Trapezistas de Hélder Bandarra
O circo desceu à vila prometendo alegria.
Tenda armada em projecto breve,
policromático convite à ilusão e fantasia.
Derrete-se na boca como flocos de neve,
o algodão doce que a criança lambia.
A banda engana-se, volta atrás...E
em cada nota perdida a magia fugaz,
todo o jogo de luz e sonho se desfaz.
Saltimbancos coloridos; fascínio de piruetas.
Contorcionistas despidas e maleáveis
exibem em pedestal tão esbeltas silhuetas.
Acrobatas da China de fatos vermelhos,
concentrados em equilíbrios instáveis.
Todos em sequência; longa fila de espelhos,
desaparecem já rumo aos bastidores
sob altos trapézios ondulando suspensos,
esperando leves dançarinos voadores.
Rufos de suspense, efémeros fumos densos...
Piadas de palhaços pobres e ricos,
gigantes bolas de sabão circulam no ar
envoltas em risos gastos e sem graça.
Num gesto de mão desfazem-se em fanicos
como a névoa que dentro de nós passa.
O circo não pegou fogo. Voltará logo
com olhos tristes de enjaulados leões,
fanfarra, luzes, muitas cores berrantes
e trombas de melancólicos elefantes
atirando confetis em todas as direcções.
Cavalos a galope, porcos volantes
de cintilantes e leves plumas, alados
por patéticos homens amestrados.
Le Cirque du Soleil, uma inovadora forma de fazer circo. Criações arrojadas nas quais as artes circenses se entrelaçam num enredo com cenários arrojados, guarda-roupa geralmente inspirado noutras épocas e música ao vivo. Companhia fundada no Canadá em 1984, depois de tempos iniciais de perigo de falência, que ultrapassou, consegue nos últimos anos alcançar projecção internacional. Sem animais nos seus espectáculos.
"O circo ensina as crianças a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso, a 'humanização' dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas projetada em um macaco de vestido, camuflada sob os risos" ( Olegario Schmitt)
por patéticos homens amestrados.
Le Cirque du Soleil, uma inovadora forma de fazer circo. Criações arrojadas nas quais as artes circenses se entrelaçam num enredo com cenários arrojados, guarda-roupa geralmente inspirado noutras épocas e música ao vivo. Companhia fundada no Canadá em 1984, depois de tempos iniciais de perigo de falência, que ultrapassou, consegue nos últimos anos alcançar projecção internacional. Sem animais nos seus espectáculos.
"O circo ensina as crianças a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso, a 'humanização' dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas projetada em um macaco de vestido, camuflada sob os risos" ( Olegario Schmitt)

Boa noite Laura.. adoro os poemas que tu nos deixa... não fiz ao circo mas fiz ao palhaço uns dias atrs para a obra infantil uma linda noite e sempre grato pelas gentis visitas.... até sempre querida amiga bjs
ResponderEliminarAdora mesmo, Samuel?!...é que os meus poemas não têm donzelas...:-) ...brincadeira. Estou curiosa sobre essa sua obra infantil; esperando para ver...
EliminarAté sempre, Samuel, e muito obrigada.
xx
Belo poema que descreve a vida do circo
ResponderEliminarlevado pelo o tempo e poeira
em fantasia a registrar a cada olhar
e o olhar da criança em especial...
"Derrete-se na boca como flocos de neve,
o algodão doce que a criança lambia."
E o olhar a consumir a fantasia do circo...
A imagem belíssima e o Cirque du soleil a acrescentar...
A tua sensibilidade especial que sempre nos oferece
o presente da reflexão:
"O circo ensina as crianças a rir da dignidade
perdida dos animais."
Maravilhoso ler-te, Laura!
Beijinho.
Olá Suzete!
EliminarPois é, o circo parece deixar sempre uma certa mística nostálgica, talvez porque tomamos contacto com ele pela primeira vez enquanto crianças, então fica sempre uma especial lembrança...
Gostei da frase do O. Schmitt, porque é exactamente aquilo que eu penso...o circo não perde magia se não tiver animais; quanto
a mim bem pelo contrário.
Obrigada, os teus comentários são também maravilhosos para mim.
xx
Bom dia Laura Santos
ResponderEliminarPara mim, comentar-te é sempre um problema.Mas adoro ler o que nos deixas aqui no teu cantinho.
Este poema sobre o circo está maravilhoso.
O video está fenomenal... Acho que "os circos" estão a perder a "força" ou seja as pessoas não vão ao circo... derivado aos preços elevados... Embora saibamos que, tudo os que está envolvido fica muito caro.
Eu pessoalmente gosto de circo, mas não vou..
Sei também que acaba por ser enrriquecedor tanto para as crianças, como para adultos.
Concordo que o circo ensina as crianças a rir com dignidade. Até a nós.
Gostei muito
Tem um excelente fim de semana.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Eu não vou ao circo há muito, muito tempo, mas se um dia apanhar o Cirque du Soleil esse é que não posso perder.
EliminarAcho que não era bem isso que a citação final queria dizer, mas se entendeste assim...:-)
Obrigada e um grande fim de semana também para ti!
xx
xx
É o que eu digo Laura Santos,
EliminarSou um pouco lenta, ou fraquinha de compreensão.. daí ter muita dificuldade em responder em certos postes...
Peço desculpa se não consegui responder acertadamente...
Tinha gosto em falar contigo fala-me aqui--> cidaliaferreira5@gmail.com
Uma beijoca, bom fim de semana.
Pedir desculpa?!... Só se pede desculpa quando se causa ofensa a alguém....:-) Cidália, cada um lê as coisas à sua maneira, eu até concordo com o que disseste, por exemplo em relação aos palhaços, mas não gosto de ver ninguém a rir de animais, mas sei perfeitamente que não era isso que estavas a dizer.
EliminarAndo um pouco a correr de momento, quando tiver uma aberta falaremos.
xx
Adorei tudo que li amiga Laura.
ResponderEliminarUm poema lindo de viver,sobre o circo.
Obrigada da visita e comentário
bjs
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
"lindo de viver"...:-)
EliminarObrigada, Carmen Lúcia.
xx
O circo faz parte das minhas recordações de criança, bem como faz parte, das minhas realidades de adulto.
ResponderEliminarAinda há pouco tempo fui ao circo com familiares mais novitos.
Adoro o circo e tudo o que o envolve.
Existe quem goste de ver no circo as façanhas dos animais, mas também existe, quem abomine totalmente essa prática. Eu, confesso, gosto de ver as suas habilidades.
Gostei muito do poema, muito bem idealizado, falando de tudo, com preceito e conhecimento.
Fica feliz
Olá Ricardo!
EliminarÉ verdade, o circo vai acompanhando as pessoas desde a infância até muito mais tarde porque depois lá iremos com filhos, depois com os netos...
Eu sou daquelas pessoas que não gosta de ver animais selvagens usados como meio de divertimento, simplesmente porque os animais não podem decidir ser artistas de circo, o lugar deles não é ali...mas esta é apenas a minha opinião; pelos vistos muita gente gosta de vê-los a fazer essas habilidades...
Obrigada pelo teu comentário, Ricardo.
Bom fim de semana!
xx
A sua escrita, quer seja poesia ou prosa, é sublime! Não o digo para ser agradável, ela é um facto e contra factos...
ResponderEliminar:)
Bom fim de semana!
Eu já sei que o Rui é um verdadeiro cavalheiro, e de si até acredito que não diga só para ser agradável, porque quando não gosta de algo diz que não gosta, e assim é que deve ser.
EliminarBom fim de semana para si, também.
Oi Laura \o/
ResponderEliminarPostagem brilhante.Gostei muito!
Amo ver um espetáculo circence.Quando aparece um circo em minha cidade,lá vou eu!
Eu,particularmente sou contra o uso de animais nesses shows.
Ainda bem que em minha cidade tem uma lei municipal que proíbe.
Por natureza,os animais não saltam em anéis de fogo e muito menos,sabem andar de bicicletas;se o fazem é porque nos ensaios,usam chicotadas ou atos piores.Se aplaudimos,acabamos por ridicularizar esses animais.
Atração que dá gosto de ver são essas como o 'Cirque du Soleil',simplesmente fenomenal...
Bjs!
Pois é Clau, o circo é um espectáculo magnífico, e os animais não precisam de lá estar para que o seja. Um grande aplauso para essa lei municipal da tua cidade que não permite a a utilização de animais em espectáculos do género. No fundo é uma questão de educação, e com o tempo chegaremos lá; a circos sem animais.
Eliminarxx
Uma diversão tão antiga como a civilização humana.
ResponderEliminarAssumindo diversas formas, mostra o Homem em tantas vertentes.
Beijos
Mais do que um divertimento que começou por ser, o circo pode e deve ser um acto cultural, basta evoluir nesse sentido, e isso tem vindo a ser feito por várias companhias de diversas formas, deixando de lado a mulher com barba e os animais como atracção. Desse tipo de circo já nós temos na vida real...:-)
Eliminarxx
Que saudade do tempo de infância, que ia ao circo!
ResponderEliminarE agora já não vai, Ives?...:-)
EliminarÉ, a memória de infância deve suplantar em beleza o desejo actual...
Nunca gostei de circos... sempre senti que tinham algo de falso e assustador. :/
ResponderEliminarLol! Conheço outra pessoa que também não acha piada nenhuma a circos, e acho que ficou com essa ideia porque em criança achava os palhaços não divertidos, mas assustadores.
Eliminarxx
O "teu" circo foi muito bem concebido, Laura. Parabéns. Com as palavras podemos dar a volta e sermos equilibristas e malabaristas. Assim, desta forma, levar magia a quem fica em casa ;)
ResponderEliminarPessoalmente, o circo nunca me fascinou, sempre tive medo dos animais selvagens. Acho que era por isso. Mas agora, com o Circe du Soleil, encontrei finalmente a magia num conceito muito diferente do velho e tradicional circo.
Abç
Obrigada, Mz. Às vezes esse equilíbrio com as palavras é difícil, mas ao menos tenta-se.
EliminarNem me recordo se o primeiro circo que vi tinha animais, apenas me lembro que onde estávamos sentados as tábuas abanavam todas e pensei que pudéssemos cair a qualquer momento, mas o que me ficou na retina foi o Marco Paulo a cantar ....:-)
Abraço carinhoso por inteligentemente, você inaltecer uma arte tão antiga e importante e tão arcaica ao mesmo tempo em alguns sentidos, como o sacrifício inflingido aos animais.Cirque Du Soleil educa e cria nova identidade cultural nas pessoas.Tema muito pertinente.Beijo do leitor.:-BYJOTAN.
ResponderEliminarExactamente Byjotan. Há que enaltecer no circo as artes que o constituem, mas não o sacrifício de animais como mero divertimento. Há que retirar certas práticas arcaicas inadmissíveis nos dias de hoje, e renovar como fez o Cirque du Soleil.
EliminarUm abraço!
Belo Poema Laura. Lembra a infância, a ludicidade e inocência desses dias, do humor ingênuo e puro dos palhaços. Aqui em Recife foi proibido circos com animais, anda existe? Devido a uma tragédia ocorrida há alguns anos, quando uma criança pousando prá uma foto, foi arrastada por um dos leões que seguiam para o picadeiro na frente do pai, separado da mãe, que levava o filho toda semana pra passear, a criança não chegou a ser devorada, mas faleceu. Ouvi dizer que esses animais são mantidos pro até três dias com fome para que não fiquem sonolentos na hora da apresentação e mais enfurecidos. Desculpe eu citar esse episódio triste Laura, mas serve como um alerta sobre os maus tratos a esses animais retirados de seu ambiente natural, são também vitimas e muitas vezes abandonados numa rua qualquer quando o circo vai embora, já vi casos. Tem até instituições que os recolhe e cuida deles. Muitas vezes cegos, garras extraídas, e assim tem que serem mantidos toda vida pois já não mais sobreviveriam na natureza, perderam o instinto da caça. Foram como disse “humanizados” ou desumanizados, não sei qual o termo mais apropriado. Fiquemos com o moderno Cirque du Soleil, de vez em quando passam uma temporada em minha cidade. Vídeo de hoje: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=v0takAm37Bk
ResponderEliminarQue história horrível essa Fábio; mas a verdade é que aconteceu e é tão triste; uma morte tão cruel e sem sentido, perfeitamente impossível de acontecer se esses animais lá não estivessem...
EliminarAqui em Portugal ainda existem circos com animais, sim, actuam sobretudo na altura do Natal, mas onde moro é muito raro aparecer um circo. Sortudo és tu que tens aí o Cirque du Soleil de vez em quando...:-)
Parece que você anda a acertar nos meus gostos; adorei o vídeo, com a nossa querida e grande actriz Eunice Munõz, com Fagner e com as palavras de Florbela ..."tu és como deus : princípio e fim"..., que mais se pode querer?
Muito belo para apreciar neste fim de tarde de um dia extenuante para mim.
Muito obrigada, Fábio pelos teus comentários e presentes, estou a ficar mal habituada...:-)
Estimada, Laura.
ResponderEliminarQue postagem magnífica, esta sua.
O Circo, é um mundo encantado à parte.
Quero lhe desejar um fim de semana agradável, e, te convidar para vir até à minha janela. Te espero lá. Abraços.
Fico contente que tenha gostado. Irei lá assim que tiver um pouco de tempo, sim.
EliminarObrigada Zé e um abraço!
Bom dia, Laura!
ResponderEliminarO circo é uma arte, sem dúvida.
Transformam, fazem o que é improvável, no provável, como a Laura fez no seu ESTRONDOSO POEMA.
Homens amestrados? Inteligente a sua frase! E real, ainda por cima.
Beijos.
Olá Luz!
EliminarEu diria que o circo é a conjugação de várias artes que formam esse todo como maravilha possível.
Homens amestrados? Claro, nem todos o são, mas conheço alguns que o são; exactamente aqueles que de forma geral no contacto com os outros negam sê-lo.
Obrigada, Luz.
xx
Eu que sempre gostei de ir ao circo com os meus filhos, agora a parte final do seu maravilhoso poema deixou-me realmente a pensar na condição dos animais...
ResponderEliminarManuela Pires
Pensar é sempre um bom exercício...;-)
EliminarObrigada Manuela.
xx
Estimada, Laura.
ResponderEliminarPassei para lhe desejar um dia de domingo agradável, e dizer, que o Circo, é a continuação, das alegrias, independente da idade.
Venha e veja, a minha paisagem, te espero por lá
Beijo na Alma.
Já apreciei essa bela paisagem do Rafael.
EliminarUm bom resto de domingo.
xx
Olá Laura,
ResponderEliminarO Cirque Du Soleil apresenta espetáculos deslumbrantes. Nunca fui, mas já assisti vários vídeos de apresentações dele pelo mundo. Ele esteve aqui em Belo Horizonte há dez dias e novamente perdi a oportunidade assistir aos seus espetáculos.
Quando criança, adorava ir ao circo, embora morresse de medo dos palhaços. Hoje, penso como retratado no poema e nas palavras de Olegario Schmitt ". A falta de respeito com os animais nos circos tradicionais chega a chocar e, sem dúvida, é um exemplo deplorável para a criançada.
Seu poema retratou lindamente um espetáculo de circo. Pude me ver lá, como na época de minha infância.
Ótimo domingo.
Beijo.
Olá Vera!
EliminarSem dúvida, o Cirque du Soleil é fantástico, mas também nunca tive oportunidade de assistir ao vivo, já que aqui eles só costumam actuar em Lisboa e no Porto, na cidade onde moro não se passa muita coisa...
Parece ser um dado certo que nem todas as crianças gostavam de palhaços, e sim os circos com animais deveriam ser pura e simplesmente boicotados porque perpetuam valores errados para as crianças.
Obrigada, Vera Lúcia e um bom resto de domingo.
xx
PS Espero que o computador já esteja funcional...:-)
Oi Laura,
EliminarAinda não está resolvido o problema do computador, mas estou me ajeitando por aqui com recursos improvisados, o que torna o meu passeio pela net mais lento e irritante-rsrs.
Beijo.
Ah querida Vera, tem paciência, mas é irritante mesmo não é...?
EliminarEu geralmente fico é sem rede, olha, que venha o diabo e escolha....:-)
xx
Já fui em um circo quando criança, e lembro-me que fiquei com medo das pessoas da arquibancada. Mesmo assim me diverti. Muito expressivo o poema. Parabéns Laura.
ResponderEliminarhttp://gauchaopina.blogspot.com
Uma atitude totalmente compreensível, Carlos, pois como diria Ambrose Bierce : "Cicus. A place where horses, ponies and elephants are permitted to see men, women and children acting the fool".
EliminarO que vale é que uma criança quase sempre se diverte com tudo o que é diferente.
Obrigada, Carlos pelas tuas palavras.
A tua obra literária é de gritos. Excepcional!
ResponderEliminarE olha que "tenda armada" pode ter uma conotação inapropriada ahahah
De gritos?!...Tal como "tenda armada" também pode adquirir diferentes sentidos de acordo com a situação... :-)
EliminarSó tu...!
xx
Laura, a sonoridade bem urdida de seu poema lembra o malabarismo alegre do próprio circo sem deixar de lado a denúncia da realidade na referência aos animais melancólicos e aos seus olhos tristes.
ResponderEliminarMuito bom!
Abraço!
Obrigada Jussara! Pois é, eu não gosto de ver animais ou pessoas de olhos tristes.
EliminarUm abraço!
O quadro de seguidores abriu! Estou a seguir essa escrita no vento... aliás, muito bem pensado o nome de seu blogue!
ResponderEliminarLinda semana nova pra vc!
Escrita no vento porque é escrito no momento e depois ninguém liga mais, e porque eu sou também uma cabeça de vento...:-)
EliminarUma grande semana também para ti!
xx
Amo circo e sua magia e adoro o trabalho do Cirque Du Soleil! Pelo texto.
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Eu também. Obrigada Sandra.
EliminarUm abraço.
Estava assistindo o Programa Jô Soares essa semana Laura, (já ouviste falar?) a entrevista com esse senhor Professor e Filosofo, 30 minutos apenas. Tive a impressão de ter lido num comentário, posso tá enganado que és filosofa, lembrei de tu, Interessantíssima, uma verdadeira lição de vida proferida de uma forma apaixonada, que mereceu, nunca vi em todo tempo de programa, ser aplaudida de pé ao final. Advirto porém, pois não é minha intenção de forma alguma escandalizar-te e ser grosseiro e desrespeitoso, que ele usou aqui e ai alguns termos chulos e foi espirituoso o tempo todo, acho que deu até um dinamismo, leveza e naturalidade. Em todo caso fica a sugestão se interessar-te:
ResponderEliminarhttp://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/clovis-de-barros-lanca-o-livro-a-filosofia-explica-as-grandes-questoes-da-humanidade/2854196/
Fábio eu licenciei-me em Filosofia, sim, mas sou tão filósofa como você ou outra pessoa qualquer, talvez eu tenha apenas um pouco mais de conhecimentos nessa área do que uma pessoa que não tenha tirado esse curso.
EliminarConheço o Jô Soares, ele também é muito conhecido aqui, e adorei ouvir Clóvis de Barros, um professor super expressivo, até exuberante, que explica de forma muito simples e com um sentido de humor incrível o que a felicidade é ou pode ser.
Concordo plenamente que "quem acorda cantando tem ligações demoníacas"....:-) porque eu também levo tempo a acordar, e gostei também como ele falou sobre "arrogância"... e os palavrões foram muito bem utilizados naquele contexto, não foram utilizados de forma gratuita.
LOL ""Pé de barriga " !!
Excelente, Fábio, se todos os professores fossem assim ninguém morreria de tédio dentro de uma sala de aula. Poderíamos ficar a ouvi-lo horas seguidas.
Obrigada por tudo; sempre em cima do acontecimento!
Olá!
ResponderEliminarAmo a magia do circo, mas não gosto quando usam os animais!
Parabéns pelo blog, já estou te seguindo!
Lindo dia!
Com carinho
Rê
Blog: Femme Digital
Estamos de acordo nisso então...:-)
EliminarUm lindo dia também para ti e obrigada.
xx
Laura
ResponderEliminarDeixa-me sonhar o circo! Mergulhar nas luzes, nas cores e na fantasia. Porque quando o pano cair, há outros palcos à minha espera. E está tudo no teu belo poema !...
Não sou fã do circo na sua forma tradicional. Angustia-me saber de seres vivos que nos dão grandes lições de vida, serem tão prepotentemente amestrados e abusados pelas mãos dos homens. Por isso tiro o chapéu ao admirável Cirque du Soleil.
Beijo e uma boa semana.
maria jorge
Nem mais, Maria.
EliminarSonhemos verdadeiros circos com artistas fantásticos, porque para circos com animais já bastam aqueles que por vezes nos surgem na vida do dia a dia; de ilusionistas e malabaristas de meia tigela.
A minha já sei que não vai ser uma grande semana, ao menos que a tua o seja. (Alvor amanhã)
xx
OI LAURA!
ResponderEliminarUM SONHO QUE TODA A CRIANÇA TEVE EM QUALQUER ÉPOCA DO MUNDO, "O CIRCO".
O DE SOLEIL, DÁ UM EXEMPLO LINDO, DE UM CIRCO BASEADO EM ARTISTAS MARAVILHOSOS SEM O USO DOS ANIMAIS, O QUE DIGNIFICA MAIS AINDA O TRABALHO QUE FAZEM.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Sem dúvida, Zilani.
Eliminarxx
O circo é uma forma de diversão para muitos principalmente para as crianças, já tive a oportunidade de ver pela televisão o circo de Soleil é fantástico o que eles fazem lá naquele circo muito bom, Laura beijos.
ResponderEliminarBlog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin
É isso mesmo, Lucimar.
Eliminarxx
Haaaa quão frustrado sou por, até hoje, nunca ter ido ao circo, apesar de ter sonhado em fugir com um quando bem pequeno (muita imaginação)! No entanto, sempre achei muito triste e desumano o fato de serem usados animais em seus espetáculos. Animal é pra ser livre e defendo seus instintos e seu direito a vida selvagem!
ResponderEliminarAdestramentos, inclusive de cães, que a televisão insiste em nos exibir em programas de auditório, sempre me pareceram o fim! O cúmulo! Apesar desse grande defeito, aliás, aqui no Brasil é proibido o uso de animais em circos, há uma magia sim e uma felicidade nos olhos dos homens que voltam a ser meninos quando o show começa!
Beijo Laura!
Curioso nunca teres ido a um circo, Nato, no entanto essa ideia de querer fugir com o circo parece ter sido recorrente em algumas crianças...:-)
EliminarEu até já vi crianças exibidas pelos seus pais como se fossem papagaios, imagina se alguns se importarão com a condição dos cães ou de outros animais....
Tudo uma questão de educação no fundo.
xx
Eu gosto desse circo que puseste aí mas também gosto dos circos com animais, e há circos que tratam muito bem os animais.
ResponderEliminarJoão Nicolau
Não esperaria outra coisa de ti.
EliminarSe consideras "tratar bem" forçar um animal a um treino exaustivo para exibi-lo a fazer habilidades, e mantê-lo enclausurado como se tivesse de cumprir uma penitência até ao fim da vida, eu não.
Hermoso poema, con un sorprendente verso final; con el que estoy totalmente de acuerdo. Se puede hacer disfrutar al público, sin tener que hacer sufrir a ningún animal.
ResponderEliminarAunque pienso que esto va para largo, igual que las corridas.
Un abrazo.
Olá Manuel!
EliminarÉ exactamente a minha opinião também. Tal como as corridas de touros. Parece que existe em certas pessoas uma necessidade primordial de aceitação da crueldade como acto normal, escudando-se para isso na tradição.
Obrigada, Manuel.
Um abraço.
Passando para te desejar uma boa quarta!!
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Um belo dia também para ti, Sandra.
EliminarUm abraço.
Excelente poema...
ResponderEliminarCumprimentos
Obrigada, Chana.
EliminarCumprimentos!
Há um certo tipo de circo que ficou refém doutros tempos. Felizmente parece que ainda há soleil.
ResponderEliminarExcelente, Laura!
Exactamente AC. Haverá Soleil e outras Companhias também.
EliminarO nosso Chapitô também trabalha de forma muito diferente.
Obrigada.
Olá Laura! Belo post de alerta. Pode-se trazer alegria, sorriso, vivacidade sem que precise se judiar dos inocentes animais. Acho isso de uma crueldade e desumanidade absurda, tirar os bichinhos de seu habitat natural e querer fazer deles um instrumento de lucro nas mãos de homens inescrupulosos. Cirque du Soleil tem que ser parabenizado pela inovação de um circo de alegria sem a judiação aos animais.
ResponderEliminarBeijos com muito carinho
Marilene
Olá Marilene!
EliminarAdorei essa palavra "judiar" que nós aqui também utilizamos, mas que há muito tempo não ouvia...:-) É isso mesmo uma judiação!
xx
O poema foi muito bem dividido, a primeira parte sobre a promessa de alegria, a expectativa, depois os números de circo e no fim a censura da utilização de animais, numa magia que se vai perdendo.
ResponderEliminarAdorei e os porcos voadores com plumas cintilantes pelos homens amestrados foi a conclusão perfeita.
Sofia
Obrigada, Sofia, essa divisão das estrofes realmente tem uma lógica no desenvolvimento do poema e não foi feita ao acaso.
Eliminarxx
Agradeço seu comentário inteligente ao meu texto! um abraço
ResponderEliminarO comentário foi feito muito à pressa , Ives, mas para texto inteligente só pode acontecer comentário condizente. Você escreve muito bem e eu é que tenho de agradecer ler textos assim.
EliminarUm abraço!
OI LAURA!
ResponderEliminarJÁ HAVENDO COMENTADO O POST, TE DEIXO MEU ABRAÇO E DESEJOS DE UMA ÓTIMA SEXTA FEIRA.
ABRÇS
http://zilaaniceli.blogspot.com.br/
Oh Zilani, não precisas fazer isso, por favor., porque já tinhas comentado.
EliminarUm abraço!
Oi Laura,o circo é maravilhoso,o encanto de todas as crianças,mas
ResponderEliminaras agressividades que vemos com os animais é que não gosto de apreciar.
Maravilhoso seu texto e poema.
Obrigada da visita e comentário.
bjs
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com
Nem eu gosto da utilização de animais, daí a minha crítica na última estrofe.
EliminarObrigada, Carmen.
xx
Adorava assistir ao vivo a um espectáculo destes. Deve ser lindíssimo! :)
ResponderEliminarUm beijinho *
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
Também eu! Se um dia tiver oportunidade não vou perder de certeza!...:-)
Eliminarxx
Que melhor circo do que o circo mediático que vemos e ouvimos todos os dias, com tubarões a devorar peixinhos e Boas a engolir inteiros todos os que lhes atravessem no caminho...
ResponderEliminarJokas, linda.
Lol, há que tempos não ouvia falar em Boas, os tubarões sempre acabam por ser mais vulgares :-)
Eliminarxx