sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Circo


                                Trapezistas  de Hélder Bandarra



                              O circo desceu à vila prometendo alegria.
                              Tenda armada em projecto breve,
                               policromático convite à ilusão e fantasia.
                               Derrete-se na boca como flocos de neve,
                               o algodão doce que a criança lambia.
                               A banda engana-se, volta atrás...E
                               em cada nota perdida a magia fugaz,
                               todo o jogo de luz e sonho se desfaz.

                               Saltimbancos coloridos; fascínio de piruetas.
                               Contorcionistas despidas e maleáveis
                               exibem em pedestal tão esbeltas silhuetas.
                               Acrobatas da China de fatos vermelhos,
                               concentrados em equilíbrios instáveis.
                               Todos em sequência; longa fila de espelhos,
                               desaparecem já rumo aos bastidores
                               sob altos trapézios ondulando suspensos,
                               esperando leves dançarinos voadores.
                               Rufos de suspense, efémeros fumos densos...
                               Piadas de palhaços pobres e ricos,
                               gigantes bolas de sabão circulam no ar
                               envoltas em risos gastos e sem graça.
                               Num gesto de mão desfazem-se em fanicos
                               como a névoa que dentro de nós passa.

                               O circo não pegou fogo. Voltará logo
                               com olhos tristes de enjaulados leões,
                               fanfarra, luzes, muitas cores berrantes
                               e trombas de melancólicos elefantes 
                               atirando confetis em todas as direcções.
                               Cavalos a galope, porcos volantes
                               de cintilantes e leves plumas, alados
                               por patéticos homens amestrados.



 Le Cirque du Soleil, uma inovadora forma de fazer circo. Criações arrojadas nas quais as artes circenses se entrelaçam num enredo com cenários arrojados, guarda-roupa geralmente inspirado noutras épocas e música ao vivo. Companhia fundada no Canadá em 1984, depois de tempos iniciais de perigo de falência, que ultrapassou, consegue nos últimos anos alcançar projecção internacional. Sem animais nos seus espectáculos.



"O circo ensina as crianças a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso, a 'humanização' dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas projetada em um macaco de vestido, camuflada sob os risos" ( Olegario Schmitt)
                                                                                  
                             

86 comentários:

  1. Boa noite Laura.. adoro os poemas que tu nos deixa... não fiz ao circo mas fiz ao palhaço uns dias atrs para a obra infantil uma linda noite e sempre grato pelas gentis visitas.... até sempre querida amiga bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adora mesmo, Samuel?!...é que os meus poemas não têm donzelas...:-) ...brincadeira. Estou curiosa sobre essa sua obra infantil; esperando para ver...
      Até sempre, Samuel, e muito obrigada.
      xx

      Eliminar
  2. Belo poema que descreve a vida do circo

    levado pelo o tempo e poeira

    em fantasia a registrar a cada olhar

    e o olhar da criança em especial...

    "Derrete-se na boca como flocos de neve,

    o algodão doce que a criança lambia."

    E o olhar a consumir a fantasia do circo...

    A imagem belíssima e o Cirque du soleil a acrescentar...

    A tua sensibilidade especial que sempre nos oferece

    o presente da reflexão:

    "O circo ensina as crianças a rir da dignidade

    perdida dos animais."

    Maravilhoso ler-te, Laura!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Suzete!
      Pois é, o circo parece deixar sempre uma certa mística nostálgica, talvez porque tomamos contacto com ele pela primeira vez enquanto crianças, então fica sempre uma especial lembrança...
      Gostei da frase do O. Schmitt, porque é exactamente aquilo que eu penso...o circo não perde magia se não tiver animais; quanto
      a mim bem pelo contrário.
      Obrigada, os teus comentários são também maravilhosos para mim.
      xx

      Eliminar
  3. Bom dia Laura Santos

    Para mim, comentar-te é sempre um problema.Mas adoro ler o que nos deixas aqui no teu cantinho.

    Este poema sobre o circo está maravilhoso.
    O video está fenomenal... Acho que "os circos" estão a perder a "força" ou seja as pessoas não vão ao circo... derivado aos preços elevados... Embora saibamos que, tudo os que está envolvido fica muito caro.

    Eu pessoalmente gosto de circo, mas não vou..
    Sei também que acaba por ser enrriquecedor tanto para as crianças, como para adultos.
    Concordo que o circo ensina as crianças a rir com dignidade. Até a nós.

    Gostei muito
    Tem um excelente fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vou ao circo há muito, muito tempo, mas se um dia apanhar o Cirque du Soleil esse é que não posso perder.
      Acho que não era bem isso que a citação final queria dizer, mas se entendeste assim...:-)
      Obrigada e um grande fim de semana também para ti!
      xx

      xx

      Eliminar
    2. É o que eu digo Laura Santos,
      Sou um pouco lenta, ou fraquinha de compreensão.. daí ter muita dificuldade em responder em certos postes...
      Peço desculpa se não consegui responder acertadamente...

      Tinha gosto em falar contigo fala-me aqui--> cidaliaferreira5@gmail.com

      Uma beijoca, bom fim de semana.

      Eliminar
    3. Pedir desculpa?!... Só se pede desculpa quando se causa ofensa a alguém....:-) Cidália, cada um lê as coisas à sua maneira, eu até concordo com o que disseste, por exemplo em relação aos palhaços, mas não gosto de ver ninguém a rir de animais, mas sei perfeitamente que não era isso que estavas a dizer.
      Ando um pouco a correr de momento, quando tiver uma aberta falaremos.
      xx

      Eliminar
  4. Adorei tudo que li amiga Laura.
    Um poema lindo de viver,sobre o circo.
    Obrigada da visita e comentário
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O circo faz parte das minhas recordações de criança, bem como faz parte, das minhas realidades de adulto.
    Ainda há pouco tempo fui ao circo com familiares mais novitos.
    Adoro o circo e tudo o que o envolve.
    Existe quem goste de ver no circo as façanhas dos animais, mas também existe, quem abomine totalmente essa prática. Eu, confesso, gosto de ver as suas habilidades.
    Gostei muito do poema, muito bem idealizado, falando de tudo, com preceito e conhecimento.

    Fica feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo!
      É verdade, o circo vai acompanhando as pessoas desde a infância até muito mais tarde porque depois lá iremos com filhos, depois com os netos...
      Eu sou daquelas pessoas que não gosta de ver animais selvagens usados como meio de divertimento, simplesmente porque os animais não podem decidir ser artistas de circo, o lugar deles não é ali...mas esta é apenas a minha opinião; pelos vistos muita gente gosta de vê-los a fazer essas habilidades...
      Obrigada pelo teu comentário, Ricardo.
      Bom fim de semana!
      xx

      Eliminar
  6. A sua escrita, quer seja poesia ou prosa, é sublime! Não o digo para ser agradável, ela é um facto e contra factos...
    :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já sei que o Rui é um verdadeiro cavalheiro, e de si até acredito que não diga só para ser agradável, porque quando não gosta de algo diz que não gosta, e assim é que deve ser.
      Bom fim de semana para si, também.

      Eliminar
  7. Oi Laura \o/
    Postagem brilhante.Gostei muito!
    Amo ver um espetáculo circence.Quando aparece um circo em minha cidade,lá vou eu!
    Eu,particularmente sou contra o uso de animais nesses shows.
    Ainda bem que em minha cidade tem uma lei municipal que proíbe.
    Por natureza,os animais não saltam em anéis de fogo e muito menos,sabem andar de bicicletas;se o fazem é porque nos ensaios,usam chicotadas ou atos piores.Se aplaudimos,acabamos por ridicularizar esses animais.
    Atração que dá gosto de ver são essas como o 'Cirque du Soleil',simplesmente fenomenal...
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Clau, o circo é um espectáculo magnífico, e os animais não precisam de lá estar para que o seja. Um grande aplauso para essa lei municipal da tua cidade que não permite a a utilização de animais em espectáculos do género. No fundo é uma questão de educação, e com o tempo chegaremos lá; a circos sem animais.
      xx

      Eliminar
  8. Uma diversão tão antiga como a civilização humana.

    Assumindo diversas formas, mostra o Homem em tantas vertentes.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que um divertimento que começou por ser, o circo pode e deve ser um acto cultural, basta evoluir nesse sentido, e isso tem vindo a ser feito por várias companhias de diversas formas, deixando de lado a mulher com barba e os animais como atracção. Desse tipo de circo já nós temos na vida real...:-)
      xx

      Eliminar
  9. Que saudade do tempo de infância, que ia ao circo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora já não vai, Ives?...:-)
      É, a memória de infância deve suplantar em beleza o desejo actual...

      Eliminar
  10. Nunca gostei de circos... sempre senti que tinham algo de falso e assustador. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol! Conheço outra pessoa que também não acha piada nenhuma a circos, e acho que ficou com essa ideia porque em criança achava os palhaços não divertidos, mas assustadores.
      xx

      Eliminar
  11. O "teu" circo foi muito bem concebido, Laura. Parabéns. Com as palavras podemos dar a volta e sermos equilibristas e malabaristas. Assim, desta forma, levar magia a quem fica em casa ;)

    Pessoalmente, o circo nunca me fascinou, sempre tive medo dos animais selvagens. Acho que era por isso. Mas agora, com o Circe du Soleil, encontrei finalmente a magia num conceito muito diferente do velho e tradicional circo.

    Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mz. Às vezes esse equilíbrio com as palavras é difícil, mas ao menos tenta-se.
      Nem me recordo se o primeiro circo que vi tinha animais, apenas me lembro que onde estávamos sentados as tábuas abanavam todas e pensei que pudéssemos cair a qualquer momento, mas o que me ficou na retina foi o Marco Paulo a cantar ....:-)

      Eliminar
  12. Abraço carinhoso por inteligentemente, você inaltecer uma arte tão antiga e importante e tão arcaica ao mesmo tempo em alguns sentidos, como o sacrifício inflingido aos animais.Cirque Du Soleil educa e cria nova identidade cultural nas pessoas.Tema muito pertinente.Beijo do leitor.:-BYJOTAN.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Byjotan. Há que enaltecer no circo as artes que o constituem, mas não o sacrifício de animais como mero divertimento. Há que retirar certas práticas arcaicas inadmissíveis nos dias de hoje, e renovar como fez o Cirque du Soleil.
      Um abraço!

      Eliminar
  13. Belo Poema Laura. Lembra a infância, a ludicidade e inocência desses dias, do humor ingênuo e puro dos palhaços. Aqui em Recife foi proibido circos com animais, anda existe? Devido a uma tragédia ocorrida há alguns anos, quando uma criança pousando prá uma foto, foi arrastada por um dos leões que seguiam para o picadeiro na frente do pai, separado da mãe, que levava o filho toda semana pra passear, a criança não chegou a ser devorada, mas faleceu. Ouvi dizer que esses animais são mantidos pro até três dias com fome para que não fiquem sonolentos na hora da apresentação e mais enfurecidos. Desculpe eu citar esse episódio triste Laura, mas serve como um alerta sobre os maus tratos a esses animais retirados de seu ambiente natural, são também vitimas e muitas vezes abandonados numa rua qualquer quando o circo vai embora, já vi casos. Tem até instituições que os recolhe e cuida deles. Muitas vezes cegos, garras extraídas, e assim tem que serem mantidos toda vida pois já não mais sobreviveriam na natureza, perderam o instinto da caça. Foram como disse “humanizados” ou desumanizados, não sei qual o termo mais apropriado. Fiquemos com o moderno Cirque du Soleil, de vez em quando passam uma temporada em minha cidade. Vídeo de hoje: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=v0takAm37Bk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que história horrível essa Fábio; mas a verdade é que aconteceu e é tão triste; uma morte tão cruel e sem sentido, perfeitamente impossível de acontecer se esses animais lá não estivessem...
      Aqui em Portugal ainda existem circos com animais, sim, actuam sobretudo na altura do Natal, mas onde moro é muito raro aparecer um circo. Sortudo és tu que tens aí o Cirque du Soleil de vez em quando...:-)
      Parece que você anda a acertar nos meus gostos; adorei o vídeo, com a nossa querida e grande actriz Eunice Munõz, com Fagner e com as palavras de Florbela ..."tu és como deus : princípio e fim"..., que mais se pode querer?
      Muito belo para apreciar neste fim de tarde de um dia extenuante para mim.
      Muito obrigada, Fábio pelos teus comentários e presentes, estou a ficar mal habituada...:-)

      Eliminar
  14. Estimada, Laura.

    Que postagem magnífica, esta sua.
    O Circo, é um mundo encantado à parte.
    Quero lhe desejar um fim de semana agradável, e, te convidar para vir até à minha janela. Te espero lá. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado. Irei lá assim que tiver um pouco de tempo, sim.
      Obrigada Zé e um abraço!

      Eliminar
  15. Bom dia, Laura!

    O circo é uma arte, sem dúvida.

    Transformam, fazem o que é improvável, no provável, como a Laura fez no seu ESTRONDOSO POEMA.

    Homens amestrados? Inteligente a sua frase! E real, ainda por cima.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luz!
      Eu diria que o circo é a conjugação de várias artes que formam esse todo como maravilha possível.
      Homens amestrados? Claro, nem todos o são, mas conheço alguns que o são; exactamente aqueles que de forma geral no contacto com os outros negam sê-lo.
      Obrigada, Luz.
      xx

      Eliminar
  16. Eu que sempre gostei de ir ao circo com os meus filhos, agora a parte final do seu maravilhoso poema deixou-me realmente a pensar na condição dos animais...

    Manuela Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensar é sempre um bom exercício...;-)
      Obrigada Manuela.
      xx

      Eliminar
  17. Estimada, Laura.

    Passei para lhe desejar um dia de domingo agradável, e dizer, que o Circo, é a continuação, das alegrias, independente da idade.
    Venha e veja, a minha paisagem, te espero por lá
    Beijo na Alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já apreciei essa bela paisagem do Rafael.
      Um bom resto de domingo.
      xx

      Eliminar
  18. Olá Laura,

    O Cirque Du Soleil apresenta espetáculos deslumbrantes. Nunca fui, mas já assisti vários vídeos de apresentações dele pelo mundo. Ele esteve aqui em Belo Horizonte há dez dias e novamente perdi a oportunidade assistir aos seus espetáculos.
    Quando criança, adorava ir ao circo, embora morresse de medo dos palhaços. Hoje, penso como retratado no poema e nas palavras de Olegario Schmitt ". A falta de respeito com os animais nos circos tradicionais chega a chocar e, sem dúvida, é um exemplo deplorável para a criançada.
    Seu poema retratou lindamente um espetáculo de circo. Pude me ver lá, como na época de minha infância.

    Ótimo domingo.

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera!
      Sem dúvida, o Cirque du Soleil é fantástico, mas também nunca tive oportunidade de assistir ao vivo, já que aqui eles só costumam actuar em Lisboa e no Porto, na cidade onde moro não se passa muita coisa...
      Parece ser um dado certo que nem todas as crianças gostavam de palhaços, e sim os circos com animais deveriam ser pura e simplesmente boicotados porque perpetuam valores errados para as crianças.
      Obrigada, Vera Lúcia e um bom resto de domingo.
      xx

      PS Espero que o computador já esteja funcional...:-)

      Eliminar
    2. Oi Laura,
      Ainda não está resolvido o problema do computador, mas estou me ajeitando por aqui com recursos improvisados, o que torna o meu passeio pela net mais lento e irritante-rsrs.
      Beijo.

      Eliminar
    3. Ah querida Vera, tem paciência, mas é irritante mesmo não é...?
      Eu geralmente fico é sem rede, olha, que venha o diabo e escolha....:-)
      xx

      Eliminar
  19. Já fui em um circo quando criança, e lembro-me que fiquei com medo das pessoas da arquibancada. Mesmo assim me diverti. Muito expressivo o poema. Parabéns Laura.
    http://gauchaopina.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma atitude totalmente compreensível, Carlos, pois como diria Ambrose Bierce : "Cicus. A place where horses, ponies and elephants are permitted to see men, women and children acting the fool".
      O que vale é que uma criança quase sempre se diverte com tudo o que é diferente.
      Obrigada, Carlos pelas tuas palavras.

      Eliminar
  20. A tua obra literária é de gritos. Excepcional!
    E olha que "tenda armada" pode ter uma conotação inapropriada ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De gritos?!...Tal como "tenda armada" também pode adquirir diferentes sentidos de acordo com a situação... :-)
      Só tu...!
      xx

      Eliminar
  21. Laura, a sonoridade bem urdida de seu poema lembra o malabarismo alegre do próprio circo sem deixar de lado a denúncia da realidade na referência aos animais melancólicos e aos seus olhos tristes.
    Muito bom!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jussara! Pois é, eu não gosto de ver animais ou pessoas de olhos tristes.
      Um abraço!

      Eliminar
  22. O quadro de seguidores abriu! Estou a seguir essa escrita no vento... aliás, muito bem pensado o nome de seu blogue!
    Linda semana nova pra vc!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrita no vento porque é escrito no momento e depois ninguém liga mais, e porque eu sou também uma cabeça de vento...:-)
      Uma grande semana também para ti!
      xx

      Eliminar
  23. Amo circo e sua magia e adoro o trabalho do Cirque Du Soleil! Pelo texto.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  24. Estava assistindo o Programa Jô Soares essa semana Laura, (já ouviste falar?) a entrevista com esse senhor Professor e Filosofo, 30 minutos apenas. Tive a impressão de ter lido num comentário, posso tá enganado que és filosofa, lembrei de tu, Interessantíssima, uma verdadeira lição de vida proferida de uma forma apaixonada, que mereceu, nunca vi em todo tempo de programa, ser aplaudida de pé ao final. Advirto porém, pois não é minha intenção de forma alguma escandalizar-te e ser grosseiro e desrespeitoso, que ele usou aqui e ai alguns termos chulos e foi espirituoso o tempo todo, acho que deu até um dinamismo, leveza e naturalidade. Em todo caso fica a sugestão se interessar-te:

    http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/clovis-de-barros-lanca-o-livro-a-filosofia-explica-as-grandes-questoes-da-humanidade/2854196/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio eu licenciei-me em Filosofia, sim, mas sou tão filósofa como você ou outra pessoa qualquer, talvez eu tenha apenas um pouco mais de conhecimentos nessa área do que uma pessoa que não tenha tirado esse curso.
      Conheço o Jô Soares, ele também é muito conhecido aqui, e adorei ouvir Clóvis de Barros, um professor super expressivo, até exuberante, que explica de forma muito simples e com um sentido de humor incrível o que a felicidade é ou pode ser.
      Concordo plenamente que "quem acorda cantando tem ligações demoníacas"....:-) porque eu também levo tempo a acordar, e gostei também como ele falou sobre "arrogância"... e os palavrões foram muito bem utilizados naquele contexto, não foram utilizados de forma gratuita.
      LOL ""Pé de barriga " !!
      Excelente, Fábio, se todos os professores fossem assim ninguém morreria de tédio dentro de uma sala de aula. Poderíamos ficar a ouvi-lo horas seguidas.
      Obrigada por tudo; sempre em cima do acontecimento!

      Eliminar
  25. Olá!
    Amo a magia do circo, mas não gosto quando usam os animais!
    Parabéns pelo blog, já estou te seguindo!
    Lindo dia!
    Com carinho

    Blog: Femme Digital

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo nisso então...:-)
      Um lindo dia também para ti e obrigada.
      xx

      Eliminar
  26. Laura
    Deixa-me sonhar o circo! Mergulhar nas luzes, nas cores e na fantasia. Porque quando o pano cair, há outros palcos à minha espera. E está tudo no teu belo poema !...
    Não sou fã do circo na sua forma tradicional. Angustia-me saber de seres vivos que nos dão grandes lições de vida, serem tão prepotentemente amestrados e abusados pelas mãos dos homens. Por isso tiro o chapéu ao admirável Cirque du Soleil.
    Beijo e uma boa semana.

    maria jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Maria.
      Sonhemos verdadeiros circos com artistas fantásticos, porque para circos com animais já bastam aqueles que por vezes nos surgem na vida do dia a dia; de ilusionistas e malabaristas de meia tigela.
      A minha já sei que não vai ser uma grande semana, ao menos que a tua o seja. (Alvor amanhã)
      xx

      Eliminar
  27. OI LAURA!
    UM SONHO QUE TODA A CRIANÇA TEVE EM QUALQUER ÉPOCA DO MUNDO, "O CIRCO".
    O DE SOLEIL, DÁ UM EXEMPLO LINDO, DE UM CIRCO BASEADO EM ARTISTAS MARAVILHOSOS SEM O USO DOS ANIMAIS, O QUE DIGNIFICA MAIS AINDA O TRABALHO QUE FAZEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. O circo é uma forma de diversão para muitos principalmente para as crianças, já tive a oportunidade de ver pela televisão o circo de Soleil é fantástico o que eles fazem lá naquele circo muito bom, Laura beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderEliminar
  29. Haaaa quão frustrado sou por, até hoje, nunca ter ido ao circo, apesar de ter sonhado em fugir com um quando bem pequeno (muita imaginação)! No entanto, sempre achei muito triste e desumano o fato de serem usados animais em seus espetáculos. Animal é pra ser livre e defendo seus instintos e seu direito a vida selvagem!
    Adestramentos, inclusive de cães, que a televisão insiste em nos exibir em programas de auditório, sempre me pareceram o fim! O cúmulo! Apesar desse grande defeito, aliás, aqui no Brasil é proibido o uso de animais em circos, há uma magia sim e uma felicidade nos olhos dos homens que voltam a ser meninos quando o show começa!
    Beijo Laura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso nunca teres ido a um circo, Nato, no entanto essa ideia de querer fugir com o circo parece ter sido recorrente em algumas crianças...:-)
      Eu até já vi crianças exibidas pelos seus pais como se fossem papagaios, imagina se alguns se importarão com a condição dos cães ou de outros animais....
      Tudo uma questão de educação no fundo.
      xx

      Eliminar
  30. Eu gosto desse circo que puseste aí mas também gosto dos circos com animais, e há circos que tratam muito bem os animais.

    João Nicolau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esperaria outra coisa de ti.
      Se consideras "tratar bem" forçar um animal a um treino exaustivo para exibi-lo a fazer habilidades, e mantê-lo enclausurado como se tivesse de cumprir uma penitência até ao fim da vida, eu não.

      Eliminar
  31. Hermoso poema, con un sorprendente verso final; con el que estoy totalmente de acuerdo. Se puede hacer disfrutar al público, sin tener que hacer sufrir a ningún animal.
    Aunque pienso que esto va para largo, igual que las corridas.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      É exactamente a minha opinião também. Tal como as corridas de touros. Parece que existe em certas pessoas uma necessidade primordial de aceitação da crueldade como acto normal, escudando-se para isso na tradição.
      Obrigada, Manuel.
      Um abraço.

      Eliminar
  32. Passando para te desejar uma boa quarta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  33. Há um certo tipo de circo que ficou refém doutros tempos. Felizmente parece que ainda há soleil.
    Excelente, Laura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente AC. Haverá Soleil e outras Companhias também.
      O nosso Chapitô também trabalha de forma muito diferente.
      Obrigada.

      Eliminar
  34. Olá Laura! Belo post de alerta. Pode-se trazer alegria, sorriso, vivacidade sem que precise se judiar dos inocentes animais. Acho isso de uma crueldade e desumanidade absurda, tirar os bichinhos de seu habitat natural e querer fazer deles um instrumento de lucro nas mãos de homens inescrupulosos. Cirque du Soleil tem que ser parabenizado pela inovação de um circo de alegria sem a judiação aos animais.
    Beijos com muito carinho
    Marilene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marilene!
      Adorei essa palavra "judiar" que nós aqui também utilizamos, mas que há muito tempo não ouvia...:-) É isso mesmo uma judiação!
      xx

      Eliminar
  35. O poema foi muito bem dividido, a primeira parte sobre a promessa de alegria, a expectativa, depois os números de circo e no fim a censura da utilização de animais, numa magia que se vai perdendo.
    Adorei e os porcos voadores com plumas cintilantes pelos homens amestrados foi a conclusão perfeita.
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia, essa divisão das estrofes realmente tem uma lógica no desenvolvimento do poema e não foi feita ao acaso.
      xx

      Eliminar
  36. Agradeço seu comentário inteligente ao meu texto! um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário foi feito muito à pressa , Ives, mas para texto inteligente só pode acontecer comentário condizente. Você escreve muito bem e eu é que tenho de agradecer ler textos assim.
      Um abraço!

      Eliminar
  37. OI LAURA!
    JÁ HAVENDO COMENTADO O POST, TE DEIXO MEU ABRAÇO E DESEJOS DE UMA ÓTIMA SEXTA FEIRA.
    ABRÇS
    http://zilaaniceli.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Zilani, não precisas fazer isso, por favor., porque já tinhas comentado.
      Um abraço!

      Eliminar
  38. Oi Laura,o circo é maravilhoso,o encanto de todas as crianças,mas
    as agressividades que vemos com os animais é que não gosto de apreciar.
    Maravilhoso seu texto e poema.
    Obrigada da visita e comentário.
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu gosto da utilização de animais, daí a minha crítica na última estrofe.
      Obrigada, Carmen.
      xx

      Eliminar
  39. Adorava assistir ao vivo a um espectáculo destes. Deve ser lindíssimo! :)

    Um beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! Se um dia tiver oportunidade não vou perder de certeza!...:-)
      xx

      Eliminar
  40. Que melhor circo do que o circo mediático que vemos e ouvimos todos os dias, com tubarões a devorar peixinhos e Boas a engolir inteiros todos os que lhes atravessem no caminho...
    Jokas, linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, há que tempos não ouvia falar em Boas, os tubarões sempre acabam por ser mais vulgares :-)
      xx

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.