Sou mente tola que tudo inventa.
Porque não admito que o sol te aqueça
sem a minha presença.
Ou que a chuva te molhe
e acaricie sem pedir-me licença.
Que o sorriso que em mim se apresenta
fique triste quando te olhe.
Para ti desejei livres espaços
ocupados por árvores e por brisas,
corropio de amor, breves cansaços,
musgo verde, chão de pétalas de rosas
em movimento que tu pisas.
Criei nos teus ombros altas pontes
e nas tuas mãos abri sem querer
pequenos lagos, doces frescas fontes.
No teu olhar imaginei um pedaço de céu
que depressa de mim desapareceu.
Mas nunca verdadeiramente te perdi.
De coisa nenhuma nunca algo nasceu.
Poderia dizer-te da tristeza sem idade,
falar-te desta angústia. Da fatalidade
desta tremenda estupidez....
Nada daria a medida das minhas penas,
do peso dos dias e das noites,
da alegria e contentamento que não se fez,
da beleza de todas as coisas pequenas.
Dos extensos, duradouros desertos
de sonhos adormecidos e despertos.
Deste exílio permanente em lugar nenhum.
Uma saudade de histórias não contadas;
apenas fantasia intensa sem maravilha...
Ilusões de óptica, escuras fundas estradas
como se fosses apenas uma ilha.
Não existe já um lamento ou um quebranto.
Apenas uma ausência que me atravessa,
uma lança que me trespassa, um triste canto.
Não existe já uma atrevida promessa.
Nem mágoa contida, nem devassa.
Apenas foste embora para a tua colina.
O teu e o meu tempo depressa passa
sabes do tesouro que existe no fundo da mina.
Mas, em ti persisto sem que esteja.
Escolhi para este poema, "A Case of You", composição e interpretação de Joni Mitchell, tema aqui interpretado com um ligeiro sabor a fado, por Ana Moura. Uma voz muito particular e sedutora.
A versão de K.D.Lang é também muito bonita.
Como diria Oscar Wilde, "a ilusão é o primeiro de todos os prazeres", o que "parece um absurdo, e no entanto é a exacta verdade, que, se toda a realidade for vazia, não haverá mais nada de real nem de substancial no mundo além das ilusões"(Giacomo Leopardi), porque "sem se iludir, a humanidade pereceria de desespero e de tédio"(Anatole France), as "ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro"(Victor Hugo) e "o coração é regra geral a fonte das ilusões do espírito"(Pierre Nicole)

Boa noite Laura.. adoravel poma.. e amei a foto ela sim é uma ilusão divina.. já pensou algo assim que belissimo.. e como não tenho teu email queria agradecer-te sempre pelas suas visitas.. realmente tens uma visão magistral para com meus versos mais sombrios rsrs eu amo o tema por sinal.. mesmo que as pessoas fujam .. obrigada pelo seu tempo e atenção para meus versos.. te desejo uma linda noite bjs amiga
ResponderEliminarAh! Muito obrigada sou eu. É um prazer comentar os teus versos, por isso eu é que agradeço o que leio por lá, porque és um mestre no soneto, e a temática das flores, do amor, das donzelas castas, da morte, faz-me lembrar a os antigos poetas românticos....:-)
EliminarNada deve ser tabu, muito menos a morte. Eu acho que devemos pensar muito na morte, aceitar a sua inevitabilidade, pois só assim podemos tentar sacralizar a vida.
És uma simpatia. Um beijo também para ti, e um grande dia!
so lovely! Adorei!
ResponderEliminarkisses pretty!
Olá Virginia!
EliminarMoltes gràcies! Viva Barcelona!
xx
Bom dia, Laura Santos
ResponderEliminarLi e reli, ficando extasiado e, confesso, meio atrapalhado para comentar, lool
Tens uma forma de escrever que considero quase única.Não tenho vocabulário suficiente para adjectivar este teu poema. Talvez uma palavra chegue: BRILHANTE
Conseguiste juntar uma imagem deliciosa, fresca, perfumada, cuja extensão se pode imaginar em todos/as, e nas mais variadas suposições.
A minha é: A vida pode ser longa, curta, larga ou estreita, mas na sua essência, deverá ser sempre vivida, como se essa fosse, um carreiro de pétalas de rosa.
E pronto. Vou calar-me para não me espalhar ao comprido e dizer asneiras, que decerto ficariam muito mal, perante este poema LINDISSIMO, o qual, me permito dizer, só possível, de uma imaginação fabulosa, inserta numa arte de bondade, numa suave beleza e cultura criativa, de uma mente lúcida, e de um coração de ouro, como, imagino, é o teu
Fica feliz.
Oh Ricardo!...Estragas-me com tanto mimo......
EliminarGostei muito da forma como interpretaste a imagem. Na verdade, deve ser mesmo assim como dizes; curta ou longa, estreita ou larga, mais ou menos problemática, a vida deve ser levada com o máximo de beleza possível.
"Brilhante" e "lindíssimo", acho um pouco exagerado, mas compreendo; é a tua linguagem poética a vir à superfície. Mas se ficaste "extasiado", se gostaste, ainda bem!
Quanto ao resto, nunca te vi espalhar , nem no comprimento nem na largura...Lol.... És uma pessoa doce e sensível que entende o que escrevo, e fico muito feliz por existirem pessoas como tu.
Obrigada, Ricardo!
Pronto... cai da cadeira... acudam-me, looool
EliminarFica feliz.
Lol!...Espero que não tenhas partido nenhum dedo, para poderes continuar a escrever...:-)
EliminarSempre digo que quando gostamos mesmo de uma poesia, os pelos se arrepiam, e os meus ficaram arrepiados o tempo todo! abraços(tem face?)rs
ResponderEliminarArrepiado, Ives?!...Tipo pele de galinha, mesmo?.....:-)
EliminarVocê é uma simpatia.
Abraços!
Desculpe, Ives, se "face" é facebook, não tenho, não.
EliminarTudo muito intenso, forte e tocante.
ResponderEliminarAdorei principalmente:
"Nada daria a medida das minhas penas,
do peso dos dias e das noites,
da alegria e contentamento que não se fez,
da beleza de todas as coisas pequenas."
Gosto de textos que me fazem pensar.
bjs e excelente final de semana
Ritinha
Obrigada, Ritinha!
EliminarBeijos também para ti e bom fim de semana.
Persistência, perseverança, firmeza e também muita teimosia... na escrita e não só, verdade?
ResponderEliminar:)
Gosto muito do seu tesouro, é impossível não pensar no que mais haverá "no fundo da mina"...
Cordiais saudações e um bom fim de semana!
Não sei se será isso tudo, mas teimosa sim, muito teimosa!
EliminarO fundo da mina é muito escuro, precisará de muita luz para que se consiga avançar em profundidade....parece que ninguém quer pegar na lanterna....:-)
e as pessoas preferem geralmente manter-se à superfície.
E às tantas no fundo da mina não existirá tesouro nenhum...
Muito obrigada, Rui, e tenha um grande fim de semana!
Laura, acabei de publicar este teu poema em - http://semolharescriticos.blogspot.com - caso não goste me peça que retiraremos de lá. O link está voltado para sua página. Um grande abraço
ResponderEliminarCaso não gostar?!... Adorei, é uma honra para mim ver o que eu escrevo sendo tratado com tanta simpatia e respeito. Já fui ver e ficou muito bonito naquele fundo de outra cor! Fiquei muito contente. És tão atenciosa...
EliminarMuito obrigada, Malu!
Um abraço!
"Para ti desejei livres espaços
ResponderEliminarocupados por árvores e por brisas,
corropio de amor, breves cansaços,
musgo verde, chão de pétalas de rosas
em movimento que tu pisas."
Alvíssaras pra ti Laura!
A premência aliada ao romantismo...
e esta música...
Lágrimas estragam teclados.
Assim não vale!
Obrigada, Arnaldo!
EliminarA sua opinião é importante para mim. Gostou da música?
Lágrimas?!...Que eu saiba, as lágrimas nunca estragaram nada...:-)
Ilusão é adivinhar que nem todas as estrelas se alcançam, mas viver sem a ilusão de algo é como encerrar janelas dentro de nós.
ResponderEliminarAdorei o poema e a música é perfeita.
Beijo
maria jorge
Olá Maria!
EliminarEu hoje acho que nenhuma estrela alcançarei,mas pode ser que alguma estrela cadente me caia nos braços, ou me entre pelas janelas, que estão sempre abertas. A ilusão é a coisa mais barata que existe.
Fico contente que tenhas gostado.
Um beijo para ti, também.
Por vezes o coração precisa de criar essas ilusões, pois tem receio de enfrentar a ausência. Muito bonito, embora triste.
ResponderEliminarObrigada, S*.
EliminarPode ser que um dia eu consiga escrever algo alegre...
Que caminho de flores mais lindo! Me remete ao momento que vivo atualmente, ando trilhando novos caminhos e novas rotas. As ilusões fazem parte, uma vez que também saberemos lidar com as frustrações, é um círculo vicioso.
ResponderEliminarSinto falta de ver blog's sem ser de moda e beleza, blog's assim Laura, como o seu, providos de palavras bonitas, versos que não são ditos mais em tempos modernos, esquecidos pela correria da vida e despreparo de sentir que o ser humano anda tendo.
Parabéns!
http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/
Muito obrigada Thais.
EliminarTodos nós precisamos de um caminho de flores, ou pelo menos imaginar que esse caminho existe, algures.
Que encontre muita beleza e felicidade nesses novos caminhos que tenta percorrer.
x
Qualquer escolha de palavras será pobre para descrever a emoção que sinto por te "reencontrar" passados tantos anos neste espaço crescente de criatividade e beleza.
ResponderEliminarJá li quase todas as tuas publicações, estou fascinada!
Bem hajas, Laura.
(Isabel Ferro)
Isabel Ferro! Há quanto tempo!....Falaram-me de ti há dias, sabes bem quem foi...:-) mas não esperava "ver-te" aqui agora...
EliminarObrigada pelas tuas palavras.
Penso que qualquer dia iremos beber um café...:-)
Um beijo!
Adoro os teus textos, já tinha saudades de ler tão sábias palavras, como é que alguém consegue escrever assim tão bem? Fazer versos tão completos com um jogo de palavras fantástico!
ResponderEliminar"Criei nos teus ombros altas pontes
e nas tuas mãos abri sem querer
pequenos lagos, doces frescas fontes."
(...)
"O teu e o meu tempo depressa passa
sabes do tesouro que existe no fundo da mina.
Mas, em ti persisto sem que esteja."
Mais perfeito que isto ? todo o teu poema é completo e nos inspira, que quando terminamos de ler, queremos mais, podíamos passar uma noite inteira a saborear estas magnificas palavras.
http://mundodeariel.blogspot.com/
Oh, Meu canto!...
EliminarSe escrever aquilo que sentimos, consegue fazer despertar nos outros algum prazer quando nos lêem, então vale a pena.
Tu és muito atenciosa e doce comigo.
Só posso agradecer as tuas palavras e enviar-te um abraço!
Muito obrigada.
Que doce Laura. E a foto ficou perfeita, combinando. Que sentimento lindo, desapegado, que nada espera em troca, apenas gosta. Como, costumeiramente, me que me faço presente, te deixo um presente. Entendi o sotaque perfeitamente, não sei você, (rs...). http://www.youtube.com/watch?v=xSJ2VFELmd0&feature=player_embedded
ResponderEliminarOlá Fábio!
EliminarEsse poema "A mulher que passa" do V. de Moraes é muito, muito bonito. Todo o poema tem um desenvolvimento muito bom e fecha muito bem com estes versos magistrais:
"Que fica e passa, que pacifica
Que é tanto pura como devassa
Que bóia leve como a cortiça
E tem raízes como a fumaça"
Se o sotaque não foi problema para si, imagine para mim...;-)
Agradeço o seu presente surpresa, e as suas carinhosas palavras em relação ao meu poema.
Olá Laura!!
ResponderEliminarBelo texto e bastante reflexivo, aliás seus posts são muitos interessantes.
Parabéns pelo blog e já estou te seguindo.
Abraços.Sandra
Olá Sandra!
EliminarObrigada pelas suas palavras. Não me esquecerei de visitar o seu blog, proximamente.
Um abraço!
Oi Laura :)
ResponderEliminarQue texto mais deslumbrante e carregado de emoção...
Concordo com o Ricardo,pois às vezes leio cada preciosidade na blogosfera,
e me faltam palavras para adjetivar a grandiosidade da obra.
Gostei também das frases citadas no final do post,em especial essa de Victor Hugo:
'"ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro.'
Uma verdade incontestável...
Bjs e ótimo fim de semana \o/
Oi Clau!
EliminarTotalmente de acordo. Existe muito lixo na blogosfera, mas também existe muita gente a escrever com muita qualidade. Felizmente já descobri algumas dessas pessoas....;-)
Muito, muito obrigada pelas tuas palavras elogiosas.
E é verdade que as ilusões nos sustentam a alma, principalmente quando ela às vezes fica suspensa por frágeis fios.
Bjs também para ti, e um excelente fim de semana!
Que poema mais lindo Laura. Essa entrega... Esse gostar sem esperar reciprocidade... Por vezes triste, por vezes glorioso, muito lindo. Um coração que ama...
ResponderEliminarÉs incrível!
Beijos!
Nato, muita simpatia sua, que agradeço!
EliminarIncrível és tu, que escreves muito bem, de forma tão simples.
Beijos, Nato!
Bom dia, Laura!
ResponderEliminarSempre que escrevo o seu nome, lembro-me da velhinha canção de Roberto Carlos, "Lady Laura".
Falar do que escreve, é sempre um privilégio e uma tortura, simultaneamente, porque não sei, exatamente, o que dizer.
Abordou, neste seu poema, a velha ilusão, que talvez ainda não seja desilusão. Pois é, temos ciúmes até do sol que o beija. Acho, perfeitamente normal.
Porquê o sol e não SÓ nós?
Bom fim de semana.
Beijos da Luz.
Boa tarde, Emília!
EliminarAh, também me lembro muito bem dessa canção, dedicada, penso eu, à própria mãe do Roberto Carlos. Eu também sou mãe, mas não sou uma "Lady", sou um ser assim , como direi...um bocado mais "destravado"....:-)
Para além desta canção muito doce, que salientou, existe uma outra com a qual me identifico mais e que fala também de uma "Laura" :"Redondo Vocábulo" do Zeca Afonso, uma canção um pouco críptica...
Aprecio imenso os seus comentários, como sabe, e privilegiada sou eu por ser comentada por uma pessoa que conhece tão bem a nossa Língua.
Tinha até já sentido a sua falta... Aqui, e nos seus blogs.
Um grande fim de semana, e volte depressa à escrita!
Beijos!
Olá amiga Laura, vim agradecer sua visita!
ResponderEliminarGostei muito do poema, de toda a sua postagem.
Estarei de volta em breve, será só uma pausa.
Perdoe-me não tê-la visitado antes, é que suas atualizações não apareceu... Vou colocar seu blog em meus favoritos para ver se consigo acompanhar.
Beijos em seu coração!
Fernanda Oliveira
Ainda bem que estará de volta em breve. Às vezes são necessárias pausas...
EliminarObrigada, Fernanda, tudo de bom , e um beijo.
Amiga Laura vou deixar o link do meu outro blog, se quiser visitar fique a vontade. É apenas um convite.
ResponderEliminarhttp://estrelapoetica.blogspot.com.br/
Beijossss
Obrigada, Fernanda. Visitarei quando tiver tempo.Isto anda difícil por aqui, em termos de tempo.
Eliminarxx
Passando para te desejar um bom domingo.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Muito obrigada, Sandra.
EliminarUm excelente domingo para ti, também.
joni mitchell simplesmente canta a trilha-sonora da alma.
ResponderEliminarÉ mesmo, Joni Mitchell é uma cantora e compositora muito talentosa, mas neste caso até prefiro a voz de Ana Moura, por ser mais grave. Adoro vozes graves.
EliminarObrigada, Antônio!
Outro grande poema, Laura, com imagens tão bonitas.
ResponderEliminarAdorei.
Manuela Pires
Obrigada, Manuela. Sempre tão simpática!
Eliminarx
Estou deixando comentários em meu blog para ti! Bom domingo, menina!!
ResponderEliminarAh!... Eu iria lá de qualquer forma...;-) Mas assim irei mais depressa!
EliminarBom domingo para ti, também.
Muitas vezes precisamos criar ilusão para poder fugir dos problemas que vem sobre nós, muitas vezes eu crio ilusões para fugir, mais elas sempre volta, Laura gostaria de convidar você para conferir uma entrevista que dei lá no blog Agenda dos Blogs, onde fala um pouco sobre mim e do meu blog, ficarei muito feliz em ter ver por lá se quiser conferir clica no link abaixo, fique com Deus e tenha um ótimo domingo beijos.
ResponderEliminarhttp://www.agendadosblogs.blogspot.com.br/2013/08/1-entrevista-lucimar-moreira.html#comment-form
Obrigada, Lucimar, irei dar uma vista de olhos,.
EliminarEu gosto muito do que tu escreves, mas não percebi muito bem foi aquela conversa do tesouro da mina....;)
ResponderEliminarGostei muito, Laura, mas é tudo muito profundo, da mina, porque é que não fazes coisas a falar do tempo, das praias, coisas que eu entenda melhor?
João Nicolau
Aaahh João! Não é para perceber, é para ir percebendo...aos poucos, como quem não quer a coisa...;-)
EliminarDo tempo e das praias acho que já falei. Lagos tem praias , não tem? E faz muito vento.
Boa noite, João, ao menos deixas-me sempre bem disposta...
Laura boa tarde, obrigada pela visita lá no agenda dos blogs, muito feliz em ver você lá, te desejo uma ótima semana, fique com Deus beijos.
ResponderEliminarBlog:Lucimar Estrela da Manhã
Grupo:Divulgue seu blog no Facebook
Fan Page
Me encontre no Pinterest
Ah, Lucimar, você é muito atenciosa...não precisava, mas agradeço imenso os seus votos de óptima semana.
ResponderEliminarx
Tudo bem Laura? Tenha uma boa semana.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Olá Sandra!
EliminarUm pouco de calor, mas está tudo bem, sim.
Muito obrigada pelos sua atenção e simpatia.
Abraços!
Ninguém pode negar que o seu talento é gigantesco.
ResponderEliminarQuanto mais releio, mais perfeito
se me torna o poema "ilusão".
Que exagero, Arnaldo!...Aliás, "gigantesco" é uma palavra que não combina mesmo nada comigo, sou muito pequena...:-)
ResponderEliminarMuita simpatia sua. Só tenho que agradecer o facto de gostar, e a forma como o demonstra.
Não concebo a realidade sem antes conceber a ilusão.
ResponderEliminarCadinho RoCo
Interessante o que diz, no entanto realidade e ilusão andam por vezes tão entrelaçadas...não é?
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário, Cadinho RoCo.
Nossa... confesso estar um pouco emocionado ao ler isso.
ResponderEliminarAí está, em palavras, o sentimento de ilusão em sua perfeição.
Isso é, aos meus olhos, uma obra prima.
Parabéns.
Me senti tocado por esses versos, já que sou o mestre das ilusões. rsrsrs. (infelizmente...).
Uma boa semana e comecei a seguir seu blog.
Muito obrigada por tão elogiosas palavras, mas..."obra prima" é qualificativo exagerado, por certo. E só vindo de um "mestre das ilusões", como se auto- intitulou...:-)
EliminarUma bom resto de semana também para si.
Ilusões de óptica dos poetas,
ResponderEliminarneste caso marchetadas por inúmeras pétalas de flor!
Beijinho para si!
Pois é Vieira Calado, você deve entender perfeitamente do que falo...:-)
EliminarObrigada pela visita.
Um beijo também para si.
Gosto da Ana Moura mas prefiro a versão da Joni. O poema está bonito, mas sempre com aquele desconsolo subtil.
ResponderEliminarEsperarias outra coisa?...Mas o desconsolo, que sentiste é momentâneo.
EliminarTem de durar o tempo de um poema. Depois, o desconsolo parte para longe....:-)
x
OI LAURA!
ResponderEliminarBOM TE RECEBER SEMPRE LÁ NO "SÓ PRA DIZER" O QUE ME APRESSO A RETRIBUIR, SABEDORA DAS PÉROLAS QUE AQUI ENCONTRAREI.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Obrigada, Zilani!
EliminarUm abraço!
Obrigado, amiga, pela informação.
ResponderEliminarMais 2 pessoas me disseram o mesmo.
O curioso é que no meu computador, ele aparece.
Apaguei o que estava e voltei a pôr.
Vamos a ver se agora vai...
Mas, dada a actualidade (cá no pais), já tenho outro em primeira página...
Blssss
De nada. Era o único comentário possível... Caprichos da tecnologia!...
EliminarIrei dar uma vista de olhos quando tiver um pouco de tempo.
Obrigada.
Olá Laura,que lindo poetar.
ResponderEliminarFicarei por aqui se você permitir.
bjs
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
Permitir?... Adorei a sua visita que retribuirei proximamente.
ResponderEliminarObrigada, Carmen Lúcia.
Bjs
Obrigada amiga pela visita!Adorei
ResponderEliminarBjs e um ótimo final de semana à você Laura.
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
ResponderEliminarOlá Laura,
O poema é maravilhoso e a música, além de linda, foi belamente interpretada. Adorei ouvi-la.
As ilusões sustentam o nosso viver. Só não devemos viver unicamente delas. Uma pessoa sem ilusão é uma pessoa sem entusiasmo. Somos envolvidos pela ilusão durante toda a nossa existência. Vivemos por elas. Segundo Gustave Le Bon: "A vida é repleta de ilusões necessárias". Concordo com ele.
A imagem é linda.
Beijo e obrigada pela atenção e carinho da visita.
Obrigada, Vera Lúcia. Fico muito contente que tenha gostado
ResponderEliminarUm beijo grande, também.