"Então sento-me à tua mesa. Porque é de ti que vem o fogo."
O Amor em Visita (um poema do outro mundo! Simplesmente maravilhoso)
Herberto Hélder de Oliveira nasceu no Funchal em 1930, e faleceu em Cascais a 23 de Março de 2015. Foi jornalista , bibliotecário e apresentador de programas de rádio.
Com verdadeira aversão ao mundo mediático sempre recusou prémios e entrevistas. Sobre ele foi feito o documentário possível : "Meu Deus faz com que eu seja sempre um poeta obscuro", bem demonstrativo deste desejo de afastamento das luzes da ribalta, ao recusar ser entrevistado. Tal como recusou prémios, entre os quais, o Prémio Pessoa.
Embora influenciado em certa altura pelo surrealismo, a sua poesia é ao mesmo tempo concreta e experimental, fechada num exclusivo horizonte terreno, luminosamente carregada de metáforas, de força e de ritmo, numa escrita harmoniosamente arrancada ao próprio corpo, do qual sai e regressa em eroticidade.
Um homem rodeado de mistério. Como afirmaria o pintor Cruzeiro Seixas: "A melhor maneira de ir ao encontro de Herberto Hélder é lê-lo."
Algumas obras: "O Amor em Visita"(1958), "A Colher na Boca" e "Poemacto"(1961), "Retrato em Movimento"(1967), "O Bebedor Nocturno"(1968), "Vocação Animal"(1971), "Cobra e &"(1977), "O Corpo o Luxo a Obra"(1978), "Photomaton & Vox"(1979), "Flash"(1980), "Poesia Toda"(1981), "A Cabeça entre as Mãos"(1982), "Última Ciência"(1988), "Do Mundo"(1984), "A Faca não corta o Fogo"(2008), "Ofício Cantante"(2009), "Servidões"(2013).
Escreveu também "Os Passos em Volta"(1963) e "A Apresentação do Rosto"(1968), obras de ficção, a última das quais um romance com alguns aspectos autobiográficos, apreendido pela PIDE, e rejeitado mais tarde pelo autor.
SOBRE UM POEMA
Um poema cresce inseguramente
na confusão da carne,
sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
as sementes à beira do vento,
- a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
a miséria dos minutos,
a força sustida das coisas,
a redonda e livre harmonia do mundo.
- Em baixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
- E o poema faz-se contra o tempo e a carne.
in Poesia Toda
Escolhi para ilustrar este poema ao Poema, uma canção de José Luís Tinoco, de 1976, na voz de Carlos do Carmo. De um tempo em que as canções portuguesas eram construídas a partir de grandes poemas. "No Teu Poema"
Sou eu que te abro pela boca,
boca com boca,
metido em ti o sopro até raiar-te a cara,
até que o meu soluço obscuro te cruze toda,
amo-te como se aprendesse desde não sei que morte,
ainda que doa o mundo,
a alegria.
in A Faca não Corta o Fogo

Bom dia Laura Santos
ResponderEliminarMuitos parabéns pela escolha.Gostei de ler
Adorei a musica, do Grande Fadista que é Carlos do Carmo! ...Lindo
beijo
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Obrigada, Cidália! Ainda bem que gostou de ler. Também gosto muito do Carlos do Carmo.
Eliminarxx
Desconhecia esse senhor. Obrigada por revelares sempre talentos fabulosos.
ResponderEliminarO que significa que vale a pena postar autores que o grande público não conhece...:-) Sim, um homem muito talentoso.
EliminarBom dia Laura Santos
ResponderEliminarLi o Poema com toda a atenção. Claro que demorei quase 30 minutos e quando cheguei ao fim já não me lembrava do principio. Sou mesmo um artolas distraído, já não tenho cura, lool
O Poema é de 1958. Tinha eu 3 aninhos e devia - minha vaidade, não contes a ninguém - ser um bebé lindo, como lindo é o poema.
Mais uma publicação de elevado teor didáctico que certamente fará a delicia dos teus leitores, pois ser conhecer de coisas, factos, e pessoas desta estirpe, nunca fez mal a ninguém. Eu...ADOREI
Deixo uma pergunta sobre a qual sei nunca terei uma resposta precisa e concisa:
Quem é afinal Laura Santos?
Quem está por trás deste bonito nome?
Não respondas a estas minhas interrogações. São apenas lirismos da minha mente, originados pela leitura do Poema a que fazes de forma brilhante, alusão.
Fica feliz
Olá valente Ricardo!
EliminarSe leste "O amor em visita", do qual apenas postei o link pelo facto de o poema ser muito grande (preferi postar 2 outros mais pequenos) tens todo o meu apreço; deves ter sido o único a abrir o link...;-)
Aquele é um poema para ser lido várias vezes...eu acho-o estrondoso, principalmente para a época em que foi escrito.
Mas tu dizes que adoras sempre tudo, portanto és fácil de contentar...:-)
Se tinhas essa idade em 58, decerto que eras o bebé mais lindo do mundo, pelo menos para a tua mãe, lol. Claro que eras lindo, todos os bebés são... Eu nasci uns anos mais tarde, na década de 60.
Quem está por trás deste nome?
Acho que estou eu e suspeito que de vez em quando, a minha sombra, bem pequena por sinal... Sou o tipo de pessoa que acha que o mundo em sentido lato, não tem conserto, mas que cada um de nós pode fazer algo para que ao menos a vida daqueles que nos rodeiam seja um pouco melhor. Claro que nem sempre conseguimos fazer grande coisa, mas se cada um fizesse aquilo que está ao seu alcance, não existiria decerto alguém com fome na sua rua, por exemplo...ou até a passar fome de uma palavra amiga.
Tu tens sempre uma palavra de carinho com toda a gente, e só o facto de escreveres: " Fica feliz", isso é importante para quem lê, porque como eu acredito na força das palavras, essa frase torna-se um incentivo ao meu bem-estar; quase uma exigência.
De resto, tenho esta paixão pela Literatura e pela Poesia em particular.
E não digo mais senão ainda ficas a saber mais do que eu!
Obrigada, Ricardo!
Laura Santos
EliminarSim li o poema de fio a pavio...Calmamente "bebendo" cada verso e tentando entender o seu alcance, Sim porque a inteligência é um dom dos dotados e eu sou apenas um aprendiz de ...inteligente, no bom sentido da palavra
Achei engraçada e Feliz a tua resposta. Disseste tudo dentro do nada. E eu fiquei a pensar: Bem, a Laura Santos é uma alentejana de gema, inteligente, que sabe falar, escreve divinamente, preocupa-se com o mundo em geral, e com o que a rodeia em particular, mas lá no "fundo", bem no fundinho, das minhas capacidades pensadoras, surgiu esta dúvida:
Quem é a Laura Santos?
É evidente que não passo daqui. Era o que faltava era eu desrespeitar este parágrafo:
"
E não digo mais senão ainda ficas a saber mais do que eu!
..
E pensei: Ricardo, enxerga-te rapaz. Mas estás doidão ou quê? Olha-me agora este, ai ai ai ai, loooool
Fica feliz
Que a Paz seja a luz do teu pensamento e a felicidade o sol do teu coração.
Bom fim de semana
Quais dotados?!...
EliminarExistem vário tipos de inteligência; a do cálculo matemático e científico, e a inteligência emocional. António Damásio tem uma obra muito importante sobre isso, "O erro de Descartes". Existiu e continua a existir uma arrogância intelectual que considera primário e desajustado mostrar emoção, eu não concordo. As pessoas têm de demonstrar o que sentem.
Eu sei que és inteligente.
Quando digo que "ficarias a saber mais do que eu" quero dizer que nem eu própria sei bem o que sou, não sei descrever-me. Era esse o sentido.
Agradeço a tua resposta, tu tens muito mais valor do que aquilo que pensas ter. Por favor, dá a ti próprio o valor que mereces.
Bom fim de semana para ti!
Olá! Fiquei extremamente curioso por ler algo dele, pois a forma metafórica e surreal são as que mais gosto! abração
ResponderEliminarOlá Ives!
EliminarJá tinha reparado nesse gosto pela metáfora e pelo surreal, nos teus textos...;-)
Um abraço!
Já tinha ouvido falar neste poeta mas nunca tinha lido nada dele.Gostei muito, principalmente do amor em visita.
ResponderEliminarManuela Pires
Torna-se por vezes um pouco difícil conhecer devidamente quem não gosta de aparecer publicamente. Sim, "O amor em visita" é um grande poema, no duplo sentido da palavra...;-)
EliminarObrigada, Manuela!
Uau!!!
ResponderEliminarMuito bom! aliás, sempre trazendo excelentes informações que muitas eu não conhecia e descobri com você!
Perfeito esse se jeito nobre de ser.
To adorando!
bjs e excelente final de semana
Ritinha
Fico muito contente que existam pessoas como você, que gostam de conhecer novos autores. Eu também adoro a novidade.
EliminarAssim não é tempo perdido..:-)
Beijos para si , e um grande fim de semana com o Grandão!
Bom dia querida laura.. bom sempre ler um poema diferente..bem profundos os poemas dese autor.. te desejo um lindo dia bjs e grato sempre pel sua carinhosa visita.. sobre eu fazer sobre as mulhers de um forma demoniaca se não me engano outro dia disseste algo assim rsrs se eu fizer tu seria uma leitora garantida.. mas prefiro ainda tratar da mulher com a gentileza que ela merece.. mas que eu gosto de dar umas cutucadas e provocar com palavras isso eu gosto né.. faz parte. até sempre
ResponderEliminarOlá Samuel!
EliminarÉ, Herberto é um autor do qual gosto imenso.
Ah, eu sou uma leitora garantida para tudo o que você escreve...só se eu não tiver mesmo tempo, mas essa de escrever sobre as mulheres de forma demoníaca foi apenas uma provocação, porque o seu estilo é todo celestial e virginal em relação às mulheres...são sempre umas donzelas a transbordar beleza...mas quem sabe um dia você não arrisca outro caminho...para surpreender?
Muito obrigada pelos desejos de um lindo dia, amigo Samuel.
Um lindo dia também para você, aí perto da serra, e um grande beijo!
Os poetas fazem-me lembrar certas esponjas que absorvem muito e ainda têm o poder de eliminar a sujidade à sua volta...
ResponderEliminarQue seria de nós sem eles poetisa?
:)
Bom fim-de-semana!
É bem verdade o que diz. Todo o escritor tem de ter a grande capacidade de absorver tudo o que é bom e tudo o que é mau, vibrar com a claridade dos dias, com o silêncio da noite e os seus mistérios, com o luar, com a plenitude ou ausência de afectos...Absorve e recicla.
EliminarO poeta tem o poder de transformar uma "dor de corno" (desculpe-me o exemplo, mas foi o que veio à cabeça) em algo de belo.
Só os seres com grande sensibilidade se transcendem na observação das pequenas coisas. Até a monotonia pode transformar-se em Poesia; Fernando Pessoa é grande exemplo disso.
Eu sei que sem eles, sentir-me-ia decerto mais só.
Poetisa?!...Está a chamar-me esponja?...:-)
Bom fim de semana também para si, Rui!
Oi Laura \o/
ResponderEliminarGostei de ir ao encontro de Herberto Hélder,lendo-o...
'O amor em visita',embora seja um poema muito extenso,é primoroso.
Muito me encantou também 'Sobre um poema',e ouvir a canção que o ilustrou.
Suas postagens sempre possuem um elevado grau de excelência.
Adoro visitá-la.
Bjs!
Oi Clau!
EliminarSim, "O amor em visita" é para os verdadeiros amantes de poesia, porque embora extenso, sempre que o leio, quando chego ao fim, acho sempre que gostaria de continuar a ler mais... mas isso sou eu, uma maníaca de Herberto.
Obrigada , Clau. Sei que você entende a minha linguagem.
xx
Um poema profundo e tocante!
ResponderEliminarNão conhecia as obras de Herberto Hélder.
Muito lindo amiga Laura.
bjs e obrigada sempre pela visita em meu espaço.
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
Pois, parece que ninguém conhece Herberto , um poeta extraordinário, mas mesmo aqui em Portugal nem toda a gente o conhece...:-)
EliminarObrigada Carmen Lúcia.
xx
Lindo poema.
ResponderEliminarOtima sexta-feira pra voce e seus leitores.
Bjins
Obrigada. Para vocês também.
Eliminarxx
Bela metalinguagem, elegante poetiza Laura. Bela também a música, poema musicado? Lembrou-me um de Olavo Bilac, poeta parnasiano.
ResponderEliminarA UM POETA
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma de disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.
Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Ouve esse video-presente de pais vizinho:
http://www.youtube.com/watch?v=0FUSKO_6NFA
Olá Fábio!
EliminarA letra da canção não é um poema musicado, mas é uma letra feita conjuntamente com uma música por um grande autor de canções que tivemos, e que ainda está vivo, e que não foi apenas grande poeta e músico de canções , mas também pintor, ilustrador ,e outras coisas mais....José Luís Tinoco.
Engraçado que eu desconhecia totalmente esse poeta parnasiano, Olavo Bilac, até há pouco tempo atrás...e nós temos, talvez não por coincidência, um cantor chamado Olavo Bilac.
Este santo e pecador aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=G84KfXFO6JA
Adorei o seu video-presente! Sabe que nós costumávamos ter aqui no centro da cidade esse tipo de musica dos Andes? E não só aqui, também noutros sítios da Europa... e é realmente um som maravilhoso, que parece transportar-nos mesmo para os Andes.
Muito obrigada pelo poema tão belo e pelo seu vídeo -presente!
Fábio você consegue sempre oferecer-me poemas ou músicas lindas, que sempre têm a ver com os meus posts. Eu nem sei como agradecer toda a atenção, carinho e deferência com que você me trata.
Obrigada e um grande abraço!
De nada Laura. Você faz por merecer.
EliminarSó uma alma tão grande pode valorizar tanto os outros.
EliminarLauramiga
ResponderEliminarVi-te nos tomates do Pascoalamigo - honi soit qui mal y pense - e decidi vir cá. E em boa hora o fiz. Vim, cheguei e... gostei, ainda que o Júlio César não achasse muita piada a este miserável sem-plágio.
E logo à cabeça o Herberto Hélder que conheci em Luanda, trabalhava ele na revista Notícia do João Charula de Azevedo; resumindo: ficámos amigos. Amigos com os finos da Nocal e os camarões na ilha, até que sofreu o grave acidente que muito o maltrato e o fez voltar para Lisboa.
Madeirense convicto - na altura, felizmente, ainda o Alberto João não chegara ao poder - muito conversámos (e bebemos e comemos as melhores sandes de presunto no"Baleizão") sobre tudo e sobre todos, em especial sobre a maneira de matar o Salazar. Não matámos. A cadeira é que.
Ainda por cima, prantas aqui o Carlos do Carmo... Pura maldade!... Eu que adoro o fado - e até o cantei quando era puto, tinha 17 aninhos, na Toca do Carlos Ramos - e poderia ter começado uma "promissora carreira", toma que já almoçaste!...
O Carlos do Carmo enche-me as medidas, muito mais do que a mãe dele, Lucília do Carmo; mas como dizem estes tipos que nos são vizinhos: Bendita la madre que te pario....
Ou seja, juntaste dois génios. É obra, Laurinhamiga, é obra.
Vou daqui encantado e desejoso de voltar; assim o tempo mo permita, um destes dias estou cá caído...
Qjs = queijinhos = beijinhos
Henrique
________
PS (sou, mas aqui é Post Scriptum)- Na minha Travessa encontrarás uns fados, tralmente. Incluindo o "Não venhas tarde" que cantei a duas vozes com o Grande Carlos Ramos. Ó diabo, além de estar muito comprido o comentário, isto está cheio de Carlos. Desculpa. Obrigado
Aaahh! Os tomates laranja do amigo Rui Pascoal, é verdade!...
EliminarMas que extraordinária a sua participação, sr. Henrique, e precisamente para dar conta dessa sua relação de amizade com o poeta Herberto Hélder!... Agradeço imenso o seu contributo, porque até desconhecia que ele tivesse estado em Luanda e que tinha lá sofrido um acidente...
Ainda bem que essas conspirações não passaram disso, não foi necessário... e como se não bastasse ainda me fala em sandes de presunto, algo que gosto muito.
Muito curioso que tenha também cantado o fado, e ter tido esse privilégio de cantar com o saudoso Carlos Ramos esse clássico "Não venhas tarde", não é para todos... Às tantas, perdeu-se um grande fadista...:-)
Se ficou encantado, pois que volte; cá o receberei com agrado.
Muito obrigada sou eu sr. Henrique pelas suas amáveis palavras ,com algum sentido de humor à mistura, , e irei ouvir esse "Não venhas tarde" a duas vozes.
xx
ADENDA (mais curta)
ResponderEliminarJá te vou colocar nos meus BLOGUES MAIS PORREIROS... É só
+ qjs
+ Henrique
Blogs mais porreiros!!...:-)
EliminarQue honra, então... Obrigada!
Laurinhamiga
EliminarNo uso do direito de resposta (em Direito diz-se do contraditório, quase já me esquecia disso...) venho, sem mandato judicial, mas bem mandado inquirir por que bulas ainda não foste, (muito menos comentaste...) à minha Travessa? Quando lá fores ela passará a ser também tua (*)
Qjs
Henrique
__________
PS (sou, mas aqui é Post Scriptum) - (*)Não confundir com o rio Tua que é um rio de Portugal, afluente da margem direita do rio Douro, no território da Terra Quente do Nordeste Transmontano.
Sr Henrique deve estar equivocado!... Estive no seu blog, comentei o excelente texto de F. Roldán e o vídeo de Carlos Ramos!
EliminarDe certeza que não passou por lá antes de postar novamente aqui...?
Pode crer que comentarei, dentro do meu tempo disponível, porque gosto daquele tipo de blog.
Oi Laura querida
ResponderEliminarQue o seu final de semana seja repleto de alegrias e grandes realizações...
Beijos com carinho
Ani
Oi, Ani!
EliminarUm grande fim de semana também para si!
xx
Admirável, Laura
ResponderEliminarPassei, aqui, para lhe desejar um fim de semana, muito bom.
Abraços.
Olá Zé!
EliminarUm excelente fim de semana também para si, e muito obrigada!
Um abraço!
Tenho ali, na estante - e sempre à mão - o seu (do Herberto, é claro) Poesia Toda, a que às vezes é difícil resistir. Uma imensidão...
ResponderEliminar(Segui a pista de A Minha Travessa do Ferreira. Não me arrependi, antes pelo contrário)
Sem dúvida, Herberto é imenso!
EliminarObrigada pela sua visita, e ainda bem que não se arrependeu...:-)
Muito interessante. Nunca li nada dele, mas agora sim. Gostei desse estilo de poesia. Abraços.
ResponderEliminarhttp://gauchaopina.blogspot.com
Podes crer que vale a pena.
EliminarUm abraço!
Querida Laura foi uma agradável surpresa e um imenso prazer encontrar-te aqui, só lamento já vir atrasada...
ResponderEliminarÉ com muita emoção que me deslumbro com este "teu espaço" e com as simples e encantadoras palavras que usas para descrever aquilo que todos de diferentes formas ousamos sentir, mas poucos conseguem descrever...
Bem hajas pela capacidade de transmitir belas e reconfortantes emoções...
P.S espero que me consigas identificar (só utilizei anónimo por ignorância)
Facebook ROSÁRIO TORRADO CORREIA
Ah querida Rosário, surpreendida e agradada fiquei eu agora!!!
EliminarA última vez que estivemos juntas foi no mercado, já há muito tempo...mas não vens atrasada porque há aqui muito que ler (para quem gosta de ler ...)
Claro que consegui identificar-te; pelo "Torrado", fomos da mesma turma na escola, pensavas que me esquecia?...:-
Muito obrigada pelas tuas palavras simpáticas, e é para mim um enorme prazer reencontrar velhas amizades aqui no meu canto; no outro dia foi a Isabel Ferro e a Margarida Escala!
Vocês são todas uns amores de gente e gosto muito de todas!
Um grande beijo para ti, Rosário!
Oi, Laura, vou procurar livros desse poeta, gostei. Que humildade a dele, hein? Amiga, beijos!
ResponderEliminarOlá Shirley!
EliminarUm grande poeta realmente, e um homem coerente. Ainda bem que gostou.
Um beijo também para si!
Gostei de conhecer um pouco da história desse jornalista e poeta. E que lindo poema colocaste aqui.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Obrigada! É sempre bom colocar dois ou três poemas, alguém lerá pelo menos um, e isso é muito bom!
EliminarGrande abraço Sandra!
Gostei de conhecer um pouco da história desse jornalista e poeta. E que lindo poema colocaste aqui.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Ups!...:-)
EliminarLAURA,
ResponderEliminarsou seu mais novo seguidor.
Excelente o seu blog,mesmo!!!
Voltarei sempre, pois aqui,tem conteúdo e de qualidade.
Um abração carioca,carioca do Rio de janeiro,Rio de janeiro do Brasil.
Olá Paulo!
EliminarMuito obrigada pelas suas palavras tão amáveis.
Um grande abraço também para si, e viva o Rio de Janeiro, que aposto continua lindo!...:-)
Carlos do Carmo, gosto muito. Vergonhosamente, nunca tinha ouvido falar deste Herberto.
ResponderEliminarAchei piada nesse "vergonhosamente" minha querida...;-) tens andado virada para a prosa inglesa...!
Eliminarxx
Eu por acaso gosto mais do último poema, é mais pequeno e percebo melhor.
ResponderEliminarJoão Nicolau
Eu gosto de todos eles. Tu gostas do mais pequeno porque aposto que tens preguiça para ler os outros...;-) Ou falta de tempo...
EliminarObrigada, João!
xx
Poema lindo boa escolha incrível o Herberto Helder, Laura passando pra te desejar uma ótima semana fique com Deus beijos.
ResponderEliminarBlog:Lucimar Estrela da Manhã
Grupo:Divulgue seu blog no Facebook
Fan Page
Me encontre no Pinterest
Obrigada, Lucimar. Uma boa semana também para ti, e parabéns pelos "Anjos do Asfalto"!
Eliminarxx
Laura
ResponderEliminarNão estou muito familiarizada com este poeta embora não me seja desconhecido... há tanta poesia que infelizmente nos passa ao lado...e o poema "Amor em visita" é realmente um poema maravilhoso.
Obrigada por me dares a conhecer melhor este grande poeta.
Beijo
maria jorge
Vês como valeu a pena fazer surgi-lo depois da meia-noite?...:-) Que mais não fosse pel' "O amor em visita", que também acho extraordinário!
EliminarObrigada sou eu pela tua visita.
Um beijo, Maria.
Olá, Laura!
ResponderEliminarComo tem passado?
Deixe que lhe coloque uma questão, à qual só responderá, se pretender. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas?
Para além de escrever muito bem e não obedecendo a regras poéticas, porque é muito livre, publica também, biografias e bibliografias de autores portugueses e não só, segundo penso.
Conhecia este homem, avesso à fama e ao protagonismo, mas só de nome. Nunca li nada dele.
Fala com muita força e com "sete pedras na mão" sobre o que pensa ser correto. Não o imaginava romântico, mas é-o de uma maneira especial, a dele.
Carlos do Carmo e uma bela melodia. É nos nossos poemas e nos deles, que acontecemos e renascemos.
Ainda não voltei, totalmente, aos blogues. O poema de ontem, foi apenas uma coisinha muito simples, para fazer a vontade aos "meus homens", que querem sempre mais.
Boa semana, com harmonia.
Beijos da Luz, com estima.
Olá Luz!
EliminarEstou bem, obrigada.
Pois, poderia ter sido esse o curso, em alguma das suas variantes,mas não foi. A minha licenciatura é em Filosofia, mas a minha paixão sempre foi a Literatura e as Línguas. E com o passar dos anos fui-me interessando cada vez mais, sobretudo por Poesia.
Sim, geralmente escrevo muito livremente, sem molduras de forma, mas também tenho alguns sonetos, poucos, neste blog, mas realmente prefiro a poesia em verso livre, dizer o que me vem à cabeça e simplesmente escrever...:-)
Se nunca tinha lido nada de Herberto Hélder, leu agora, então.
Sim,eu acho que ele um "romântico" concreto, não idealista no sentido dos poetas do tempo do Romantismo.
Se ainda não voltou totalmente com aquele poema de ontem, pergunto-me sobre o que virá a seguir...um tsunami decerto, de profunda escrita sensual. E não são apenas os "seus homens" que querem mais, nós mulheres , também.
Uma boa semana também para si.
Um grande beijo, Luz!
Olá, "Dra. Laura"!
EliminarComo está?
Não exagere, querida amiga. Os meus "sismos", tsunamis, como lhe chamou, não passam da escala 2/3 de Ri... (não sei escrever o nome do cientista).
Sabe, Laura, como fiz dois anos de Psicologia Didática, tudo me dizia que não era de Literatura, embora com muitos conhecimentos da mesma, mas sim de um outro curso de Letras. Aliás, não lhe coloquei a questão, por colocar.
Nas respostas que dá no seu blogue, é sempre, como direi, "contraditória", e por vezes "incisiva" ou melhor, quer saber qual a "sabedoria" que assiste a determinada afirmação. É especial, já tinha reparado, quando diz a um/a seguidor: "eu não acho assim, bem pelo contrário", por exemplo.
Claro que as minhas seguidoras têm tantos direitos e deveres, quanto os "meus homens", mas eu tenho um fraquinho por eles, devo confessar-lhe.
Boa semana.
Beijo amistoso da Luz.
Olá Dra Emília!
EliminarNão me chame é de dra, nem a brincar...detesto títulos!
Eu diria que os seus "sismos" ultrapassam claramente o nível 3 da escala de Richter...ou então talvez sejam mais vulcões em erupção.
Ao fim e ao cabo os saberes estão muito misturados e a Filosofia também vive muito de Literatura.
Bom, acho que o "contraditório" é algo saudável, e considero natural que me questionem sobre o que quer que seja, porque a discussão de diferentes opiniões deve aproximar as pessoas e não afastá-las.
Não poderia concordar sempre com tudo o que é dito, tenho de ser sincera com toda a gente.
E esse fraquinho pelos "seus homens " só lhe fica é muito bem, pois todos eles demonstram ter grande nível.
Boa semana também para si.
xx
ResponderEliminarOlá Laura,
Estava lendo o fabuloso 'Amor em Visita' e confesso que o extenso poema merece ser relido com mais calma para ser melhor degustado. Com certeza o farei mais tarde, após a retribuição das visitas ao meu recanto.
Vê-se que Herberto Hélder era um homem talentoso, mas portador de grande humildade, já que recusava estrelismo, o que demonstra que escrevia pela arte e não pelos louros.
Gostei de ler "Sobre um poema'. Foi uma bela escolha.
Valeu conhecer Herberto Hélder através desta sua brilhante postagem.
Ganhamos, nós, leitores, com os acréscimos de conhecimentos que você nos trás, além de indicações importantes para quem ama literatura e os grandes talentos no mundo da escrita.
Excelente blogagem.
Beijo.
Olá Vera Lúcia!
ResponderEliminarPois é, "O Amor em Visita" é muito extenso, não pode ser lido à pressa... por isso eu não o coloquei em primeira página.
Não, Herberto Hélder não "era", ele felizmente ainda está vivo e publicou já durante este ano.
Muito obrigada por suas palavras sempre tão amáveis.
xx
Como vim aqui parar não sei, mas sei que gostei muito.
ResponderEliminarO poema é maravilhoso.
Achei excelente o teu blogue, recheado de conteúdo de muita qualidade que nos prende por aqui.
Até já.
Bjs
Vivi
Olá Vivi!
EliminarObrigada pelas tuas palavras. É um prazer ver-te aqui.
Um beijo para ti, também!
Olá amiga Laura!
ResponderEliminarObrigada da visita e comentário em meu espaço.
bjs
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
Carmen Lúcia, por favor, não precisa agradecer cada comentário que eu faço...:-)
EliminarUm beijo para si.
-OI LAURA!
ResponderEliminarBELOS TEMPOS MESMO, QUANDO POEMAS VIRAVAM CANÇÕES E BELÍSSIMAS.
MUITO BOAS TUAS ESCOLHAS, ESCRITOS PROFUNDOS DE GRANDES POETAS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Obrigada Zilani.
ResponderEliminarUm abraço.
Um dos grandes poetas portugueses,
ResponderEliminarOrlando Costa
Sem dúvida, Orlando. Não poderia estar mais de acordo.
ResponderEliminarGostei muito do post, muito bom dar a conhecer o autor e a sua biografia. O poema é maravilhoso.
ResponderEliminarhttp://mundodeariel.blogspot.com/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarObrigada. Os poemas de Herberto Hélder são todos maravilhosos.
ResponderEliminarxx
Olá Laura, boa noite! Estar aqui e entrar em sala de aula para aprender maravilhas sobre poetas e suas poesias.Não conhecia o poeta Herberto Hélder, nem suas poesias, mas adorei o que li e aprendi um bocadinho mais...Minha amiga a musica me emocionou muito pela delicadeza do poema e a emoção com que foi cantada. Velhos tempos em que o romantismo gritava alto.
ResponderEliminarA D O R E I! Parabéns!
Beijos com muito carinho
Marilene
Olá Marilene!
EliminarSala de aula?!...:-) Ainda bem que gostou do poeta e da música. Eu gosto muito do Carlos do Carmo, um homem já com uma muito longa carreira e que ainda hoje canta muito bem.
Obrigada e beijos também para si!
xx
Olá Laura, boa noite! Estar aqui e entrar em sala de aula para aprender maravilhas sobre poetas e suas poesias.Não conhecia o poeta Herberto Hélder, nem suas poesias, mas adorei o que li e aprendi um bocadinho mais...Minha amiga a musica me emocionou muito pela delicadeza do poema e a emoção com que foi cantada. Velhos tempos em que o romantismo gritava alto.
ResponderEliminarA D O R E I! Parabéns!
Beijos com muito carinho
Marilene
Ups! Algo que muito me acontece também, postar duas vezes!...;-)
EliminarLaurinhamiga
ResponderEliminarAntes de tudo uma ORDEM!!!! Não sor sr. sou apenas Henrique. Tá?
Realmente, ainda não tinha visto as tuas palavras - óptimas.
Mas, hoje, venho apenas para dizer que a nossa Travessa acaba de publicar um textículo de minha autoria: Perguntas ao futuro, que me parece satisfatório… Por isso venho convidar a ir lá, para o ler e comentar. Muito obrigado.
E por hora não faço comentário, do que peço milhões de desculpas.
Henrique
OK , Henrique, retiro o sr.
EliminarJá comentei esse "textículo" duas vezes!! Um texto complexo e muito interessante.
Não tem que agradecer, Henrique.
Sber escolher também é uma arte!
ResponderEliminarBom fim de semana!
Beijinhos!
Acha?... Eu acho que escolher um poeta da nossa Língua até é muito fácil; são tantos e tão bons...a arte está toda neles a transbordar, só nos resta ir lá buscar um bocadinho.
EliminarBom fim de semana.
xx