sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Esvoaçar


                                                      foto de João Palmela


                        Uma rola rola, rebola no restolho.
                        Árvores estáticas sobrevoadas por pardais
                        e pombos. No calor tórrido, ouço uma cotovia
                        cruzar-se com negro melro nos azinhais.
                        Nem sombra de vivalma de noite ou de dia,
                         apenas uma agreste e estranha calma
                         que ora se mascara de paz, ora de agonia
                         de antigos sobreiros que no calor sangram
                         inconscientemente sua forte e leve cortiça.
                        Vinda de longe surge no ar uma carriça,
                         um tordo, uma felosa surgem no caminho
                         de terra dormente, não de sono ou de preguiça.
                         O picanço, o pintassilgo e o estorninho
                          aconchegam com enlevo as crias no ninho.
                         Maçãs vermelhas caem de maduras no pomar,
                          e cigarras soltam do ventre, ardente canto,
                          convite estridente para a fêmea. Surge a voar
                          um rouxinol, recorta no espaço, sem espanto
                          bailado breve, divina melodia. Rasa o chão
                          enquanto nos ares se anuncia um gavião.
                         Há no silêncio das casas corpos que se abraçam
                          em crepitante colchão de secas folhas de milho,
                          raros fios de água no regato seco se entrelaçam
                          e logo se evaporam ao sol, como rastilho.
                         Sob o olival milenar descanso. Sou feliz.
                         Rasgam os campos uma águia e um açor,
                          atemorizam a galinha-de-água e a perdiz.
                         Mais nada existe que o sossego deste calor
                         de guarda-rios, abetardas e cegonhas.
                         Uma calhandra, um milhafre e um chapim
                          invadem o meu sonho, trazem com eles
                          bufos e garças, sentam-se perto de mim.
                          Nesta aparência de sufocantes horas mortas,
                           sapos coaxarão ao anoitecer perto das hortas
                           e o tempo que finge passar tão devagar
                           escreverá a direito por linhas tortas.
                          Liberto os olhos na distância, vejo lavrar
                           no horizonte, o voo daquela pega-azul...
                          As papoilas morreram...Evito dizer adeus.
                          Levo comigo a graciosidade das aves do sul
                           e a beleza eterna da cor de todos os céus.



 Como não encontrei bons vídeos com aves do Alentejo, decidi mostrar um vídeo promocional da região, com o sugestivo título : "Alentejo, Tempo para ser Feliz". Divirtam-se!






83 comentários:

  1. Laura, sempre com textos maravilhosos, suas palavras são um encanto. Alegra-me ler seus poemas, são sempre bem elaborados, dá gosto mesmo.
    O vídeo também está muito bom, e é ótimo para mostrar um pouco de Portugal que é lindo de Norte a Sul e muito rico a nível de história e cultura.
    Tudo simplesmente Fantástico. Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para mim reconfortante saber que alguém pode ficar alegre com o que escrevo, e ter esse gosto pela leitura também deve ajudar...:-)
      É verdade Portugal é lindo de norte a sul, um país pequeno mas com regiões tão diferentes entre si.
      Muito obrigada pelas tuas palavras, Meu Canto.

      Eliminar
  2. Olá amiga Laura... Bonita inspiração, gostei muito da estrofe final.
    Achei muito belo o vídeo.

    Agradeço sempre por suas carinhosas visitas.

    Beijos em seu coração!

    Fernanda Oliveira

    ResponderEliminar
  3. O tempo é um grande escritor... mas não é o único.
    Tiro-lhe o chapéu, não a ele mas a si.
    :)

    P.S. (As papoilas não morreram. Hão-de voltar na primavera...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Rui, o tempo, tal como Deus(dizem alguns, que não eu) escreve muito nas nossas vidas. Quanto a tirar o chapéu, agradeço muito, Rui, sei que você é um cavalheiro, mas desconhecia que usava chapéu...:-)
      E sim,as papoilas voltarão naturalmente a cada Primavera.

      Eliminar
  4. Bom dia, Laura Santos

    Emocionei-me. Sou Ribatejano de nascença, mas com raízes profundas alentejanas. Meus pais dão do Baixo Alentejo, que conheço e AMO.
    Neste maravilhoso poema, quase uma carta de intenções e/ou vivências, em sonho de poesia, recordei a minha meninice onde existiam TODAS as aves aqui faladas e ainda mais algumas.
    Só uma imaginação ímpar - já sei que não gostas que eu diga estas coisas - conseguiria entrelaçar versos, rimas e frases, com tanto alcance,beleza, imaginação, ternura, e cultura de escrita, como tu o fazes aqui.
    Li, reli, voltei a ler, completamente extasiado.
    E para não me espalhar ao comprido não escrevo mais nada.
    Adorei simplesmente. Escreves de uma forma magistral - já sei, pronto ok, lool.

    Que a Paz, feita alegria e motivação, esteja sempre em teu coração, a fim de nos brindares com poemas divinos como este.

    Fica feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Ricardo, eu logo vi que tinhas de ter para aí alguma costela alentejana...com essa tua sensibilidade e humildade; isso transmite-se nos genes...:-) Eu nasci no Alentejo e recordo-me das aves, e como adoro aves tinha que escrever qualquer coisa a falar delas. Sim, existem tantas aves pelo país fora, no Alentejo também existem muitas mais mas era impossível falar de todas...
      Eu tenho uma grande imaginação, realmente, Ricardo, sou até um bocado cabeça no ar, um pouco "despassarada" por vezes...:-) Acho que tu exageras sempre um pouco nas tuas apreciações, mas que posso fazer? Apenas agradecer a forma maravilhosa como lês aquilo que escrevo.
      Obrigada, Ricardo. Deixas-me sempre à toa, sem saber o que responder.
      Um abraço!

      Eliminar
    2. Laura Santos

      As flores nascem em amor
      Florescem em harmonia
      Mostram o seu esplendor
      Como tu mostras, sabedoria

      Fica feliz...

      Eliminar
    3. Poeta Ricardo, cala-te!.....:-)
      Tens realmente atitudes de atenção com os outros que dizem muito acerca de ti. E por aqui me fico.
      Muito obrigada.

      Eliminar
  5. Laura, você consegue sempre deixar-me de boca aberta com o que escreve, tanta originalidade conseguir por tantas aves num poema para dizer coisas mais profundas.
    Gostei muito.

    Manuela Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuela, mas feche a boca senão "entra mosca ou sai asneira"...:-) As aves são animais que me fascinam desde sempre.
      x

      Eliminar
  6. Ah! Muito gostoso ler o que escreve, um jeito nobre de ver a vida e o que acontece a sua volta.
    Bom demais vir aqui e encontrar tamanho talento.
    bjs e excelente final de semana
    Ritinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ritinha. Não sei se esta forma de ver a vida e as coisas ao meu redor é nobre, mas pelo menos é sensível ao que se passa, ao que sinto, e ao que os outros sentem.
      E adoro a natureza.
      Bjs também para ti, e um belo fim de semana!

      Eliminar
  7. Olá Laura Santos..
    LINDO DEMAIS... EXCELENTE.
    gostei muito de ler.

    beijinho

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália,Ainda bem que gostou.
      Obrigada e um beijo para si.

      Eliminar
  8. fiquei encantada com o que li.....LINDO!!!

    beijinho
    Tila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida mana! É esse teu coraçãozinho alentejano...;-)
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Bom dia minha querida amiga Laura.. poesia de rimas gostosas mas já vou te falando já peguei as duas primeiras na primeira linha rola e rebola.. adivinha pra que rsrs
    para o soneto ao bumbum.. só não saiu ainda mas já achei duas rimas para ele.. claro nada de vulgar apenas o meu jeito de brincar com certos temas né rss bjs e um lindo dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aaahh! Eu quero ver como você vai utilizar essa rima em relação ao soneto do "bumbum", sim, aposto que não vai ser nada de vulgar, você é um clássico-moderno com muita elevação qualquer que seja o tema.
      Beijos, Samuel,e que os seus dias sejam belos, e com muita inspiração!

      Eliminar
  10. Olá Laura!

    Maçãs vermelhas,caem maduras no pomar e cigarras
    soltam do ventre,ardente canto,convite estridente para a fêmea!Muito lindo.
    bjs amiga e obrigada da visita e comentário
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carmen Lúcia, mas não tem que agradecer nada, é um prazer ler o que escreve.
      xx

      Eliminar
  11. Oi Laura \o/
    O vídeo é encantador e mostrou lugares magníficos!
    E que poesia agradável,gostei de ler sobre o esvoaçar das aves...
    Seus versos são sempre graciosos e é sempre uma alegria passar por aqui.
    bjs amiga \o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Clau!
      O vídeo acaba por ser engraçado e despretensioso. Eu também fico muito alegre com a tua visita.
      Bjs também para ti e bom fim de semana!

      Eliminar
  12. que bonito! parece que tomaste um ácido e foste para as planícies alentejanas em êxtase ahahah

    ResponderEliminar
  13. Olá Laura, boa noite minha amiga!
    Que post mais maravilhoso,sonhei estar nesse lugar descrito por ti, onde há tanta paz e suavidade...O vídeo é fantástico, quanta coisa linda viveram e viram ela e seu cãozinho e por fim se reencontram nesse delicado e adorável lugar que é Alentejo. Parabéns me emocionei muito com o seu texto cheio de delicadezas, aves e muita poesia.
    Beijos com muito carinho e tenha um doce e esvoaçante final de semana.
    Marilene ღ˘◡˘ღ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marilene, que bom ter gostado.O Alentejo para mim significa calma e serenidade, como que um regresso à minha infância. Costumo dizer que saí do Alentejo mas o Alentejo não saiu de mim...:-)Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras.
      Aahh, o fim de semana não está a ser muito esvoaçante, mas talvez amanhã fique melhor.Muito obrigada pela sua atenção e carinho, que retribuo.Um grande beijo, Marilene!

      Eliminar
  14. Imagino que deva ser assim Laura, o paraíso, ou a idéia perfeita do que seria. http://www.youtube.com/watch?v=4lw7V5iFHoE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fábio!
      Adorei esse "Cheiro de Mato", e que maravilha de local! Não conhecia Jane Mara, passei a conhecer um pouco, e o vídeo tem tudo a ver com a serenidade e ideia de paraíso que tentei um pouco explanar no poema. Paraíso que só conseguimos encontrar na natureza.
      Obrigada, Fábio por esse paraíso que me ofereceu!
      Um abraço!

      Eliminar
    2. Também conheço não, Laura. Nunca vi essa jovem cantora, nem na TV. Voz agradável e afinadinha, boa presença de palco, promete, tem talento. A cantora que primeiro gravou essa música chama-se Fátima Guedes, fez relativo algum sucesso tempo atrás, e nunca mais se ouviu falar dela. Voz igualmente gostosa de se ouvir. Escolhi o primeiro vídeo, por achar mais completo e ter essa "maravilha de local", como você bem falou, e ter uma regravação atualizada. Se quiser comparar: http://www.youtube.com/watch?v=f79FafgA_YU/watch?v=f79FafgA_YU

      Eliminar
    3. O meu olhar é nítido como um girassol.
      Tenho o costume de andar pelas estradas
      Olhando para a direita e para a esquerda,
      E de vez em quando olhando para trás...
      E o que vejo a cada momento
      É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
      E eu sei dar por isso muito bem...
      Sei ter o pasmo essencial
      Que tem uma criança se, ao nascer,
      Reparasse que nascera deveras...
      Sinto-me nascido a cada momento
      Para a eterna novidade do Mundo...

      Creio no Mundo como num malmequer,
      Porque o vejo. Mas não penso nele
      Porque pensar é não compreender...
      O Mundo não se fez para pensarmos nele
      (Pensar é estar doente dos olhos)
      Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

      Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
      Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
      Mas porque a amo, e amo-a por isso,
      Porque quem ama nunca sabe o que ama
      Nem sabe porque ama, nem o que é amar...

      Amar é a eterna inocência,
      E a única inocência é não pensar...

      (Alberto Caeiro)

      Ah, depois eu descobri outro vídeo dessa moça, Jane Mara, noutro pedacinho do Paraíso: http://www.youtube.com/watch?v=fG9jvuXIVmE

      Eliminar
    4. Fui ver a F. Guedes, uma boa voz sim, mas prefiro a Jane Mara; é sempre interessante comparar as várias versões.
      E depois você arrasa comigo com um dos meus poemas preferidos de sempre....:-) A J. Mara nesse outro vídeo está até mais alegre e descontraída, e adorei os cães!
      Muito obrigada, Fábio. É muito interessante esta troca de ideias.

      " Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
      Porque a amo, e amo-a por isso,
      Porque quem ama nunca sabe o que ama
      Nem sabe porque ama, nem o que é amar..."

      Existirá maior sabedoria que esta?!...E claro, tinha de ser simples.

      Eliminar
  15. Olá Laura
    Passando para te fazer uma vistinha. Gostei do video que lugar gostoso e cheio de paz. Gostaria de convida-lá para conhecer o meu cantinho. Um feliz fim de semana.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana,pela sua visita. Visitá-la-ei sem dúvida, quando tiver um pouco mais de tempo.
      Um grande fim de semana!

      Eliminar
  16. Laura
    A tua inspiração não tem limites... Tudo o que escreves é perfeito e cheio de imagens... de repente vi-me a esvoaçar com a tuas aves na "beleza eterna da cor de todos os céus"... Lindo !

    beijo

    maria jorge


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fosse a imaginação morreria de tédio, querida Maria.
      Esvoaça, esvoaça...esvoacemos...:-)
      Um grande beijo, Maria.

      Eliminar
  17. Estou aqui para deixar um carinho
    com bastante saudades de você.
    deixei um mimo na postagem
    se for do seu gosto é oferecido com muito carinho.
    Quando fico ausente chega doer a saudade,
    porém mesmo no silêncio jamais esqueço de você.
    Eu acredito na verdadeira amizade ,
    que o tempo não corrói
    permanece viva e cravada no coração e na alma.
    O fato de não estar conseguindo chegar a todos blogs como sempre
    fiz esta me custando acreditar ,
    que na dor perdemos
    pessoas , que fantasiava meu blog com frases
    de carinho sem medo eu digo..estão hoje sumidas
    como - se contagiasse seus
    dedos ou seu corpo deixar um alo nos comentários .
    Estou feliz contigo , que independente
    da minha presença dedicou a mim de todo coração
    a mais doce amizade e presença constante.
    Eu acredito em Deus e em sua divina justiça
    se hoje eu choro amanhã chora quem
    sem a menor sabedoria me abandona quando eu
    mais preciso.
    Seu carinho e amizade para mim é tudo ,
    e por isso agradeço e agradecerei sempre
    por seu carinho comigo.
    Um abençoado final de semana muita paz
    beijos até sempre..Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evanir, a senhora é um amor de pessoa. Realmente a vida nem sempre é como gostaríamos que fosse, mas eu não acredito que alguém lhe tivesse faltado com a atenção e carinho devidos....será possível?... Eu por vezes também não tenho tempo para dedicar atenção a todos os meus seguidores como gostaria...não é por acaso que só posto uma vez por semana, pois o meu tempo é muito escasso.
      Não fique triste, Evanir, você não está abandonada. Eu e muitos mais, como você sabe estão consigo.
      Um bom resto de fim de semana também para si, e um grande beijo com muito carinho.

      Eliminar
  18. Olá Carlos, eu visitarei seu blog quando tiver tempo, e comentarei sim, mas eu não sigo blogs a pedido. Se gostar sigo, se não gostar não sigo.
    Obrigada pela sua visita.

    ResponderEliminar
  19. Um grande beijo e um Domingo maravilhoso pra você.

    Ani

    ResponderEliminar
  20. Conheço bem esse silêncio, Laura, quebrado apenas pelo canto dos passarinhos. Belo texto , amiga. Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada melhor do que um silêncio entrecortado pelo canto das as aves, não é Shirley?...
      Obrigada, Shirley. Um beijo também para você.

      Eliminar
  21. Um poema extraordinário.
    Sofia

    ResponderEliminar

  22. Olá Laura,

    Lindas paisagens no vídeo. Gostei de vê-lo.
    Seu texto poético traz um cenário delicioso e maravilhoso e está lindamente construído.
    Parabéns pela inspiração e talento.

    Feliz dia.

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera Lúcia!
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada.
      Um grande dia e um beijo para ti, também.

      Eliminar
  23. Boa tarde Laura, como seria bom se pudessémos voar como os passarinhos, bater as asas e voar para bem longe. Laura passando pra desejar uma ótima semana fique com Deus beijos.
    Blog:Lucimar Estrela da Manhã

    Grupo:Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Me encontre no Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria, seria bom , Lucimar, como não podemos só nos resta imaginar.
      Uma excelente semana para ti, também.
      xx

      Eliminar
  24. Uma paisagem árida e cheia de pássaros... o que mais me toca é a cotovia...

    Evito dizer adeus.
    Levo comigo a graciosidade das aves do sul
    e a beleza eterna da cor de todos os céus.

    Céus, para que as aves saiam em revoadas LIVRES...
    Abraços, minha querida!!!
    A inspiração logo volta ( A MINHA)...

    ResponderEliminar
  25. É, querida Malu, o Alentejo no Verão é muito quente e o calor seca a pouca vegetação, mas eu gosto tanto daquela paisagem de horizontes sem fim...uma vastidão imensa que convida ao recolhimento, e um silêncio onde podemos até ouvir os nossos pensamentos, não fossem esses voos de aves livres a distrair-nos agradavelmente.
    Eu sei o que é tentar escrever e não sair nada que me agrade, mas sei que a tua inspiração vai voltar logo,logo. É melhor esperar e escrever algo de maravilhoso, como sempre fazes do que pensar que se tem de escrever a qualquer preço.
    Deve apostar-se sempre na qualidade.
    Um grande abraço, Malu!
    xx

    ResponderEliminar
  26. Admirável, Laura.

    A tua poesia, o teu poema, é uma canção para a minha Alma.
    Adorei e adoro vir, até aqui. Ler-te, é mergulhar na Sabedoria.
    Receba, o meu Sentimento de Amizade.
    Estou levando este seu blogue, ao meu " feicibuqui"
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras, Zé, mas "Sabedoria" é algo que ando a procurar, mas que é tão difícil de alcançar...
      Agradeço também a tua amizade, e essa do "feicibuqui" é fantástica!...:-)
      Um abraço, Zé!

      Eliminar
  27. ES COMO UN CONJURO DE NOSTALGIAS. GRAN TEXTO. UN PLACER VISITAR SU ESPACIO.
    UN ABRAZO

    ResponderEliminar
  28. Um grande poema com tantas aves a voar, mas sabes que já começou a época da caça?

    João Nicolau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, tinhas de vir para aqui falar dessa porcaria da caça, não é?

      Eliminar
  29. Sua poética me faz entrar nos campos, ouvir as cotovias, e sonhar com o cheiro agreste, doce, e florido dos campos que já habitam a minha alma! abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Ives, que a natureza habita em ti. Isso vê-se nos teus belos textos.
      Um abraço!

      Eliminar
  30. Tantos bichos, tantos animais e tanto encanto neste teu poema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A natureza é uma grande fonte de inspiração.
      Obrigada S*.
      xx

      Eliminar
  31. Olá Laura,obrigada da sua visita tão amável em meu blog.

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, Carmen Lúcia, pare de agradecer-me as minhas visitas ao seu blog. Eu sou sua seguidora e gosto de ler o que escreve, claro que posso não ter tempo para comentar sempre, mas quando posso comento porque gosto, não por sentir obrigação.
      Eu tenho pouco tempo e só consigo postar uma vez por semana, contudo acho que visitar os meus seguidores também faz parte desta troca de leituras, e até posso esquecer-me do meu blog um bocadinho.
      Amável é você, e receba de volta um grande beijo!
      xx

      Eliminar
  32. Incrível! Grande Laura... Me fez viajar e incorporar esse observador maravilhoso, que vive (ou viveu) nesse tempo morno com o céu infinito e azul! Lindamente escrito!
    Beijo!
    http://agoraemdiante.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nato! "grande Laura"!!...Lol
      Um beijo para ti, também!

      Eliminar
  33. Gostei do vídeo.
    E também tenho uma grande ternura pelos passarocos!
    Beijinho para si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, o video é engraçado,; pena não terem escolhido um Rafeiro Alentejano para andar de balão....:-)
      Um beijo, poeta Vieira Calado!

      Eliminar
  34. Ola!

    Gostei muito do seu blog.

    Do nome, então! Muita criatividade...

    Escrevo ao vento também, eu acho.

    Um beijão!

    ResponderEliminar
  35. Irei ver então essa escrita também feita ao vento...:-)
    Um beijo também para si!

    ResponderEliminar
  36. OI LAURA!
    UM BELO ESVOAÇAR.
    GOSTEI DO VÍDEO TAMBÉM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  37. Laura linda!!!
    Li sua mensagem e fiquei pensando no que me disse em não acreditar em Deus, minha filha pensa assim, pois rala muito, dá o melhor dela e ela me diz. "Fui eu quem fez e pq devo dizer - Graças a Deus, se foi graças a mim"
    É interessante, mas são valores de uma vida e respeito DEMAIS!
    Lindo o texto.
    bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar
  38. O céu é para todos. A arte
    de esvoaçar é para poucos.

    ResponderEliminar
  39. Gosto muito do seu blog. As poesias que posta são intensas. Um abraço Laura, e agradeço por sempre comentar em meu blog.
    http://gauchaopina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Muito obrigada, Carlos, pelas suas palavras de incentivo, e por esse abraço que retribuo com carinho.
    Ah, não precisa agradecer, porque só não comentarei quando não tiver tempo.
    Você também tem uma escrita apelativa.

    ResponderEliminar
  41. Olá, Laura!

    Gosto dos poemas que "constrói", quando põe a natureza nas suas mãos.
    Parece que tudo gravita à sua volta, e fico sem saber quem é ave e quem é a comidinha.

    Já conhecia este vídeo. FABULOSO E INTELIGENTE!

    O Alentejo é lindo. Adoro aquela paisagem e imensidão. Sou alentejana, pois sou, mas acho que não estou a "puxar a brasa à minha sardinha". Eu, que não gosto, que detesto o mar (nunca tive qualquer acidente ou incidente nele ou com ele relacionado), fico deslumbrada com o litoral alentejano. Tudo com régua, esquadro e muito asseio.

    Aquela do rinoceronte, está o máximo. Aquele pessoal é "fixe", "bacana", pois é. Deve ser da misturada, com certeza.
    Não conheço, não tenho conhecimento de um/a que não "tenha borrado a letra".

    Incrível! Mel, mel, mas que FEL!

    Beijos, com apreço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emília!
      Eu adoro a natureza , Emília, mas nesse aspecto tanto gosto do mar como da terra firme, e como também nasci no Alentejo, aquela planície para mim é deveras inspiradora! Não sabia que a Emília também era de lá...:-)
      Também achei que o vídeo foi realizado com bom gosto, só tive pena que não tivessem escolhido uma alentejana morenaça e um rafeiro alentejano para mostrar as maravilhas do nosso Alentejo...

      Aaahh!! Pois é, a história do rinoceronte! ...Falta de cultura geral é o que é... e depois ainda tenho de explicar...:-) Incrível mesmo!
      Obrigada por tudo, Emília.
      xx

      Eliminar
    2. Laura,

      Nasci em Beja. Conhece, decerto.
      As alentejanas são lindas, eu acho. Trigueirinhas (não existe o diminutivo deste adjetivo, na Língua Portuguesa, mas, agora preciso dele) e muito limpas, em todos os aspetos.

      Olhe que a dita cuja tem advogada na família, a DOUTORA não sei das quantas, até tem lá foto e tudo. É um nome bué fácil, aliás, como em 99% dos casos.
      Enfim, aberrações.

      Não agradeça. Eu só digo aquilo que corresponde à verdade, e como se diz na nossa província: quem diz tudo são os doidos, portanto, como só estou ainda a caminho, não tenho capacidade para dizer, TUDO.

      A criatura já saiu do meu "pack", ou fi-la sair, melhor dizendo.

      Eu prefiro estar de paleio com o Adriano, seguidor do meu blogue há muito tempo, ele diz e eu retroco, e por aí fora, (conversa da treta) do que ter cem seguidores/as do género dessa criatura.

      Beijos.

      Eliminar
    3. Conheço Beja, sim, mas já lá não vou há muitos anos...eu nasci numa terreola perto de Odemira, mas vim para o Algarve ainda criança.

      Ah! essa questão de doutoras e não doutoras para mim não significa nada...Peanuts!
      Eu aceito toda a gente, não excluo ninguém, e não ligo a mínima para quem não me entende; eu estou cá, os outros estão lá...mas sei bem quem merece a minha atenção e quem vale a pena seguir e comentar...
      xx

      Eliminar
  42. Fui procurar "As Pombas" de Raimundo Correia; que belo soneto! E nunca tinha sequer ouvido falar em Raimundo Correia...Muito bom.
    Pois é, como alentejana, tentei falar de algumas das aves das grandes planícies.Porque adoro aves e a terra onde nasci.
    Obrigada, Marcos.
    xx

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.