tão simpáticas.
xx
Querida Laura, parece irreal, mas, não é.
ResponderEliminarBeijinho no seu coração!
Obrigada, Shirley.
Eliminarxx
Bonita forma de lançar luz em algumas sombras da sociedade, Laura.
ResponderEliminarA luz de teu poema é belíssima.
Meu abraço!
É um poema muito sombrio; talvez essa luz resida numa leve ironia.
Eliminarxx
Laura, somos excluídos a todo instante, com ou sem motivos... ou melhor, qualquer coisinha boba, que fuja aà opinião alheia já é motivo para exclusão.
ResponderEliminarEu sei e sinto na pele o que é ter problemas com a exclusão.
E para chatear ainda mais a SOCIEDADE cria mecanismos includentes que são pura forma de excluir com classe.
Pode ficar tranquila, dei um longo tempo ao meu blog por inúmeros e desilusivos problemas, mas visitarei os amigos queridos sempre. Bom domingo!!!
Exclusão nós estamos fartos de saber que existe, mas a questão é mesmo essa de "excluir com classe", a hipocrisia que a rodeia, com tanta gente a fingir preocupar-se com o verdadeiro interesse das crianças, dos deficientes, de todos os excluídos do sistema...
EliminarMalu, apenas fiquei triste por essa paragem , inesperada para mim, e por sentir em ti um certo desalento.
Obrigada, Malu, e arrebita!
xx
Laura, bom dia.
ResponderEliminarChico Buarque, um nome nobre na Arte do Brasil. Vim aqui, trazer o meu abraço para você, neste domingo.
"Alô, Alô, Terezinha Aquele Abraço"....:-)
EliminarObrigada, Zé.
xx
Esto no falta nunca en la sociedad: La doble moral y la hipocresía burguesa. Una lacra que nunca se extinguirá.
ResponderEliminarUn beso, Laura.
É verdade, Manuel, há coisas que nunca mudam; a dupla moral e a hipocrisia.
Eliminarxx
Minha querida
ResponderEliminarInfelizmente a sociedade está podre...não há humanidade, ninguém olha para o lado, para não ver e assim ficam em paz.
deixo um beijinho e agradeço a visita carinhosa.
Sonhadora
Pois é, Rosa, não olhar é não ver, não ver é não pensar. E o resto varre-se para debaixo do tapete e finge-se que está tudo bem.
Eliminarxx
As desigualdades sociais tornam o mundo muito imundo.
ResponderEliminarAs desigualdades sociais são inevitáveis, o problema é o princípio de poder sobre o qual assentam as relações entre o topo da pirâmide e a sua base.
Eliminarxx
Isto é areia demais para a minha camioneta.
ResponderEliminarJoão Nicolau
Porquê?!!...
EliminarTodos iguais... mas todos diferentes, até na riqueza...
ResponderEliminarMagnífico texto, gostei imenso.
Laura, tem uma boa semana.
Beijo.
A riqueza cria geralmente uma cadeia de inter-relações e dependências que não permite relações salutares.
EliminarBoa semana, Nilson.
xx
Laura,
ResponderEliminarPara quem pretende olhar de frente a vida, impossível passar incólume a essa realidade. A injustiça sempre semeou maus ventos.
Beijo :)
Quem pretender olhar a vida de frente, tem mesmo de sair de si e olhar para tudo à sua volta.
Eliminarxx
Obrigada pelo carinho,adoro sua amizade.
ResponderEliminarUm lindo dia pra ti,beijinhos.
Oh Nelma não tem de quê...Um lindo dia também para ti, querida.
Eliminarxx
Laura! Que tudo!
ResponderEliminarNas desigualdades e nas riquezas dos detalhes que descreveu, uma realidade e tanto!
Bom demais!
bjs
Ritinha
(Laura, estou saindo de ferias, um tempo para ficar com meu Grandão, sentirei saudade)
Obrigada, Ritinha.
EliminarQue as vossas férias sejam maravilhosas. Nem lhe peço que carregue as baterias porque a sua energia está sempre em alta....:-)
xx
Poema maravilhoso o vídeo uma boa escolha para completar, Laura passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
ResponderEliminarhttp://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br
Obrigada, Lucimar.
Eliminarxx
Oi Laura,quantas verdades e realidades escritas em seu texto.
ResponderEliminarParabéns!
bjs amiga e obrigada pela visita.
Carmen Lúcia-mamymilu.
Obrigada Carmen Lúcia.
Eliminarxx
A hipocrisia se esparrama por todas as partes.
ResponderEliminarCadinho RoCo
Pois é Cadinho, e "esparramar" uma palavra muito interessante.......:-)
EliminarAdorei o título, pois acho difícil nomear meus trabalhos e vc encontrou o título perfeito. De fato a hipocrisia habita sem distinção casebres e palacetes. A música do Chico se casa à perfeição ;)
ResponderEliminarObrigada, querida, pela força! Estou de volta... devagar... mas de volta. É a troca com pessoas especiais como vc que faz valer a pena manter o minasdemim. Adorei saber sobre as artes de sua mãe e que vc tem muitos trabalhos em crochê!
Abraço!
Por acaso não estou satisfeita nem com o título nem com a imagem, mas qualquer dia posso modificar. Preferia um título mais subtil.
EliminarJussara, que bom que estás de volta! A questão é que não é necessário estar sempre a postar, basta de vez em quando, e manter a qualidade de sempre.
É verdade, tenho imensas peças em crochet, algumas feitas por mim, mas sobretudo feitas pela minha mãe...acho que um dia ainda sou capaz de mostrá-las...:-)
xx
magnífico.
ResponderEliminarA sério...?!
Eliminarxx
Um texto magnífico que traduz bem, uma sociedade decadente, em que mais vale parecer do que ser.
ResponderEliminarMusica muito bem escolhida, que fez parte das delícias da minha juventude, e que ainda hoje me arrepia.
Quantas Genis, existem pelo mundo fora!!!
Deixo beijos Laura ,e o desejo de uma boa semana!
Até nas épocas áureas e de relativo esplendor a hipocrisia reina, por isso nas sociedades decadentes não seria diferente. E as pessoas às vezes em vez de tentar mudar as situações de raiz, tentam iludir o problema; lembrei-me agora das "Mães de Bragança"...
EliminarChico Buarque é sempre escolha acertada....:-)
Uma boa semana, também, Cristina.
xx
Oh céus, que poema bonito, cantante, com rimas ricas e aprofundadas na perfeição! Um dos mais bonitos que já li por aqui, está de Parabéns Laura. Você tem alma crítica e principalmente poética. Que vida chata destas senhoras!!
ResponderEliminarQuero sempre vir por aqui e agradeço suas visitas que são sempre verdadeiras e muito me felicitam.
Obrigada, Gyzelle. É difícil misturar sentido crítico com sentimento poético, mas acho que neste caso resultou.
EliminarE há muitas senhoras com vidas muito chatas!
xx
Seu texto me vez lembrar de uma paciente que eu tive...menina-mulher, 9 anos, encaminhada e retirada do pai, para a Delegacia da Criança e Adolescente e hoje mora num orfanato do estado.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Infelizmente não te fiz lembrar coisa boa...mas a vida é assim; por vezes os filhos têm de ser protegidos dos próprios pais....:'-(
Eliminarxx
Li, ouvi e fiquei a arder com tanto calor, rico e profundo.
ResponderEliminarBj
Obrigada, Manuel Luís.
Eliminarxx
Boa noite Laurinha, tudo bem amiga? Aqui no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, as praias estão cheias, pois o calor está castigando. E aí em Portugal?
ResponderEliminar-----
Ao som do Chico, você nos mostra, nessa brilhante poesia, o caráter pseudomoralista e hipócrita da sociedade. Na política por exemplo, é o que mais vemos: homens nobres, de terno, mascarando realidades escondidas debaixo do tapete.Estar no poder, de alguma forma, é estar isento de todos os pecados cometidos na terra.
Orgulho de ser teu amigo,
Parabéns sempre, sempre !
Beijão,
Dan
http://gagopoetico.blogspot.com.br/
Olá Daniel!
EliminarPois é, imagino o calorão aí no Brasil; castigo por castigo, prefiro de longe o calor ao frio que temos tido por aqui. Eu sei que por vezes o frio nem é assim tanto, mas é sobretudo do sol que sinto falta. Mas o tempo passa rápido, e já faltou mais para a Primavera chegar...:-)
Na política, tanto aí como aqui temos belos exemplares desses "nobres" defensores da res pública.; do género "faz o que eu digo não faças o que eu faço ".
Parece que é vergonha ser honesto, e usar de rectidão na vida pública e privada. E é como dizes, Daniel, o poder è um escudo invisível que te isenta de responsabilidades.
Orgulho tenho eu de receber as tuas palavras sempre tão simpáticas.
Obrigada, Daniel!
xx
ResponderEliminarBarracos e Palácios,
Por esse mundo fora tantos há
Nos primeiros mora a pobreza
Nos segundos a riqueza esbanjará
Nos primeiros também há alegria
Nos segundos haverá mais ambição
Gente pobre trabalha noite e dia
Para comer e dar aos filhos uma codea de pão.
Obrigado pela visita,
desejo para você amiga Laura Santos,
uma boa noite, um abraço,
Eduardo.
"Gente pobre trabalha noite e dia
EliminarPara comer e dar aos filhos uma côdea de pão."
Muito verdadeiro, e quem nasceu no Alentejo sabe isso muito bem.
Boa noite e um abraço, Eduardo.
Assim esta ficando nosso planeta decadente...
ResponderEliminarBeijo Lisette.
Acho que as coisas sempre foram um pouco assim, Lisette.
Eliminarxx
Boa noite, Laura
ResponderEliminarA minha modesta incursão no campo da poesia deu origem a um post que publiquei hoje, dia 30.
Devo continuar? É melhor desistir? Qual é a tua opinião?
Aguardo-te na minha «CASA», para te pronunciares…
Obrigada.
Beijinhos
Olá Mariazita!
EliminarEstou curiosa acerca dessa incursão pela poesia. Irei ver mais tarde, e dar-te -ei a minha sincera opinião.
xx
Sim Laura,as palavras são poderosas,mas vindo de bocas cruéis.
ResponderEliminarMas as minhas palavras vem do amor,são palavras sinceras,amigas.
Boa noite beijinhos.
Eu sei, Nelma, que as tuas palavras só têm a ver com o bem, mas existem pessoas que não são assim e tu própria sabes isso muito bem.
Eliminarxx
Passando para saber como está!!
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Tudo bem, Sandra, obrigada.
Eliminarxx
Pois eh, a semana já acabando e eu vim ver se rolou alguma novidade :D
ResponderEliminarhttp://segundaeucomecooficial.blogspot.com.br/
*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` ** Beijos! **
Novidades só amanhã.
Eliminarxx